Laboratório de Biologia Celular
O Laboratório de Biologia Celular da UFJF, estabelecido em 1995 pela Professora Rossana Melo, desenvolve principalmente pesquisas básicas sobre mecanismos celulares envolvidos em diferentes formas de inflamação. O objetivo destas pesquisas é entender como as células do sistema imune, incluindo macrófagos, eosinófilos e neutrófilos, respondem frente à situações de inflamação, como por exemplo, na defesa do hospedeiro à doenças infecciosas (como Doença de Chagas e Tuberculose) ou durante doenças alérgicas (como asma), através do estudo da atividade funcional e organização estrutural dessas células. Diversos processos e vias celulares têm sido investigados: transporte vesicular e mecanismos de secreção de mediadores da resposta imune, vias de sinalização associadas com inflamação incluindo as do metabolismo lipídico, formação de corpúsculos lipídicos e processos patológicos. Outra área de interesse do Laboratório envolve pesquisas de interface entre a Biologia Celular e Ecologia, com ênfase na ultraestrutura de microrganismos aquáticos, processos de morte de bactérias aquáticas, interações vírus-bactérias e relações patógeno-hospedeiro-meio ambiente.
Dentre as técnicas utilizadas no Laboratório para desenvolvimento dos projetos de pesquisas destacam-se: técnicas imunocitoquímicas, técnicas histológicas, técnicas de biologia molecular como immunoblotting, ensaio imunoenzimático e silenciamento gênico (RNAi), cultura de células e microscopia eletrônica. Os estudos ultraestruturais vêm sendo conduzidos pelo Grupo desde a criação do Laboratório e são considerados de referência na área. Estes estudos envolvem técnicas avançadas de imunomarcação ultraestrutural (immunonanogold electron microscopy) e tomografia eletrônica, a qual permite a observação tridimensional do interior da célula constituindo ferramentas importantes para o entendimento da localização intracelular e liberação de citocinas em leucócitos. Além disso, o estudo da modulação da ativação de genes envolvidos na regulação do metabolismo lipídico tem o intuito de validar potenciais alvos terapêuticos no tratamento de processos infecciosos associados à distúrbios metabólicos.
O Laboratório de Biologia Celular da UFJF dá suporte técnico ao Grupo de Pesquisas em Biologia Celular/UFJF/CNPq e é membro da Rede Mineira de Microscopia e Microanálise/FAPEMIG e do Núcleo de Excelência em Microscopia e Microanálise de Alta Resolução/PRONEX/FAPEMIG.
Com parcerias sedimentadas por mais de 10 anos com outras Instituições de Pesquisa no Brasil (FIOCRUZ, UFMG e UFRJ) e exterior, como a Universidade Harvard e Universidade de Maryland, o Grupo/Laboratório de Biologia Celular participa ativamente na formação de estudantes de graduação e pós-graduação e é hoje reconhecido pela produção científica de excelência.