O Centro de Conservação da Memória da Universidade Federal de Juiz de Fora (CECOM-UFJF) foi
criado pela Resolução n.º 12/2014, com a natureza de órgão suplementar da UFJF e está associado a
Pró-Reitoria de Cultura.
O CECOM-UFJF é uma instituição destinada à preservação e à valorização da memória da UFJF e região. Para isso, são feitos estudos e pesquisas sobre conservação de acervos históricos, além da realização de eventos acadêmicos e culturais sobre preservação da memória e divulgação de acervos.
Desde 2016, o CECOM-UFJF está sediado no prédio localizado na esquina da Av. Getúlio Vargas com a rua Floriano Peixoto, na cidade de Juiz de Fora. O atual diretor deste órgão é o Prof. Dr. Marcos Olender. O setor conta com uma equipe composta por três servidoras técnicas administrativas, duas funcionárias terceirizadas, alguns bolsistas e estagiários.
A partir de 2024, o CECOM-UFJF passou a contar também com o Centro Integrado de Preservação Audiovisual – CIPAV-UFJF que tem por objetivo promover e preservar a cultura audiovisual da Universidade Federal de Juiz de Fora e região. O CIPAV é coordenado pela Profª Alessandra Brum.
O CECOM-UFJF realiza outras atividades além da guarda e preservação de acervos, como eventos culturais e acadêmicos. Podemos citar como exemplo o “Seminário 10 anos do CECOM-UFJF: memórias, lutas e direitos”, “MemoriArte” e o curso de “Introdução à Metodologia de Tratamento de Arquivos”, ministrado pelo prof. Ms. Galba Di Mambro.
O setor possui a guarda dos acervos do DCE-UFJF, do Dormevilly Nobrega, do Diretório Acadêmico da Escola de Engenharia de Juiz de Fora, além das coleções de fotografias de Arthur Arcuri e do ex-reitor Renê Matos.