
A Prograd é responsável pela coordenação de políticas de currículo e ensino de graduação, pela gerência de bolsas e pela coordenação geral de processos seletivos, como vestibular e Pism (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)
Setores da Unidade
Coordenação de Políticas de Currículo e Ensino de Graduação/Gerência de Bolsas: coord.prograd@ufjf.br
Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese): copese@ufjf.br
Secretaria da Pró-Reitoria de Graduação: secretaria.prograd@ufjf.br
Sites
www2.ufjf.br/coordprograd/ (abre em nova janela)
www2.ufjf.br/pu/ufjf.br/prograd/ (abre em nova janela)
E-mails
Universalização em Línguas Estrangeiras: projeto.universalizacao@ufjf.br
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid) – projeto.pibid@ufjf.br
Comitê Local de Avaliação e Acompanhamento de grupos PET’s e GET’s da UFJF – claaufjf@gmail.com
Telefones
Coordenação de Políticas de Currículo e Ensino de Graduação/Gerência de Bolsas:
– Gerência de Bolsas: (32) 2102/3787/3976/3977
– Universalização em Línguas Estrangeiras: 2102-3883
Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese): (32) 2102-3738/3755
Secretaria da Pró-Reitoria de Graduação: 2102-3975
Endereços
Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese):
Av. Presidente Costa e Silva, 1518 – Bairro São Pedro – Juiz de Fora/MG – CEP: 36.037-060
Demais setores:
Universidade Federal de Juiz de Fora – Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário/Prédio da Reitoria – Bairro São Pedro – Juiz de Fora/MG – CEP: 36.036-330
Horário de Funcionamento
Secretaria da Prograd: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
Demais setores: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Serviços prestados pela unidade
Coordenação de Políticas de Currículo e Ensino de Graduação/Gerência de Bolsas
Setor que gerencia os seguintes programas de graduação:
– Monitoria
– Treinamento Profissional
– Programa de Educação Tutorial (PET)
– Grupo de Educação Tutorial (GET)
– Mobilidade Acadêmica
– Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)
– Projeto de Universalização da Oferta de Línguas Estrangeiras (P.U)
– Projetos Especiais de Ensino
– Programa de Acolhimento Pedagógico.
Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)
Setor responsável pela realização dos programas de ingresso da UFJF, além de desenvolver outros processos seletivos da Universidade e de diversas instituições. Os programas de ingresso da UFJF têm o objetivo de preencher vagas disponíveis nos cursos de graduação oferecidos pela instituição, nas modalidades presencial e a distância. Estes programas são distribuídos em três formatos:
1) Concurso Vestibular: somente para o curso de Música e para os cursos a distância
2) Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism): para todos os cursos – que é a seleção pelo sistema seriado em três módulos consecutivos e anuais.
3) Sisu (Sistema de Seleção Unificada)
Os dois primeiros formatos são realizados pela Copese. Já o Sisu é realizado pelo MEC (Ministério da Educação), responsável pela maioria das vagas.
Diante de sua principal missão de viabilizar o acesso ao ensino superior, vinculada a toda regulamentação e decisões do Conselho Superior e do Conselho Setorial de Graduação, a Copese oferece à sociedade a execução de ações e procedimentos que visam processos equânimes e com resguardo da segurança, sigilo e transparência necessários ao atingimento de formas adequadas e dentro de iguais condições de entrada no ensino público para obtenção da formação em nível superior.
Secretaria da Pró-Reitoria de Graduação
Setor responsável pela consolidação do saber integrado de toda a Pró-Reitoria, pela otimização do atendimento às diversas questões relacionadas à vida acadêmica e pela comunicação interna nos diversos setores da Prograd e desta com a comunidade acadêmica, com vistas à transparência das ações.

Coordenação de Políticas de Currículo e Ensino de Graduação/Gerência de Bolsas gerencia programas de graduação, como monitorias, treinamento profissional, programas de Educação Tutorial, bolsas de iniciação à docência e projeto de Universalização da Oferta de Línguas Estrangeiras, entre outros (Foto: Rodrigo Milani/UFJF)
Público ao qual se destina
Comunidade Acadêmica (Docentes, TAEs, Alunos e Terceirizados) e Comunidade Externa.
Formas de acesso ao(s) serviço(s) da unidade
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.
Formas de comunicação da unidade com o público solicitante de serviço(s)
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.
Requisitos e documentos necessários para acessar os serviços da unidade
Coordenação de Políticas de Currículo e Ensino de Graduação/Gerência de Bolsas
O setor presta uma ampla gama de serviços, atendendo às demandas de diversos programas vinculados à graduação. Para cada um deles, há requisitos e documentos específicos que são informados no site do setor e, também, na base de conhecimento do SEI. Caso o solicitante precise de alguma informação não disponível nos locais indicados, deverá fazer contato com o setor através dos canais institucionais.
Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)
Cada processo seletivo conta com sua peculiaridade e, portanto, com requisitos, documentos, formas e informações em edital próprio.
Secretaria da Pró-Reitoria de Graduação
O interessado deve realizar abertura de processo administrativo na Central de Atendimentos, no qual deve constar seu requerimento, bem como todos os documentos comprobatórios da solicitação.
Principais etapas para o processamento dos serviços
Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)
Elaboração e divulgação de edital; abertura e análise das inscrições; organização das provas; preparação da logística dos processos (transporte de material, seleção, capacitação e distribuição dos colaboradores envolvidos, escolha, planejamento e organização dos locais de aplicação); aplicação das provas; além de todo pós-prova, com liberação de gabaritos e fase de recursos.
Demais setores:
Recebimento das demandas, consultas e análises de registros e de instrumentos normativos, execução e entrega.
Previsão do prazo máximo para a prestação dos serviços
Estabelecidos em editais e em calendários institucionais, conforme cronogramas específicos de cada serviço ou demanda.
Prioridade para o atendimento do público
As demandas são atendidas conforme legislações específicas, editais e calendários institucionais. Contudo, busca-se priorizar as solicitações caracterizadas como urgentes, com a devida apresentação de documentos comprobatórios, e por ordem de chegada.
Previsão do tempo de espera para o atendimento
Estabelecidos em editais, em calendários institucionais ou informados nos sites. Variando conforme a especificidade de cada demanda.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
Sugestões e reclamações podem ser feitas pelos canais oficiais de comunicação (e-mail e SEI), preferencialmente de forma direta com cada setor. Casos específicos ou demandas não acolhidas pelo setor podem ser direcionados à Ouvidoria.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.
Sinalização visual no local de atendimento presencial (Ex: placas indicativas, cartazes, etc):
Sim.
Mecanismos de acessibilidade para pessoas com deficiência
Parcial.
Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese): A acessibilidade ocorre por escada ou elevador.
Demais setores: as salas são situadas no andar térreo do prédio da Reitoria, sem escadas ou degraus.
Condições de limpeza e conforto da unidade
Satisfatórias
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
O atendimento pode ser feito por telefone e/ou pessoalmente. Na Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) devido ao sigilo e segurança, o acesso é controlado e restrito aos colaboradores, não havendo atendimento presencial.