Período para envio de documentos por aprovados no Sisu começa nesta 6ª

Começa nesta sexta-feira, 11 e se estende até a próxima quinta, 17, o prazo para que estudantes aprovados na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2022.1 enviem sua documentação para a matrícula. O processo acontece de forma on-line, via Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).

Apenas os candidatos que realizaram pré-matrícula devem enviar a documentação na Matrícula Remota. De acordo com a Resolução nº 11.2022, do Conselho Superior (Consu) da UFJF, os calouros precisam também comprovar, no ato do requerimento da matrícula, que estão vacinados contra a Covid-19.

O estudante que não comprovar o esquema vacinal completo terá a matrícula nas disciplinas indeferida. Aquele que não se vacinou por motivo médico ou técnico deve anexar, via Siga, declaração acompanhada do devido atestado médico ou técnico, que serão analisados pelo órgão de saúde competente.

Os professores devem seguir rigorosamente a Ficha de Aproveitamento Escolar (FAE), conforme prevê o Regulamento Acadêmico da Graduação (RAG). Alunos que não estiverem registrados na FAE, que atesta a frequência, não podem ser admitidos em sala de aula ou qualquer outra atividade acadêmica.

Orientações do envio do passaporte vacinal
O envio do passaporte vacinal para os ingressantes dos processos seletivos da UFJF será realizado por meio do Siga e deve seguir as orientações de envio do passaporte vacinal, conforme a Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA).

O primeiro passo é anexar a declaração e/ou passaporte de vacinação expedido pela Plataforma ConecteSus; ou comprovante/caderneta de vacinação, impresso em papel timbrado e contendo o nome completo da pessoa vacinada, emitido no momento da vacinação pelas secretarias de Saúde estadual ou municipal, institutos de pesquisa clínica ou outras instituições governamentais nacionais ou estrangeiras, ou organizações públicas ou privadas similares. As informações estarão sob as penas da lei, da autenticidade e integridade dos documentos apresentados.

Os candidatos devem comprovar o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única) no ato do requerimento de matrícula na UFJF, ou seja, fazer o envio dos documentos de matricula pelo Siga-X e o envio do passaporte vacinal através do Siga, no período definido no “Cronograma de Matrícula e Reclassificações” como sendo o período de requerimento de matrícula (envio de documentos via sistema).

O candidato que deixar de comprovar a situação vacinal, no momento do requerimento de matrícula, terá a tolerância de dez dias úteis para fazer o envio do documento (contados a partir do último dia de prazo para envio dos documentos de matrícula). Após esse prazo, a matrícula em disciplinas do primeiro período ficará suspensa, não podendo frequentar quaisquer atividades da UFJF.

Documentos
No Regulamento de Matrícula da UFJF estão listados todos os documentos a serem providenciados pelos convocados. A lista é extensa e varia de acordo com o grupo de acesso/cota escolhido no Sisu. A documentação a ser entregue e demais disposições devem ser observadas na página da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).

Calendários diferentes
Apesar de a maioria dos estudantes retornarem às atividades presenciais em 18 de abril, alguns cursos possuem calendários diferentes e, consequentemente, iniciam as atividades em datas distintas. Em caso de dúvidas, é recomendável que os aprovados procurem as coordenações de cursos para obterem outras informações.

Confira os calendários acadêmicos.

Confira o vídeo sobre as matrículas on-line

Como enviar a documentação?
Para envio de documentos para a matrícula, no período de 11 a 17 de março, o candidato aprovado deve acessar a página do Siga, clicar em “Meu primeiro acesso” e realizar o passo a passo: digitar o CPF no Passo 1 – campo “Login”; e clicar em “Receber código”, que será enviado para o e-mail informado na pré-matrícula.

Após receber o código, é preciso informá-lo, no Passo 2 – “Digite abaixo o código recebido” – e clicar em “Confirmar código”. O candidato, então, deve criar uma senha e clicar em “Envio de documentação para a matrícula”, informando usuário (CPF) e senha (criada no passo anterior).

Depois que o primeiro acesso for feito e a senha criada, se o ingressante precisar novamente entrar no sistema de envio da documentação para a matrícula, basta acessar o Siga; clicar em “Enviar documentação para a matrícula”; informar Usuário (CPF) e Senha.

O candidato deve ler atentamente os termos da matrícula, preencher os formulários on-line solicitados e fazer o upload de todos os documentos dos anexos do Regulamento de Matrícula da UFJF, conforme o seu grupo de ingresso.

Os formatos de documentos aceitos são png, jpg, jpeg e PDF; o limite de tamanho para cada documento enviado é de 3MB. Para escanear por meio de celular, a Universidade recomenda o uso de aplicativos como o CamScanner, Adobe Scan, ou outro da preferência do ingressante. Todas as informações contidas nos documentos devem estar legíveis, sem rasuras ou cortes.

Confira todas as orientações para o envio da documentação.

Editais de reclassificação do Sisu
Segundo o cronograma, além da chamada regular, haverá quatro editais de reclassificação, previstos para ser divulgados nos meses de março, abril e maio, sendo que o primeiro será disponibilizado no próximo dia 23.

Pism
Os aprovados pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) serão divulgados no dia 31 de março. O processo de matrícula será o mesmo do Sisu, entretanto com um cronograma diferente. A pré-matrícula on-line deve ser feita entre os dias 4 e 7 de abril e as datas para envio da documentação via sistema acontecem entre os dias 12 e 18 do mesmo mês.