
A Progepe é responsável pelas coordenações de Administração de Pessoal; de Alocação e Movimentação de Pessoas; e de Saúde, Segurança e Bem-Estar; e pelos núcleos de Qualificação e Desenvolvimento de Pessoas; de Apoio e Gestão de Carreiras, e de Planejamento, Assessoria e Assistência; tendo relacionamento direto com os servidores desde sua posse, quando são recepcionados em cerimônia especial, como na imagem acima (Foto: Carolina de Paula/UFJF).
Setores
Coordenação de Administração de Pessoal (CAP): cap.progepe@ufjf.br
Coordenação de Alocação e Movimentação de Pessoas (Camp): camp.progepe@ufjf.br
Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe): progepe@ufjf.br
Núcleo de Qualificação e Desenvolvimento de Pessoas (Nudep): qualifica.progepe@ufjf.br
Núcleo de Apoio e Gestão de Carreiras (Nugec): carreiras.progepe@ufjf.br
Núcleo de Planejamento, Assessoria e Assistência (Nupla): nupla.progepe@ufjf.br
Secretaria: secretaria: progepe@ufjf.br
Sites
ufjf.br/progepe (abre em nova janela)
https://www2.ufjf.br/concursos/ (abre em nova janela)
Telefones
Coordenação de Administração de Pessoal (CAP): (32) 2102-3935 / 3925 / 3923 / 3924 / 3926 e 3933 (Assistência à Saúde Suplementar – Plano de Saúde)
Coordenação de Alocação e Movimentação de Pessoas (Camp): (32) 2102-3927 / 3929 / 3932 / 3914
Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe): (32) 2102-3815 / 3575
Núcleo de Apoio e Gestão de Carreiras (Nugec): (32) 2102-3931 / 3913
Núcleo de Planejamento, Assessoria e Assistência (Nupla): (32) 2102-3928 / 3908
Núcleo de Qualificação e Desenvolvimento de Pessoas (Nudep): (32) 2102-3973 / 3937
Secretaria: (32) 2102-3930
Endereço
Universidade Federal de Juiz de Fora – Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário/Prédio da Reitoria – Bairro São Pedro – Juiz de Fora/MG – CEP: 36036-900.
Horário de Funcionamento
De segunda a sexta-feira, de 7h às 19h.
Serviços prestados pela unidade
Coordenação de Administração de Pessoal
– Operacionalização, supervisão e controle de assuntos relativos à concessão de benefícios, cadastro, remuneração, folha de pagamento, seguridade social, arquivo dos registros funcionais e outros.
– Gestão do Siape (Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos).
Coordenação de Alocação e Movimentação de Pessoas (Camp)
– Assuntos relacionados à avaliação especial de desempenho dos servidores docentes e TAEs. Cessão; requisição; alteração de exercício para compor força de trabalho; afastamentos para curso de formação, colaboração técnica, atividade política, acompanhamento de cônjuge, assuntos particulares, serviço militar, mandato classista, mandato eletivo; frequência de servidores cedidos; lotação provisória; recondução; redistribuição; remoção e vacância.
– Assuntos relacionados a concursos públicos de TAEs e docentes. Aproveitamento de concursos, editais, convocação, nomeação, posse de servidores efetivos, gerenciamento do Quadro de Referência dos Servidores Técnico-Administrativos (QRSTA) e do Banco de Professor Equivalente (Bespe), relatórios de provimentos de vagas.
– Assuntos relacionados ao quadro temporário: docentes (substitutos e visitantes) e TAEs temporários. Realização e acompanhamento de editais, contratos, prorrogações e encerramentos de professores temporários, procedimentos de adesão e prorrogação de professores convidados.

A Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe) atua nas áreas de perícia oficial, segurança do trabalho, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)
Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe)
Atua nas áreas de perícia oficial, segurança do trabalho, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores.
Em 2010 a Cossbe incorporou à sua estrutura uma unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal – Siass. O Siass foi uma estratégia desenvolvida pelo Ministério do Planejamento (Decreto nº 6.833, de 29 de abril de 2009), com o objetivo de implantar a Política de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho do Servidor Público Federal (Pass), em nível nacional.
Núcleo de Apoio e Gestão de Carreiras (Nugec)
– Assuntos relacionados ao ambiente organizacional, ao incentivo à qualificação, à progressão por mérito e operacionalização do Programa de Avaliação de Desempenho dos Técnico-Administrativos em Educação (Proades) e à progressão por capacitação profissional dos TAEs, bem como às progressões/promoções funcionais dos docentes, à aceleração de promoção, à retribuição por titulação e ao Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC).
