
A Clínica Veterinária de Ensino é um espaço de vivência prática do curso de Medicina Veterinária da UFJF, nas áreas de Patologia Clínica, Clínica Médica e Cirúrgica de Animais de Estimação (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)
Vinculada ao Departamento de Medicina Veterinária da Faculdade de Medicina
Site
www2.ufjf.br/clinicaveterinaria (abre em nova janela)
E-mail
clinica.veterinaria@ufjf.br
Telefones
(32) 2102-3592
Endereço
Rua Capitão Arnaldo de Carvalho, 135, Jardim Glória, Juiz de Fora/MG – CEP: 36036-180.
Horário de Funcionamento
De segunda a sexta, das 7h às 19h.
Serviços prestados pela unidade
A Clínica Veterinária de Ensino é um espaço de vivência prática do curso de Medicina Veterinária da UFJF, nas áreas de Patologia Clínica, Clínica Médica e Cirúrgica de Animais de Estimação.
Neste espaço, são ministradas aulas práticas do curso de graduação em Medicina Veterinária e desenvolvidos projetos de extensão e de pesquisa, propiciando aos discentes oportunidade de treinamento de habilidades e competências necessárias para a atuação profissional.
A Clínica realiza também atendimentos clínicos e cirúrgicos a cães, gatos e pets exóticos, bem como exames laboratoriais e de imagem, mediante cadastramento e agendamento prévio, com prioridade para atendimento a animais de pessoas em condição de vulnerabilidade.

Na Clínica, são realizados atendimentos clínicos e cirúrgicos a cães, gatos e pets exóticos, bem como exames laboratoriais e de imagem, mediante cadastramento e agendamento prévio, com prioridade para atendimento a animais de pessoas em condição de vulnerabilidade (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)
Público ao qual se destina
Comunidade Acadêmica (Docentes, TAEs, Alunos e Terceirizados) e Comunidade Externa.
Formas de acesso ao(s) serviço(s) da unidade
E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.
Formas de comunicação da unidade com o público solicitante de serviço(s)
E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.
Requisitos e documentos necessários para acessar os serviços da unidade
Os atendimentos clínicos são realizados em horários de aulas práticas e projetos de extensão, mediante agendamento prévio via formulário eletrônico.
As vagas são limitadas e, por enquanto, não são realizadas consultas de urgência ou pronto atendimento.
Os agendamentos são realizados mês a mês, com abertura do formulário eletrônico para cadastramento no 1º dia útil de cada mês, sendo necessário anexar documento de identificação com foto, comprovante de endereço, inscrição no CAD Único ou comprovação de renda.
Principais etapas para o processamento dos serviços
Após cadastramento via formulário eletrônico, será enviado um e-mail com as informações, data e horário para o atendimento.
Previsão do prazo máximo para a prestação dos serviços
30 dias.
Prioridade para o atendimento do público
Os atendimentos são voltados para cães e gatos de pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica, prioritariamente aqueles inscritos no Cadastro Único (CAD Único) para programas sociais do Governo Federal.
Previsão do tempo de espera para o atendimento
Até duas horas no dia agendado para o atendimento, a depender do andamento das consultas e procedimentos nos horários anteriores.

Os agendamentos são realizados mês a mês, com abertura do formulário eletrônico para cadastramento no 1º dia útil de cada mês, sendo necessário anexar documento de identificação com foto, comprovante de endereço, inscrição no CAD Único ou comprovação de renda (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
Sugestões ou reclamações podem ser enviadas por e-mail ou registradas por escrito na caixa de sugestões disponível na recepção da Clínica Veterinária.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação
E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.
Sinalização visual no local de atendimento presencial (Ex: placas indicativas, cartazes, etc)
Sim.
Mecanismos de acessibilidade para pessoas com deficiência
Parcial. Rampas, portas e corredores com largura acessível.
Condições de limpeza e conforto da unidade
Boas.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Contato telefônico ou pessoalmente.
Outras informações
Por enquanto não são realizados atendimentos de urgência/emergência ou pronto atendimento 24h.