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Pró-Reitoria de Inovação (Proinova)

A Pró-Reitoria de Inovação, através do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), atua nas áreas de inovação tecnológica, empreendedorismo e treinamento relacionados a gestão, propriedade intelectual, empreendedorismo e tecnologia (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

Setores da Unidade
Empreendedorismo
Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
Treinamento

Site
https://www2.ufjf.br/critt/ (abre em nova janela)

E-mails
Empreendedorismo: emp.critt@ufjf.br / ibt.critt@ufjf.br
Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) – att.critt@ufjf.br
Treinamento – treina.critt@ufjf.br

Telefones
Telefone: (32) 2102-3435
Ramal Empreendedorismo: 204
Ramais Núcleo de Inovação Tecnológica: 205 e 207
Ramal Treinamento: 212

Endereço
Pró-Reitoria de Inovação (ProInova) / Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) – Rua José Lourenço Kelmer s/n – Campus universitário – Bairro São Pedro, Juiz de Fora/MG- CEP: 36036-900.

Horário de Funcionamento
De segunda a sexta, das 7h às 19h

Serviços prestados pela unidade
Empreendedorismo
Responsável por promover vários eventos e programas que têm como objetivo apoiar empreendedore(a)s e desenvolver negócios inovadores com base tecnológica, oriundos tanto da comunidade acadêmica (alunos, docentes, pesquisadores e TAEs) quanto da comunidade externa. O foco é fornecer o suporte necessário em cada estágio de maturidade dos empreendimentos – desde a ideia até a consolidação do negócio, adequando, assim, a oferta de serviços da Unidade às peculiaridades de cada empreendedor.

Núcleo de Inovação Tecnológica
Responsável pela gestão dos contratos de prestação de serviços técnicos especializados; contratos para extensão tecnológica no âmbito da pesquisa, desenvolvimento e acordos de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação da Universidade. O Núcleo também é responsável pela proteção e gestão dos ativos intelectuais desenvolvidos na Universidade, como depósito e acompanhamento de patentes, registro de marcas, softwares e desenhos industriais. Após a proteção, prospecta empresas e assessora os pesquisadores no licenciamento das tecnologias. Este setor ainda disponibiliza cota mensal para o atendimento de registro de marcas a pessoas físicas, microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

Treinamento
O produto oferecido ao cliente é um conjunto de informações repassadas na forma de cursos, aulas expositivas e/ou práticas, seminários, workshops, com auxílio ou não de instrumentos e software, e que promovem a formação de gestão de pessoas, sobretudo ligados aos temas de gestão, inovação, transferência de tecnologia, empreendedorismo e propriedade intelectual. 

O foco é fornecer o suporte necessário em cada estágio de maturidade dos empreendimentos – desde a ideia até a consolidação do negócio, adequando, assim, a oferta de serviços da Unidade às peculiaridades de cada empreendedor (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Público ao qual se destina
Comunidade Acadêmica (Docentes, TAEs, Alunos e Terceirizados) e Comunidade Externa.

Formas de acesso ao(s) serviço(s) da unidade
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente e Redes Sociais.

Formas de comunicação da unidade com o público solicitante de serviço(s)
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente e Redes Sociais.

Requisitos e documentos necessários para acessar os serviços da unidade
Empreendedorismo
1. Incubação de Empresas (Residente e Não-Residente)
Requisitos:
Empreendimentos inovadores de base tecnológica com MVP desenvolvido.
Plano de negócio simplificado conforme edital de incubação.
Para assinatura do contrato, a empresa deve estar legalmente constituída.

Documentos: Formulário Plano de Negócio Simplificado – Edital de Incubação 2021 Critt/UFJF.

2. Adas Tech (Empresas formadas por mulheres)
Requisitos:
Mulheres individualmente ou equipes de 2 a 4 pessoas, com ideia de negócio tecnológica e/ou inovadora.
Equipes devem ter pelo menos 2 mulheres, e a líder deve ser mulher.

Documentos: Formulário de Inscrição do Adas Tech.

3. Atendimentos Individuais do Empreendedorismo
Requisitos: Não há pré-requisitos. Atendimentos on-line ou presenciais para ajudar empreendedores.
Documentos: Agendamento via telefone (32) 2102-3435 (ramal 204) ou e-mail emp.critt@ufjf.br.

