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Faculdade de Serviço Social

A Faculdade de Serviço Social conta com graduação, pós-graduação stricto sensu, com mestrado e doutorado, e lato sensu, com quatro programas de residência multiprofissionais vinculados ao Hospital Universitário (Foto: Rodrigo Milanni/UFJF)

Setores da Unidade
Direção: direcao.ssocial@ufjf.br
Coordenação de curso (Graduação): coord.ssocial@ufjf.br
Departamento de Fundamentos do Serviço Social: fss.interdepartamental@ufjf.br
Departamento de Política de Ação do Serviço Social: fss.interdepartamental@ufjf.br
Coordenação Orientadora de Estágio (COE): coe.fss@ufjf.br
Secretaria de Apoio Acadêmico: secretaria.ssocial@ufjf.br
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social: ppg.ssocial@ufjf.br
Casa Helenira Rezende: casa.helenirarezende@ufjf.br
Revista Libertas:revista.libertas@ufjf.br
Selo Editorial: seloseso.ufjf@gmail.com
Diretório Acadêmico: daseso.ufjf@gmail.com
Biblioteca
Secretaria Administrativa

Sites
Faculdade de Serviço Social: https://www.ufjf.br/facssocial/
Casa Helenira Rezende (Helenira Preta): https://www2.ufjf.br/helenirapreta
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social: https://www2.ufjf.br/ppgservicosocial/

 Telefones
Direção: (32) 2102-3560
Secretaria Administrativa: (32) 2102-3561
Coordenação de curso (Graduação): (32) 2102-3563
Departamento de Fundamentos do Serviço Social: (32) 2102-3565
Departamento de Política de Ação do Serviço Social: (32) 2102-3565
Coordenação Orientadora de Estágio (COE): (32) 2102-3564
Secretaria de Apoio Acadêmico: (32) 2102-3562
Programa de Pós-Graduação: (32) 2102-3569
Biblioteca: (32) 2102-3566
Casa Helenira Rezende (Helenira Preta): (32) 2102 -6310

Endereço
Universidade Federal de Juiz de Fora – Faculdade de Serviço Social – Rua José Lourenço Kelmer, s/n, Campus Universitário – Bairro São Pedro, Juiz de Fora/MG – 36036-900.

Horário de Funcionamento
De segunda a sexta, das 7h30 às 22h45.

Serviços prestados pela unidade
A Faculdade de Serviço Social tem por objetivo principal formar discentes em nível de graduação e pós-graduação.

No âmbito da graduação, o curso tem entrada para diurno e noturno, com oferta de 35 vagas, totalizando 70 discentes/ano.

Na pós-graduação stricto sensu, oferta curso de mestrado em Serviço Social, com 15 vagas, e doutorado em Serviço Social, com dez vagas, com área de concentração “Questão Social, Território, Política Social e Serviço Social”, articulada em duas linhas de pesquisa: “Políticas Sociais e Gestão Pública” e “Serviço Social e Sujeitos Sociais”.

Na pós-graduação lato sensu se insere em três programas de residência multiprofissionais, vinculados ao Hospital Universitário (HU-UFJF/Ebserh): Atenção Hospitalar (2 vagas/ano), Saúde da Família (2 vagas/ano) e Saúde do Adulto (3 vagas/ano).

A Faculdade de Serviço Social possui cinco grupos de pesquisa, que desenvolvem projetos de pesquisa, extensão e grupos de estudos:
1. Serviço Social, Movimentos Sociais e Políticas Públicas.
2. Questão Social, território e Serviço Social.
3. Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão dos Fundamentos do Serviço Social (Gepefss).
4. Grupo de Pesquisa em Teoria Social e Crítica da Economia Política – Dýnamis.
5. Grupo de Pesquisa Sexualidade, Gênero, Diversidade e Saúde: Política e Direitos” (Gedis).

No âmbito da extensão, possui espaço destinado a este propósito no prédio da Casa Helenira Rezende (Helenira Preta), no centro de Juiz de Fora. Entre os programas e projetos, abriga os seguintes:
1. Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o processo de envelhecimento.
2. Centro de Referência e Promoção da Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Não-Binários e Intersexuais (CeR-LGBTQI+).
3. Programa de Assessoria e Consultoria em Serviço Social e Políticas Públicas (Nacss), com atividade contínua.

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) também desenvolve as suas atividades na Casa Helenira.

A Faculdade de Serviço Social conta ainda com a Revista Libertas e com Selo editorial vinculado ao Programa de Pós-Graduação.

A forma de ingresso na graduação ocorre através do Pism, Sisu ou da seleção de vagas ociosas.

Para ingresso na pós-graduação deve-se acompanhar a publicação de editais específicos no site da Faculdade do Programa de Pós-Graduação.

Os projetos de pesquisa e extensão também possuem editais específicos para atuação como bolsista/voluntário e para participação como colaborador/colaboradora e comunidade externa.

Os editais podem ser acessados no site da Faculdade. Para estes e demais serviços, deve-se realizar contato por telefone, e-mail ou presencialmente.

Público ao qual se destina
Comunidade Acadêmica (Docentes, TAEs, Alunos e Terceirizados) e Comunidade Externa.

Formas de acesso ao(s) serviço(s) da unidade
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.

Formas de comunicação da unidade com o público solicitante de serviço(s)
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.

Requisitos e documentos necessários para acessar os serviços da unidade
Variam conforme a solicitação e o setor demandado.

Principais etapas para o processamento dos serviços
De acordo com cada edital dos processos/requisitos/documentações específicas.

Previsão do prazo máximo para a prestação dos serviços
Graduação e Pós-Graduação: Entre cinco e dez minutos. No caso de orientações pedagógicas da coordenação de curso de graduação ou pós-graduação, este tempo pode ser de 30 minutos.

Outros setores: De acordo com cada demanda.

Prioridade para o atendimento do público:
Atendimento presencial: Pessoas prioritárias, conforme legislação; ordem de chegada.

Atendimento via e-mail: ordem de chegada.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Graduação e Pós-Graduação: presencial: Entre cinco e dez minutos. No Caso de orientações pedagógicas da coordenação de curso de graduação ou pós-graduação, este tempo pode ser de 30 minutos.

Outros setores: De acordo com cada demanda.

Atendimentos remotos, conforme escala de atendimento.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
Recebimento da demanda, orientação, deliberação em reunião e encaminhamento. Quando necessário, escuta da demanda e encaminhamento para Ouvidoria Especializada.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.

Sinalização visual no local de atendimento presencial (Ex: placas indicativas, cartazes, etc)
Sim.

Mecanismos de acessibilidade para pessoas com deficiência
Parcial. Prédio não possui acessibilidade ao segundo andar – secretarias, gabinetes dos professores e bibliotecas. Sala da Coordenação de Curso, Chefias de Departamento e Coordenação de estágio localizadas no andar térreo. Disponibilidade de salas de aula no andar térreo e segundo andar. Sala para atendimento com acessibilidade no andar térreo, quando necessário.

Condições de limpeza e conforto da unidade
Boas.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Atendimento presencial no Campus Universitário ou na Casa Helenira Preta.