Fechar menu lateral

Problemas Frequentes

ATENÇÃO: 

Toda solicitação de prorrogação de prazo deve ser feita dentro do período de vigência do protocolo aprovado. 

01. Data de início/término da pesquisa: como citado nas normas vigentes, o CEUA não avalia pesquisas já iniciadas ou finalizadas. Portanto para que o projeto seja efetivamente avaliado em tempo hábil, as datas da pesquisa (dia/mês/ano) devem ser informadas e o projeto deve ser encaminhado 60 a 90 dias antes de se iniciar o experimento, uma vez que a aprovação pode depender de informações complementares e/ou correções.

2. Número de animais envolvidos: certifique-se que os grupos de estudo, número de animais por grupo e número total de animais sejam informados CORRETAMENTE.

3. Drogas: todas as drogas envolvidas no projeto devem ser claramente informadas, é, deve ser registrado o nome da droga, dose em peso/peso do animal (e.g. mg/g; mg/kg), via de administração, frequência der administração. Não use nomes fantasia (e.g. Vetarnacol, Rompum, etc.).

4. Anestesia: vários procedimentos experimentais envolvem a necessidade de anestesia. Certifique-se do melhor esquema que promova analgesia, sedação e relaxamento muscular para conseguir um plano adequado de anestesia para o procedimento e animal da sua pesquisa.

5. Cuidados peri e pós-operatórios: são considerados aspectos cruciais para o bem estar animal a observância da necessidade de anestesia pós-operatória e de uso de antibioticoterapia profilática. Também são pontos chave as condições de manutenção do animal após estes procedimentos.