4. Condomínio de Empresas (Residente e Não-Residente)
Requisitos: Empresas e startups nacionais e internacionais que desejam parceria com o Critt/UFJF.
Documentos: Formulário de Apresentação de Propostas – Edital de Seleção.

5. CrittWorking (Escritório de Uso Compartilhado e Aluguel de Armários)
Requisitos: Pessoas físicas ou jurídicas interessadas em utilizar os espaços do Critt.
Documentos: Formulário de Apresentação de Propostas – Edital de Seleção.

6. Palestras de Sensibilização
Requisitos: Escolas, empresas e professores interessados em apresentar o portfólio de serviços do Critt.
Documentos: Formulário de Inscrição no site do Critt ou agendamento via e-mail emp.critt@ufjf.br.

7. PIA (Programa de Inovação Aberta)
Requisitos: Empresas públicas ou privadas interessadas em inovação aberta.
Documentos: Formulário de Inscrição previsto no edital do PIA.

8. SpeedIdea (Oficina para ideias inovadoras)
Requisitos: Aberto para professores, estudantes e empresas.
Documentos: Formulário de Inscrição no site do Critt ou e-mail emp.critt@ufjf.br.

9. SpeedLab (Aceleração de negócios inovadores)
Requisitos: Pessoas ou equipes com soluções inovadoras em fase pré-operacional.
Documentos: Formulário de Inscrição no edital do SpeedLab.

10. SpeedPlan (Desenvolvimento de Plano de Negócio)
Requisitos: Equipes de 2 a 5 pessoas com soluções inovadoras e tecnológicas.
Documentos: Formulário de Inscrição no edital do SpeedPlan.

11. Visita Técnica ao Critt (CrittTour)
Requisitos: Escolas, empresas e professores interessados em conhecer o Critt.
Documentos: Formulário de Inscrição no site do Critt.

O produto oferecido ao cliente é um conjunto de informações repassadas na forma de cursos, aulas expositivas e/ou práticas, seminários, workshops, com auxílio ou não de instrumentos e software, e que promovem a formação de gestão de pessoas, sobretudo ligados aos temas de gestão, inovação, transferência de tecnologia, empreendedorismo e propriedade intelectual (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Núcleo de Inovação Tecnológica
1. Contratos de Prestação de Serviços Técnicos Especializados
Requisitos:
O objeto da contratação deve enquadrar-se como serviço técnico especializado.
As partes devem ter interesses distintos e contrapostos.
O serviço deve ter um resultado determinado.
Comunidade interna (docentes ou TAEs ativos) e externa devem entrar em contato com o NIT pelo e-mail att.critt@ufjf.br ou telefone (32) 2102-3435 (ramais 205 ou 207).

Documentos: Plano de Trabalho. Para comunidade externa, a documentação será solicitada posteriormente.

2. Contratos de Extensão Tecnológica no Âmbito da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)
Requisitos:
O objeto da contratação deve estar enquadrado como extensão tecnológica, conforme a Resolução 04/2018 do CONEXC.
Deve envolver prática interdisciplinar e promover interação entre Universidade e sociedade.
Deve ter impacto na formação do estudante, assessoria técnica e relevância acadêmica.
Comunidade interna (docentes ou TAEs ativos) e externa devem entrar em contato com o NIT pelo e-mail att.critt@ufjf.br ou telefone (32) 2102-3435 (ramais 205 ou 207).

Documentos: Plano de Trabalho. Para comunidade externa, a documentação será solicitada posteriormente.

3. Acordos de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)
Requisitos:
Deve envolver atividade conjunta para pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, serviço ou produto
Deve ter possibilidade de gerar inovação.
Comunidade interna (docentes ou TAEs ativos) e externa devem entrar em contato com o NIT pelo e-mail att.critt@ufjf.br ou telefone (32) 2102-3435 (ramais 205 ou 207).

Documentos: Plano de Trabalho. Para comunidade externa, a documentação será solicitada posteriormente.

4. Licenciamento de Tecnologias
Requisitos: A tecnologia deve ter sido desenvolvida na UFJF ou por pesquisador da UFJF.
Documentos: Formulário de Comunicação de Invenção.

5. Pedido de Patente de Invenção
Requisitos: A tecnologia deve ter sido desenvolvida na UFJF ou por pesquisador da UFJF e atender aos critérios de novidade, aplicação industrial e atividade inventiva, conforme Wipo/Inpi. Documentos: Formulário de Comunicação de Invenção.

