Processo de matrícula para os candidatos convocados através de editais de reclassificação do PISM/SISU/EAD e Edital Complementar EAD começa nesta terça-feira, 05.

Começa nesta terça-feira, 05, e segue até o dia 10, o processo de matrícula para os convocados no segundo semestre de 2020 pelo 7º edital de reclassificação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) , 1º e 2º Editais de Reclassificação EAD e Convocados através do Edital Complementar EAD

Os ingressantes devem realizar a matrícula e envio de documentos através do Sistema de Gestão Acadêmica (SIGAX).

É imprescindível que os aprovados sigam as orientações de datas referentes ao cronograma da Cdara, tanto para matrícula quanto para pré-matrícula, pois as duas fases são obrigatórias.

Do processo de matrícula

Assista ao vídeo divulgado pela UFJF com o objetivo de guiar o ingressante durante a fase de matrícula.

O candidato aprovado deverá entrar no Siga e clicar no campo “Meu primeiro acesso”, localizado na parte inferior da tela. Após realizar o cadastro, deverá clicar na opção “envio de documentação para a matrícula” e informar o usuário e senha criados. O estudante deverá clicar na aba ingressantes > cadastro. Neste momento é necessário a conferência das informações e dos termos da matrícula, além do preenchimento das informações e dos formulários solicitados. Em seguida, será aberto um campo para o envio da documentação por meio do upload de todos os documentos dos Anexos do Regulamento de Matrícula da UFJF (Resolução 51/2019-CONSU), conforme o grupo de ingresso do candidato. Todas as informações contidas nos documentos deverão estar legíveis, sem rasuras ou cortes.

Após terminar o processo, o candidato receberá, em até 48 horas contando da finalização do último dia de prazo para requerimento da matrícula, um protocolo provisório que confirma a realização da matrícula.

Já os recém-aprovados que já possuem acesso ao Siga (ex-alunos da UFJF) deverão logar no sistema com a senha atual e clicar na opção “enviar documentação para a matrícula”. Sem a necessidade de iniciar o primeiro acesso, seguindo as demais etapas

Confira as orientações para envio dos documentos.

Apoio para os candidatos que não tiverem acesso aos recursos tecnológicos

Exclusivamente para os candidatos que não tiverem acesso a um computador e/ou internet para envio dos documentos, a Central de Atendimento do campus de Juiz de Fora e o Setor de Graduação do campus de Governador Valadares disponibilizarão as ferramentas necessárias para o procedimento (computador, internet e scanner).

O acesso será feito mediante agendamento prévio através dos seguintes canais: Governador Valadares, por meio do e-mail graduacao.gv@ufjf.edu.br e Juiz de Fora pelo e-mail faleconosco@ufjf.edu.br ou telefone/WhatsApp (32) 2102-3911.

Os candidatos que utilizarem a estrutura física da Central de Atendimento ou do setor de graduação devem estar cientes de que os setores não farão a conferência de documentos escaneados e enviados, sendo responsabilidade exclusiva do candidato a seleção e o envio correto dos documentos, segundo a Resolução de Matrícula.

Documentação

Os candidatos aprovados deverão anexar a documentação referente ao grupo escolhido, conforme  a Resolução_51.2019_CONSU.

Os candidatos selecionados para as vagas reservadas para negros (pretos ou pardos) e indígenas pertencentes aos grupos de reservas de vagas A, A1, D e D1 devem, obrigatoriamente, submeter-se à banca de heteroidentificação, que será realizada por webconferência, conforme Resolução 52/2020 – CONSU. Os candidato serão convocados pelo e-mail cadastrado no Siga. Também serão divulgadas na página da Cdara, as informações de data e horário individuais, para comparecimento à sala virtual onde será realizado o procedimento de heteroidentificação.

A UFJF não se responsabiliza por requerimentos de matrícula não recebidos devido a falhas de comunicação, bem como a outros fatores de ordem técnica, que impossibilitem o envio dos documentos.

Outras informações:

Dúvidas sobre a documentação do Anexo 1 serão respondidas, exclusivamente, através do e-mail: duvidasmatricula@ufjf.edu.br

Dúvidas sobre a documentação do Anexo 2 serão respondidas, exclusivamente, através do e-mail: duvidas.sisuab@ufjf.edu.br

Dúvidas sobre a documentação dos Anexos 3, 4 e 5 serão respondidas, exclusivamente, através do e-mail: comissao.prograd@ufjf.edu.br