Serviços e Público Atendido
Os atendimentos do CPA se relacionam à clínica psicológica e demandas variadas, para públicos diversos, tais como aquelas que se referem à Psicologia Educacional, do Trabalho e Organizacional, por exemplo. O Centro atende a população local e das adjacências.
Contatos
E-mail: cpa.psicologia@ufjf.br
Telefone: (32) 2102-3121
Endereço: UFJF – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – Bairro São Pedro – Juiz de Fora/MG (Prédio do ICH, Bloco C).
Projetos desenvolvidos pelo CPA
1) Grupo de Tímidos
O que é?
Atendimento grupal com base na terapia cognitivo-comportamental com o intuito de colaborar na melhoria das relações de quem sofre com a ansiedade social.
Como participar?
O usuário deve entrar em contato diretamente com a secretaria do CPA, para assim integrar a lista de espera para o atendimento. É necessário ser maior de 18 anos e não estar em terapia no momento.
Docente responsável: Lelio Moura Lourenco
2) Ambulatório Trans
O que é?
Ambulatório de atendimento psicológico para o público transgênero. A experiência transgênero não se resume ao nível médico (intervenções cirúrgicas e/ou hormonais). Reconhecer-se em um corpo e em uma imagem envolve um processo psíquico difícil e delicado. Daí a urgência em se criar um espaço de fala para os sujeitos que são por ela atravessados, permitindo a eles uma melhor qualidade de vida. Além disso, os índices de suicídio desta população específica são alarmantes. (66% dos homens trans brasileiros já pensaram sobre isso).
Objetivos:
– Oferecer atendimento de orientação psicanalítica aos pacientes transgênero.
– Oferecer assistência ao aluno da UFJF que seja atravessado por essas questões.
– Promover rodas de conversa para divulgação e aprofundamento desta temática no âmbito da Universidade.
Como participar?
O usuário deve entrar em contato diretamente com a secretaria do CPA, para assim integrar a lista de espera para o atendimento. Em caso de menor idade, o mesmo deve ser feito por um responsável legal, que, além disso, deverá comparecer em uma primeira entrevista.
Docente responsável: Alinne Nogueira Silva Coppus.
3) Álcool e Saúde
O que é?
O alcoolismo é um grave problema de saúde pública. Estima-se que 12,3% da população brasileira seja dependente do álcool. A dependência do álcool se instala ao longo do tempo, gradativamente desenvolvendo prejuízos físicos, sociais, ocupacionais e psicológicos ao usuário. Quando ocorre a perda de controle, em grande parte dos casos, a intervenção profissional é fundamental. O Programa Álcool e Saúde oferece um conjunto de intervenções para o tratamento de homens com problemas com o uso de álcool.
Objetivos:
Oferecer tratamento psicoterapêutico realizado presencialmente ou pela internet para homens com problemas com o uso de álcool.
Como Participar?
Para participar o usuário deve entrar em contato com o CPA e se inscrever deixando seu nome e telefones.
Docente responsável: Laisa Marcorela Andreoli Sartes.
4) Homens Autores de Violência Doméstica
O que é?
Grupos de reflexão de homens que tiveram episódio de violência contra a mulher e a família.
Como Participar?
Apenas participam homens encaminhados pelo Poder Judiciário de Juiz de Fora.
Docente responsável: Luiz Gibier de Souza.
5) Clarices
O que é?
Atendimento psicológico para mulheres usuárias de álcool e outras drogas. O uso prejudicial de álcool e outras drogas ocupa um importante lugar na agenda da saúde pública brasileira. Contudo, o apelo social por uma solução imediata da questão tem levado a medidas contestáveis do ponto de vista ético, legal e de eficácia. A questão coloca ainda desafios específicos quando nos aproximamos do tratamento de mulheres usuárias de drogas. O estigma associado à mulher que faz uso de drogas muitas vezes dificulta o acesso ao tratamento e a prevalência do público masculino nas instituições acaba por reforçar a invisibilidade das especificidades das mulheres.
Objetivos:
O projeto tem por objetivo oferecer atendimento psicológico para mulheres usuárias de álcool e outras drogas em modalidade grupal e individual. Ainda, busca-se estreitar a relação entre a UFJF – através do CPA – com serviços do município que atuam direta ou indiretamente no cuidado do público-alvo do projeto. Dessa forma, procura-se também desenvolver nos(as) discentes do curso de Psicologia habilidades para a prática clínica e aproximação com o campo das políticas públicas sobre drogas.
Como Participar?
O usuário deve entrar em contato diretamente com a secretaria do CPA, para assim integrar a lista de espera para o atendimento. É necessário ser maior de 18 anos.
Docente responsável: Claudia Ciribelli Rodrigues Silva.
6) Intervenção Neuropsicológica com Foco nas Dificuldades de Leitura e de Escrita (Para crianças)
O que é?
O projeto tem como objetivo desenvolver uma intervenção com base na perspectiva teórica da neuropsicologia cognitiva, a fim de prevenir e remediar dificuldades no aprendizado da leitura e da escrita.
Publico Alvo:
Alunos(as) da Educação Infantil com problemas de linguagem oral e em risco de desenvolverem dificuldades de leitura e escrita (encaminhados ao CPA/UFJF) e alunos(as) dos primeiros anos do Ensino Fundamental que estejam apresentando dificuldades de leitura e escrita e que tenham sido encaminhados(as) ao CPA/UFJF.
Além disso, o projeto também tem como público alvo professores(as) e responsáveis por alunos(as) da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental de escolas públicas de Juiz de Fora, uma vez que são realizadas palestras e workshops visando informá-los(as) sobre o papel de variáveis cognitivas e metalinguísticas no aprendizado da leitura e da escrita e formas de estimulá-las em casa e em sala de aula. Há uma estreita ligação desse projeto com o estágio ‘Neuropsicologia de Dificuldades de Aprendizagem’. O projeto é vinculado ao grupo de pesquisa Cognição e Linguagem (CogLin), da UFJF.
Como participar?
Podem participar as crianças que forem encaminhadas ao CPA com queixas de dificuldade de aprendizagem e que forem selecionadas após uma avaliação inicial, conforme lista de espera.
Docentes responsáveis: Cláudia N. G. Justi e Francis R. R. Justi