Aproximando a Ciência da Sociedade
O “Primeiro Olhar para a Ciência” é uma iniciativa consolidada de comunicação científica que nasceu da colaboração entre diversas instituições de ensino e pesquisa — Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Minas), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/ PROEX-405166), Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e Universidad Autónoma de Madrid — e que em 2025 se expandiu com a inserção da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) junto ao Laboratório de Biologia Celular/ICB. Desde sua criação, o projeto tem como missão aproximar a ciência da sociedade, especialmente de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino. Com uma proposta interativa, acessível e educativa, o projeto já impactou diretamente mais de 4.000 participantes, promovendo experiências que despertam o interesse pela ciência, estimulam o pensamento crítico e fortalecem a formação cidadã. Em 2021, diante dos desafios impostos pela pandemia de COVID-19, o projeto deu um passo inovador: idealizou e coordenou o primeiro grande jogo internacional de ciência online, reunindo crianças e adolescentes do Brasil e de Portugal em uma experiência colaborativa de educação científica, com foco na saúde coletiva. A ação demonstrou o potencial das tecnologias digitais como ferramentas de aproximação entre ciência e sociedade, mesmo em tempos de isolamento.
Na UFJF, a expansão do projeto ganha o nome “Um Olhar para a Ciência: Aproximando a Ciência da Sociedade”, com o objetivo de ampliar o acesso ao conhecimento científico entre crianças e adolescentes, especialmente os inseridos na rede pública de ensino e em contextos de vulnerabilidade social. O Brasil ainda enfrenta índices preocupantes de letramento científico e alfabetização em saúde, refletindo em dificuldades concretas na compreensão de conteúdos básicos relacionados ao cuidado individual e coletivo. Essa realidade é agravada pelas desigualdades sociais e educacionais, que limitam o acesso à informação qualificada e à promoção de saúde.
Para enfrentar esses desafios, o projeto desenvolverá atividades lúdicas, educativas e interativas em escolas públicas, instituições de saúde e espaços comunitários, promovendo o diálogo entre saberes acadêmicos e populares. As ações abordarão temas prioritários para a saúde pública, como vacinação, arboviroses, doenças respiratórias e cardiovasculares, o papel do planejamento urbano e do meio ambiente na saúde, além da importância da participação coletiva no cuidado com o bem comum e dos impactos do aquecimento global, entre outros. O projeto reafirma ainda seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU:
ODS 3 – Saúde e Bem-Estar: promoção de hábitos saudáveis, prevenção de doenças e educação em saúde acessível.
ODS 4 – Educação de Qualidade: oferta de atividades de ensino não formal que ampliam o acesso à ciência, estimulam o pensamento crítico e valorizam metodologias inovadoras.
ODS 10 – Redução das Desigualdades: priorização de territórios vulnerabilizados, criação de materiais acessíveis e democratização do conhecimento científico.
ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação: fortalecimento de redes colaborativas entre universidades, institutos de pesquisa, escolas públicas e comunidades. –
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–Assim, o Um Olhar para a Ciência: Aproximando a Ciência da Sociedade buscará reduzir a distância entre o saber científico e a prática em saúde, subsidiará decisões baseadas em evidências e estimulará a popularização da ciência em espaços formais e não formais de educação, reforçando a ciência como um bem público a serviço da sociedade.
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As imagens ilustram algumas das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto “Primeiro Olhar para a Ciência”, com foco em temas como vacinação, arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya), doenças respiratórias e cardiovasculares, além da discussão sobre como o desmatamento pode favorecer o surgimento de novas pandemias. Também foram abordadas questões como a necessidade de proteção dos biomas, a relação entre planejamento urbanístico e saúde, a importância da participação coletiva na promoção da saúde pública.
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Cartilhas Educativas – Faça o Download
As cartilhas do projeto “Primeiro Olhar para a Ciência” foram desenvolvidas como materiais educativos e interativos para aproximar o conhecimento científico da sociedade. Voltadas especialmente para crianças, adolescentes e professores da rede pública, elas apresentam conteúdos sobre saúde, meio ambiente e ciência de forma acessível, lúdica e estimulante.
Faça o download gratuito e utilize em sala de aula, em atividades comunitárias e em ações de extensão universitária.
Juntos, podemos fortalecer o letramento científico e despertar o interesse pela ciência desde cedo!
Membros do Projeto