6. Pedido de Registro de Software
Requisitos: A tecnologia deve ter sido desenvolvida na UFJF ou por pesquisador da UFJF; e é necessária a apresentação de trechos do código-fonte para identificação da originalidade. Documentos: Formulário de Comunicação de Software.

7. Pedido de Registro de Marcas
Requisitos: Aplicável para comunidade interna e externa da UFJF. O nome deve ser disponível, lícito, distintivo e verdadeiro, conforme a Lei de Propriedade Industrial.
Documentos: Formulário de solicitação de registro de marcas.

8. CrittLab: Laboratório de Ideação e Prototipagem
Requisitos: Serviço voltado para desenvolvimento de modelagem 3D, impressão 3D, usinagem CNC, produção de hardwares e design de peças.
Documentos: Solicitação de proposta de trabalho via e-mail lab.critt@ufjf.br ou telefone (32) 2102-3435 (ramais 205 e 214).

A estrutura do Critt conta com escritório compartilhado, aluguel de armários, prestação de serviços técnicos especializados, infocentro e outros serviços, espaços e programas (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Treinamentos
1. Empreendedor, Tecnológico, Gestão, Mercado, Financeiro, Saúde
Requisitos: Inscrição prévia no treinamento.
Documentos: Comprovante de inscrição.

Principais etapas para o processamento dos serviços
Empreendedorismo
1. Incubação de Empresas (Residente e Não-Residente)
Etapas: Preencher Formulário de Inscrição constante no edital de incubação disponível no site do Critt.

2. Adas Tech (Empresas formadas por mulheres)
Etapas: Preencher Formulário de Inscrição constante no edital do Adas Tech.

3. Atendimentos Individuais do Empreendedorismo
4. Palestras de Sensibilização
5. SpeedIdea (Oficina para ideias inovadoras)
6. SpeedLab (Aceleração de negócios inovadores)
7. SpeedPlan (Desenvolvimento de Plano de Negócio)
8. CrittHour (Meetup do Critt)
Etapas: Preencher Formulário de Inscrição no site do Critt.

9. Condomínio de Empresas (Residente e Não-Residente)
10. CrittWorking (Escritório de Uso Compartilhado e Aluguel de Armários)
Etapas: Preencher Formulário de Inscrição constante no edital de seleção do Critt.

11. PIA (Programa de Inovação Aberta)
Etapas: Preencher Formulário de Inscrição no edital do PIA.

12. Visita Técnica ao Critt (CrittTour)
Etapas: Preencher Formulário de Interesse no CrittTour.

Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
1. Contratos de Prestação de Serviços Técnicos Especializados
2. Contratos de Extensão Tecnológica no Âmbito da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)
3. Acordos de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)
Etapas: Comunidade interna (Docentes ou TAEs ativos) e externa: entrar em contato com o NIT pelo e-mail att.critt@ufjf.br ou telefone (32) 2102-3435 (ramais 205 ou 207).

4. Licenciamento de Tecnologias
Etapas: Preencher o Formulário de Comunicação de Invenção disponível no NIT. O NIT analisará a tecnologia e verificará a viabilidade do licenciamento. O processo de licenciamento será conduzido conforme normas institucionais.

5. Pedido de Patente de Invenção
Etapas: Preencher o Formulário de Comunicação de Invenção. O NIT avaliará a viabilidade da patente conforme os critérios de novidade, aplicação industrial e atividade inventiva. O pedido de patente será encaminhado para registro.

Treinamentos
1. Empreendedor, Tecnológico, Gestão, Mercado, Financeiro, Saúde
Etapas: Realizar a inscrição pelo endereço eletrônico informado no site do Critt.

Previsão do prazo máximo para a prestação dos serviços
Empreendedorismo
1. Incubação de Empresas (Residente e Não-Residente)
Período para pedidos de impugnação do Edital: 5 dias úteis.
Inscrição: 45 dias (em média).
Execução: 30 dias úteis.

