Fechar menu lateral

Cômputo de Opcionais e Inclusão de Disciplinas Obrigatórias ou Eletivas

Formulário

Preencha o formulário de Cômputo de Opcionais e Inclusão de Disciplinas Obrigatórias ou Eletivas e anexe os documentos necessários.

Solicitações neste momento somente para os formandos do semestre letivo corrente, demais casos devem verificar os períodos para as solicitações de aproveitamento de estudos que estão definidos no calendário acadêmico
(https://www2.ufjf.br/prograd/institucional/calendarios-academicos)

São possíveis as seguintes modalidades:

  • É necessário anexar o histórico escolar para comprovar a realização da disciplina cursada. No caso de dispensa de disciplina de outra IES, é necessário anexar plano de ensino (ementa).
  • Documentos oriundos de universidade estrangeira, caso não estejam devidamente autenticados, devem ser reconhecidas pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI).
  • Documentos em língua estrangeira deverão estar acompanhados de tradução para a língua portuguesa. A tradução poderá ser feita pelo próprio interessado e autenticada pelo DRI.
  • Os documentos emitidos por outras Instituições de Ensino Superior devem estar devidamente autenticados, seja eletronicamente ou por meio de assinatura convencional.
  • Se a carga horária cursada estiver expressa somente em créditos, será necessário apresentar também outro documento da respectiva instituição de ensino que evidencie a carga horária equivalente a um (1) crédito para aquela instituição.
  • O anexos deverão ser enviados no formato PDF ou ZIP. Caso enviado por ZIP, os arquivos devem estar também em PDF.

Mais informações acesse a página Aproveitamento de Estudos.

Para Dispensa de Disciplina e Equivalência de Disciplina usar open_in_new formulário próprio.
 

Quais documentos preciso anexar?



Nome (obrigatório): announcement Informe seu nome civil/social completo


CPF (obrigatório): announcement Informe os 11 dígitos do seu CPF




Matrícula (obrigatório): announcement Informe seu número de matrícula atual na UFJF


Curso (obrigatório): announcement Informe seu curso atual

Situação announcement Informe a situação


E-mail (obrigatório): announcement Informe seu e-mail de contato conforme cadastrado no SIGA

Verificação do E-mail (obrigatório): announcement Repita o e-mail informado acima para verificação

done Lembre-se de utilizar o email registrado no SIGA.


Telefone: announcement Informe número de contato principal (celular ou fixo) com DDD



 

Formulário de Cômputo de Disciplinas Opcionais e Inclusão de Disciplina Obrigatória ou Eletiva:

Como preencher o formulário?

Para cômputo de disciplinas opcionais e inclusão de disciplinas opcionais, deve informar quais disciplinas serão computadas ou incluídas. Ressalta-se que cômputo de disciplinas opcionais da própria UFJF, serão incluídas no histórico escolar.

Mais informações acesse a open_in_new Cômputo de Opcionais e open_in_new Inclusão de Disciplinas
 
open_in_new Consulte o código e o nome das disciplinas da UFJF.

Disciplinas cursadas anteriormente
Ordem Código das disciplinas Nome da Disciplina(s) Carga Horária Modalidade de Aproveitamento
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39

Anexos: announcement Selecione os arquivos a serem anexados

  • Tamanho máximo do total de arquivos 7MB - utilize utilitários de compressão se necessário (online ou desktop)
  • Formato permitido: pdf
  • Se necessário, caso use o celular para digitalizar, utilize um aplicativo de escaneamento como, por exemplo, CamScanner®, Adobe Scan®, Microsoft Office Leans®, outro que preferir.
  • O histórico escolar e os planos de ensino/ementas (para dispensa de disciplina de outra IES) devem ser também anexados também. Reúna em único arquivo .zip ou .rar. Caso sejam assinados, devem ser escaneados; caso possuam autenticação eletrônica, basta a realização do anexo.
  • Qualquer problema em relação ao envio dos anexos, enviar e-mail para faleconosco@ufjf.edu.br.

Anexo1 (obrigatório)

Anexo2

Anexo3

Anexo4

Anexo5

Observação curta (opcional): announcement Utilize esse campo para expressar uma observação

Termos de Ciência: announcement Ao enviar este formulário, o(a) requerente se declara ciente dos termos e condições

check_box Neste ato dou minha ciência que sou aluno formando no semestre letivo em curso ou minha solicitação está dentro do prazo estipulado em calendário acadêmico. Consulte aqui o calendário acadêmico (ufjf.br/prograd/institucional/calendarios-academicos).
Os requerimentos que não se enquadrarem nestas condições não serão aceitos, devendo ser protocolados novamente em data a ser divulgada. O silêncio da Central de Atendimento (CAT) ou da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA) não poderá ser entendido como convalidação de solicitação indevida.

check_boxEstou ciente que meu pedido somente será processado se ele for realizado com as informações corretas e com os anexos que forem pertinentes ao caso, sendo da responsabilidade de quem realiza o pedido a observância das orientações para a correta realização da solicitação. Em casos de erro, dúvida ou omissão, a Central de Atendimento fará um único contato através do e-mail que estiver informado no formulário e a demanda não será processada até que a pendência seja satisfeita. Também estou ciente que eu eximo a Central de Atendimento de qualquer responsabilidade na eventualidade do e-mail do informado estiver errado, do provedor de e-mails informado recusar a mensagem enviada pela Central de Atendimento, da não verificação pela pessoa interessada das mensagens recebidas em seu e-mail (incluindo-se suas pastas de lixo eletrônico ou spam) e de qualquer fato assemelhado. Por fim, confirmo que estou ciente que em caso de dúvidas eu devo entrar em contato com a Central e Atendimento pelo WhatsApp +553221023911 ou pelo e-mail faleconosco@ufjf.edu.br antes do preenchimento do formulário.

Data e Horário do Registro: announcement Clique no botão para atualizar


mail_outline Você receberá um e-mail de confirmação de envio. Caso não receba, confira se o endereço de e-mail foi digitado corretamente ou se está na caixa de spam.