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Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra)

A Proinfra é responsável pelas coordenações de informática, telefonia e infocentros; manutenção civil e reformas; manutenção elétrica, eletrônica e de equipamentos; projetos e obras; e segurança; e pela gerência de transportes (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Site
www.ufjf.br/proinfra/ (abre em nova janela)

Setores da Unidade
Coordenação de Informática
Infocentros e Telefonia
Coordenação de Manutenção Civil e Reformas: coord.manutencaocivil.proinfra@ufjf.br
Coordenação de Manutenção Elétrica, Eletrônica e de Equipamentos: almox.proinfra@ufjf.br
Coordenação de Projetos e Obras: projetos.proinfra@ufjf.br
Coordenação de Segurança: diseg@ufjf.br
Gerência de Transportes:  transporte@ufjf.br
Secretaria e Protocolo: secretaria.proinfra@ufjf.br / protocolo.proinfra@ufjf.br

Telefones
Coordenação de Informática, Infocentros e Telefonia: (32) 2102-3705/3706
Coordenação de Manutenção Civil e Reformas: (32) 2102-3783/3725
Coordenação de Manutenção Elétrica, Eletrônica e de Equipamentos: (32) 2102-3702 / Almoxarifado: 2102-3700/3701/ 3724
Coordenação de Projetos e Obras: (32) 2102-6325 /3709
Coordenação de Segurança: (32) 2102-3716 /3793
Secretaria: (32) 2102-3712 (Secretaria) / 2102-3718 (Protocolo)
Gerência de Transportes: (32) 2102-3714 /3721

Endereço
Universidade Federal de Juiz de Fora – Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) – Rua Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – Bairro São Pedro – Juiz de Fora – MG – CEP: 36036-900

Horário de Funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Coordenação de Segurança: 24 horas ininterruptamente.

Serviços prestados pela unidade
Coordenação de Informática, Telefonia e Infocentros
É responsável pelas atividades relacionadas à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), dando suporte e manutenção nos equipamentos e softwares desta área, incluindo a rede física de dados.

Algumas das atividades desenvolvidas são:
– Suporte à infraestrutura de rede (cabeado e sem fio)
– Assistência na manutenção de “no breaks”, estabilizadores, impressoras e projetores de multimídia
– Suporte ao usuário na utilização dos sistemas operacionais e softwares básicos
– Preparação de computadores, com formatação e instalação de softwares
– Manutenção preventiva e corretiva dos computadores, das impressoras, dos PABX’s e sistemas de telefonia, reparo, troca, diagnóstico e instalação em periféricos de TI, como monitores, teclados, mouse, fontes e scanner, entre outros
– Gestão e manutenção dos infocentros, que são laboratórios de computação destinados à livre utilização dos discentes, docentes e TAE’s da UFJF.

Coordenação de Manutenção Civil e Reformas
A atividade fim do setor consiste em planejar, projetar, coordenar e fiscalizar os serviços de manutenção civil. Desta forma, é responsável pelas atividades de manutenção das instalações prediais, pertencentes à UFJF, e toda a infraestrutura do seu entorno (vias, calçadas, jardins, redes hidráulicas etc.), atendendo a nove frentes específicas de trabalho: Obras Civis; Pintura; Hidráulica; Serralheria; Marcenaria; Vidraçaria; Pintura Industrial; Jardinagem; e Sistema de Câmeras.

Assim, possui diversas demandas em seu escopo de atuação, tais como atendimentos de urgências em rompimento de tubulação hidráulica ou esgoto, travamento de porta, infiltração no telhado, calha obstruída, queda de galho ou árvore, deslizamento de talude, e falta de água, entre outras que podem causar danos e prejuízos caso não haja uma ação imediata.

A Coordenação de Manutenção Civil e Reformas é responsável pelas atividades de manutenção das instalações prediais e toda a infraestrutura do seu entorno, como vias, calçadas, jardins, redes hidráulicas e outros, atendendo a nove frentes de trabalho específicas (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Coordenação de Manutenção Elétrica, Eletrônica e de Equipamentos
A atividade fim do setor consiste em planejar, projetar, coordenar e fiscalizar os serviços de manutenção elétrica, eletrônica e de equipamentos da UFJF. Atende principalmente a três frentes de trabalho, por meio de requisições de serviços internos, via sistema Siga: elétrica; eletrônica; e equipamentos e refrigeração.

No que tange à parte elétrica, inclui reparos de emergência na rede, manutenção de geradores, instalações diversas e manutenções preventivas, dentre outros. Na parte de eletrônica e equipamentos de refrigeração, destaca-se a manutenção dos mais variados tipos de equipamentos, tais como bebedouros, sistemas diversos de climatização e variados tipos de equipamentos eletromecânicos e eletroeletrônicos, necessários à composição dos laboratórios de formação acadêmica.

Além disso, compõe o setor o Almoxarifado da Proinfra, que tem como atividade principal o controle e a distribuição de materiais necessários para toda manutenção estrutural do campus da UFJF e a cotação de materiais para licitações; elaboração de termos de referência para aquisição de itens; cadastro e inclusão de materiais no Siga; elaboração de parecer técnico; conferência de materiais, considerando entrada e saída do Almoxarifado; e distribuição dos materiais, mediante respectivas requisições.

