Centro realiza a II Conferência de Pesquisadores Egressos do CBR

O Centro de Biologia da Reprodução realizou nessa terça-feira (27) a II Conferência de Pesquisadores Egressos do CBR.

Nesta segunda edição de encontros com pesquisadores do CBR, cuja formação e atuação se deram no Centro, foi realizada a palestra proferida pela dra. Rita de Cássia da Silveira e Sá, professora da Universidade Federal de Paraíba (UFPB), sob o título “Assessment of developmental neurotoxicity of flame retardants using rat primary three-dimensional organotypic in vitro model and omics approaches”, que abordou técnicas em neurotoxicidade no desenvolvimento de ratos, em avaliação in vitro.

A profa. Rita Sá foi docente do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF, atuando como pesquisadora no CBR. Ainda hoje compõe o “Grupo de Pesquisas em Reprodução Humana e Animal”, cadastrado no CNPq e sediado no CBR.

A Conferência, dentre outras finalidades, atende ao Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI/UFJF 2015-2019 que indica princípios como o fortalecimento dos programas de apoio à formação e consolidação de núcleos interinstitucionais e centros de pesquisa pura e aplicada; além da contribuição para o desenvolvimento científico da comunidade acadêmica da UFJF.

E ainda observa as indicações da autoavaliação da UFJF que preconiza o acompanhamento de egressos e criação de chances de formação continuada. E, portanto, essa foi mais uma oportunidade de capacitação para servidores e pós-graduandos em temas de neurotixicidade.