2. Adas Tech (Empresas formadas por mulheres)
Inscrição: 45 dias (em média).
Execução: 30 dias úteis.

3. Atendimentos Individuais do Empreendedorismo
Sob demanda.

4. Condomínio de Empresas (Residente e Não-Residente)
15 dias corridos após o recebimento da proposta.

5. CrittWorking (Escritório de Uso Compartilhado e Aluguel de Armários)
15 dias corridos após o recebimento da proposta.

6. Palestras de Sensibilização
Sob demanda.

7. PIA (Programa de Inovação Aberta)
Edital em processo de revisão.

8. SpeedIdea (Oficina para ideias inovadoras)
Resposta de solicitação do serviço: 3 dias úteis.

9. SpeedLab (Aceleração de negócios inovadores)
Inscrição: 45 dias (em média).
Execução: 60 dias úteis.

10. SpeedPlan (Desenvolvimento de Plano de Negócio)
Inscrição: 45 dias (em média).
Execução: 30 dias úteis.

11. Visita Técnica ao Critt (CrittTour)
Resposta de solicitação do serviço: 3 dias úteis.

12. CrittHour (Meetup do Critt)
Evento bimestral, no final do mês.

Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
1. Contratos de Prestação de Serviços Técnicos Especializados
Contratos com valores até R$ 50 mil: até 60 dias úteis.
Contratos com valores superiores a R$ 50 mil: até 90 dias úteis.

2. Contratos de Extensão Tecnológica no Âmbito da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)
Contratos com valores até R$ 50 mil: até 60 dias úteis.
Contratos com valores superiores a R$ 50 mil: até 90 dias úteis.

3. Acordos de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)
Contratos com valores até R$ 50 mil: até 60 dias úteis.
Contratos com valores superiores a R$ 50 mil: até 90 dias úteis.

4. Licenciamento de Tecnologias
De 6 meses a 12 meses.

5. Pedido de Patente de Invenção
30 dias úteis.

Treinamentos
1. Empreendedor, Tecnológico, Gestão, Mercado, Financeiro, Saúde
30 dias após divulgação da programação e link de inscrição.

Prioridade para o atendimento do público
A prioridade no atendimento do Critt é fornecer excelência, pautado na qualidade, eficiência e satisfação do cliente. Compreendemos que cada cliente é único, com necessidades distintas, e é por isso que adotamos uma abordagem cuidadosamente estruturada para garantir que todas as solicitações sejam atendidas de forma atenciosa e com a devida prioridade.

Atendimentos individuais (presenciais, por telefone ou e-mail) – O Critt reconhece a importância de atender às necessidades únicas de cada cliente. Para garantir uma experiência personalizada e eficaz, priorizamos os atendimentos individuais, seja presencialmente, por telefone ou via e-mail.

Triagem no atendimento: Garantindo eficiência e priorização na nossa instituição, a triagem de atendimento é um processo fundamental para assegurar a eficiência, organização e a devida priorização das demandas dos nossos clientes. Reconhecemos que cada cliente e situação é única, e é por isso que implementamos um sistema de triagem cuidadosamente projetado para direcionar cada cliente para o setor mais adequado e garantir que todos sejam tratados com atenção necessária.

Encaminhamento: Após uma fase de triagem inicial, os clientes são direcionados de acordo com as suas necessidades específicas para os setores finalísticos do Critt. Estes setores estão intrinsecamente ligados às atividades centrais do Centro, abrangendo a gestão da inovação, transferência de tecnologia, empreendedorismo e propriedade intelectual.

Essas ações começaram em três áreas distintas, cada uma desempenhando um papel fundamental: Empreendedorismo, Núcleo de Inovação Tecnológica e Treinamento. Cada uma dessas áreas desempenha um papel vital na missão do Critt de catalisar a inovação, promover a transferência de tecnologia e estimular o empreendedorismo.

Ao encaminhar os clientes para esses setores finais, buscamos fornecer suporte direcionador e relevante, a fim de atender às demandas específicas de cada cliente e contribuir para o crescimento e desenvolvimento de ideias e projetos inovadores.

Previsão do tempo de espera para o atendimento
Variável.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
Pesquisa de satisfação.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.

Sinalização visual no local de atendimento presencial (Ex: placas indicativas, cartazes, etc)
Sim.

Mecanismos de acessibilidade para pessoas com deficiência
Parcial. O acesso ao segundo andar não é atualmente adaptado para pessoas que utilizam cadeiras de rodas, mas o prédio com uma área de recepção projetada para proporcionar conforto e acessibilidade durante o atendimento.

Condições de limpeza e conforto da unidade
Boas.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Atualmente, o Critt não dispõe de um sistema informatizado dedicado ao atendimento de clientes. No entanto, emprega eficazmente e-mail e WhatsApp para esse propósito.