Coordenação de Projeto e Obras
A atividade-fim do setor consiste em planejar, projetar, coordenar e fiscalizar as obras dos campi (prioritariamente o de Juiz de Fora). Dentre as demandas estão:
– Elaboração e análise de projetos de construção civil e de infraestrutura da UFJF (os projetos analisados são os de contratação externa).
– Participação no planejamento de expansão da UFJF; trabalhando diretamente com a fiscalização efetiva das obras.
– Elaboração dos documentos de Processo Licitatório de Obras, ligados à UFJF.

Coordenação de Segurança
É responsável pela segurança do patrimônio público da UFJF, das áreas internas e externas de todos os órgãos ligados à Universidade, inclusive o campus avançado em Governador Valadares e a Fazenda de Ewbanck da Câmara.

Além disso, acompanha todos os eventos realizados pela Instituição (ex: concursos, Pism e eventos isolados), realiza a escolta de valores e participa da elaboração de planos de segurança para todos os setores pertencentes à UFJF.

O setor tem como principais atribuições:
– Planejar, coordenar e executar os serviços relacionados à segurança patrimonial da UFJF, compreendendo o campus sede e todas áreas de funcionamento externo, incluindo a Fazenda de Ewbanck da Câmara, Conab E Partec.
– Coordenar, executar e supervisionar os serviços de Portaria e Vigilância Armada.
– Controlar e visualizar as imagens das câmeras instaladas no campus sede, através da Central de Monitoramento, sendo responsável pelo fornecimento de imagens das áreas monitoradas, quando da ocorrência de delitos contra o patrimônio, visando à segurança da comunidade universitária.
– Orientar os usuários quanto à localização de todos os espaços e da realização de eventos dentro da Instituição.
– Auxiliar nos itens “Achados e Perdidos” encontrados no Anel Viário da UFJF

Secretaria
Atua como “Staff”, fazendo o assessoramento do pró-reitor de Infraestrutura. É responsável por todo o serviço de protocolo e correios da Universidade; além de oferecer aos públicos interno e externo informações técnicas e administrativas quanto aos procedimentos referentes aos mais diversos setores da Pró-Reitoria.

Atua ainda nas atividades diárias de recebimento, triagem e entrega aos respectivos destinatários, de todas as correspondências que chegam à UFJF, seja através dos correios, transportadoras ou mensageiros, e realiza o processo de triagem e entrega das correspondências encaminhadas internamente pelas diversas unidades acadêmicas e administrativas, incluindo aquelas recebidas pelo serviço de malote do campus de Governador Valadares, via Correios.

O setor também é responsável por protocolar e encaminhar processos acadêmicos externos (processos de diplomas de diversas instituições privadas de ensino superior, que são registrados na UFJF por delegação de competência do MEC), realizando os trâmites necessários através do Siga.

Gerência de Transportes
O setor é responsável pela gestão da frota de veículos da UFJF, no que tange à manutenção, escala de viagens e atendimento de demandas emergenciais aos seus diferentes usuários (docentes, discentes, servidores). Atende a comunidade universitária em deslocamentos dentro e fora do campus de Juiz de Fora; viagens intermunicipais, incluindo o campus de Governador Valadares, e também interestaduais.

Além disso, é responsável pela gestão e fiscalização dos contratos de manutenção automotiva, seguro total de veículos e do serviço de condução de veículos/transporte de pessoas (motoristas).

À Gerência de Transportes cabe a gestão da frota de veículos da UFJF, no que tange à manutenção, escala de viagens, atendimentos emergenciais e deslocamentos dentro e fora do campus de Juiz de Fora (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Público ao qual se destina
Comunidade Acadêmica (Docentes, TAEs, Alunos e Terceirizados) e Comunidade Externa.

Formas de acesso ao(s) serviço(s) da unidade
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.

Formas de comunicação da unidade com o público solicitante de serviço(s)
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.

Requisitos e documentos necessários para acessar os serviços da unidade
Coordenação de Informática, Telefonia e Infocentros
Ser usuário interno (de unidades acadêmico-administrativas) e preencher requisições eletrônicas nos sistemas internos on-line, para reparos de equipamentos pertencentes ao patrimônio da UFJF.

Coordenação de Manutenção Civil e Reformas
O requisito é estar ligado a alguma unidade acadêmica/administrativa da UFJF que possua Unidade Orçamentária (UO).

Coordenação de Manutenção Elétrica, Eletrônica e de Equipamentos
Ser usuário interno de unidades acadêmico-administrativas.

Coordenação de Projetos e Obras
Para requisição de elaboração de projetos no âmbito da UFJF, é necessário que o solicitante encaminhe a demanda através da direção da unidade acadêmica ou administrativa requerente, por abertura de processo SEI “Requisição Obras de Projetos e Reformas”, conforme o POP Proinfra 01.

Coordenação de Segurança
Identidade, endereço, telefone e e-mail.

Secretaria
Nome Completo, Siape/Matrícula/CPF. Sempre é realizada uma triagem visando sanar a demanda ou redirecioná-la.

Protocolo
Nome Completo, Siape/Matrícula, saber o código identificador da correspondência a receber; ter preenchido o formulário de envio de correspondência corretamente (conforme formulários disponíveis no site); receber e ou enviar os processos/documentos internos devidamente registrados nos livros de protocolo das unidades.

Gerência de Transporte
Encontram-se no modelo de requisição disponível no sistema informatizado (atualmente Siga) e no Manual para Utilização de Veículos Oficiais da UFJF.

Principais etapas para o processamento dos serviços
Coordenação de Manutenção Civil e Reformas
Dirigir-se à secretaria/direção de sua unidade acadêmica e solicitar que elabore, via sistema Siga, uma “Requisição de Serviço Interno”, descrevendo a sua necessidade, local, pessoa de contato e telefone.

Coordenação de Projetos e Obras
As etapas são as que constam no POP 01 Proinfra e o prazo irá variar conforme prioridade e disponibilidade da equipe técnica.

Coordenação de Segurança
Registro de Ocorrência.

Secretaria
Recebimento da demanda/documentos e separação/triagem para encaminhar aos setores pertinentes.

Protocolo
Recebimento de documentos diversos, separação e envio às unidades. Recebimento e envio de correspondências diversas aos Correios.

Gerência de Transportes
Requisição do usuário, análise da requisição, execução do serviço (caso a requisição seja aprovada).

Demais setores
Requisição do usuário, análise do setor executor e execução. Solicitação/Aprovação das requisições.

A Coordenação de Segurança, entre outras atribuições, é responsável pela segurança do patrimônio público da UFJF, das áreas internas e externas de todos os órgãos ligados à Universidade, inclusive o campus avançado em Governador Valadares e a Fazenda de Ewbanck da Câmara (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Previsão do prazo máximo para a prestação dos serviços
Coordenação de Manutenção Civil e Reformas
Em média de um a dois meses, a depender da quantidade de demanda da Proinfra no momento e da disponibilidade de material para execução do serviço.

Coordenação de Manutenção Elétrica, Eletrônica e de Equipamentos
30 dias.

Almoxarifado
Imediata, desde que se encontrem nos estoques do setor os materiais necessários para execução das solicitações.

Coordenação de Segurança
O mais breve possível.

Gerência de Fiscalização e Administração de Contratos Terceirizados
A fiscalização dos contratos de Terceirização é constante e só termina com a finalização do contrato; o ciclo é mensal.

Gerência de Transporte
O setor requisitante deve requerer a utilização de veículo oficial com pelo menos cinco dias úteis de antecedência em se tratando de veículo de transporte individual. Em caso de viagem em serviço de transporte coletivo, a requisição deverá ser feita e aprovada com pelo menos sete dias úteis de antecedência.

Demais setores
Depende das especificidades de cada demanda.

Prioridade para o atendimento do público
Por ordem cronológica, documentos judiciais e prioridades previstas em lei.

Previsão do tempo de espera para o atendimento
Imediato em casos emergenciais. Entre três e cinco dias, em atendimentos convencionais; ou mais tempo, conforme a demanda exigir.

Gerência de Transporte: O setor requisitante deve requerer a utilização de veículo oficial com pelo menos cinco dias úteis de antecedência em se tratando de veículo de transporte individual. Em caso de viagem em serviço de transporte coletivo, a requisição deverá ser feita e aprovada com pelo menos sete dias úteis de antecedência. Mas em casos emergenciais, o atendimento é imediato.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
Coordenação de Manutenção Civil e Reformas
Via telefone ou por agendamento de reuniões ou visitas técnicas ao local onde há a necessidade de intervenção.

Coordenação de Segurança
Elaboração da ocorrência da situação demandada, solução e/ou encaminhamento aos demais setores responsáveis.

Gerência de Transporte:
1 – Usuário entra em contato por um dos mecanismos oficiais de comunicação (Ex: e-mail do setor ou e-mail da secretaria da Proinfra, SEI, Ouvidoria, telefonema para o setor ou secretaria da Proinfra)
2 – Registro da sugestão/reclamação
3 – Promoção de diligência para atender/responder
4 – Resposta à sugestão/reclamação
5 – Quando necessário, comunicado ao dirigente da Proinfra para tomada de providências.

Demais setores
E-mail para a Ouvidoria da UFJF, e-mail ou telefonema para a secretaria da Proinfra, trâmites específicos e atendimento a legislações específicas.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação
Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), e-mail, telefone, pessoalmente.

Sinalização visual no local de atendimento presencial (Ex: placas indicativas, cartazes, etc)
Sim.

Mecanismos de acessibilidade para pessoas com deficiência
Sim. Acessibilidade para pessoas com deficiência física (rampa e elevador), bem como estacionamento apropriado. Alguns ônibus contam com plataformas de acessibilidade.

Condições de limpeza e conforto da unidade
Boas.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Coordenação de Segurança:
Via rádio, com canal exclusivo e protegido por código.

Demais setores
E-mail, telefonema ou presencialmente.