– Organização de cursos de capacitação e treinamento para docentes e técnico-administrativos em Educação
Núcleo de Planejamento, Assessoria e Assistência (Nupla)
Tem como objetivo atender, orientar e encaminhar os servidores do quadro efetivo da UFJF, subsidiar os processos de movimentação dos técnicos administrativos em educação (TAEs); atuar na gestão e fiscalização do contrato com empresas terceirizadas; e articular ações de planejamento estratégico e inovação no âmbito da gestão de pessoas.
Núcleo de Qualificação e Desenvolvimento de Pessoas (Nudep)
– Assuntos relacionados aos afastamentos de servidores docentes e TAEs para participação em programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado) no país e no exterior, capacitação no país e no exterior (congressos e similares), licença para capacitação e análise de cumprimentos de interstício para subsidiar processos relacionados a vacâncias.
– Assuntos relacionados à operacionalização do Programa de Apoio à Qualificação (Proquali)
– Assuntos relacionados aos programas de pós-graduação lato sensu da UFJF e a programas de reserva de vagas para os mestrados:
1) Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública-PPGP do Centro de Políticas Públicas e Avaliação na Educação (CAEd)
2) Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap)
3) Mestrado Interinstitucional em Engenharia de Produção (Minter)
Secretaria da Progepe
Recepção, triagem e direcionamento das demandas pertinentes à unidade, tendo a responsabilidade de prover recursos e informações para a execução dos demais serviços de competência da Progepe, bem como fornecer apoio às rotinas administrativas dos setores que integram a Pró-Reitoria, além de fornecer suporte de secretariado ao(à) pró-reitor(a) e pró-reitor(a) adjunto(a).
Público ao qual se destina
Comunidade Acadêmica (Docentes, TAEs, Alunos e Terceirizados) e Comunidade Externa.
Formas de acesso ao(s) serviço(s) da unidade
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.
Formas de comunicação da unidade com o público solicitante de serviço(s)
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.
Requisitos e documentos necessários para acessar os serviços da unidade
Em regra, os serviços são acessados por meio eletrônico, nos sites da Pró-Reitoria, SEI (em sua base de dados) e Siga. No entanto, informações e esclarecimentos de dúvidas e questões específicas são tratadas por meio de atendimento presencial, telefônico e e-mail.
Principais etapas para o processamento dos serviços
O requerimento deve ser encaminhado ao setor competente com a documentação devidamente apresentada para análise da equipe. Geralmente, os serviços da Progepe ocorrem por meio da solicitação oriunda de pessoa, setor ou órgão. Posteriormente a demanda é analisada e as providências e encaminhamentos são realizados. Dependendo do caso e do setor, existe a possibilidade de agendamento de atendimento por e-mail e/ou por telefone.
Previsão do prazo máximo para a prestação dos serviços
O prazo para o atendimento das demandas varia de acordo com a natureza da solicitação e a norma aplicável. Ressalvadas disposições específicas e situações excepcionais, são observados os prazos estabelecidos nas leis nº 8.112/1990 e nº 9.784/1999.
Prioridade para o atendimento do público
A prioridade no atendimento vincula-se ao agendamento prévio e à ordem de chegada da demanda, via telefone, presencial ou virtualmente.
Casos de urgência ou prioridade legal são observados conforme rege a legislação pertinente.
Previsão do tempo de espera para o atendimento
Difere de setor para setor, de acordo com a natureza da solicitação e a norma aplicável, podendo variar entre alguns minutos, no caso de demandas mais rotineiras, até a alguns dias, como no caso de expedientes que envolvam solicitações de atendimento como acolhimento psicossocial, por parte da equipe multiprofissional da Cossbe/Siass, por exemplo.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
Em regra, as demandas desta natureza chegam por meio da Ouvidoria e todos os casos são analisados, a fim de realizar correções/aperfeiçoamentos constantes de eventuais falhas identificadas. Contudo, as demandas dessa natureza encaminhadas por e-mail e/ou telefone também são apreciadas. No caso da Coordenação de Saúde, são observadas as orientações quanto à possibilidade de reconsideração e recurso das análises periciais, de acordo com art. 106, 107 e 108 da Lei nº 8.112, de 1990.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail.
Sinalização visual no local de atendimento presencial (Ex: placas indicativas, cartazes, etc):
Parcial.
Mecanismos de acessibilidade para pessoas com deficiência
Parcial. A Cossbe dispõe de rampa de acesso, estacionamento para Pessoas com Deficiência (PcD) e cadeira de rodas para transporte dos servidores com dificuldades de locomoção. O prédio da Reitoria também possui rampas de acesso aos setores que estão localizados no térreo, dentre os quais estão Camp, Nupla, Nudep, Nugec e Secretaria da Progepe, e, no caso da CAP, que é um setor da Progepe localizado no primeiro andar, há um elevador de acessibilidade. No referido prédio também há banheiro adaptado para PcDs.
Condições de limpeza e conforto da unidade
Satisfatórias.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Atendimento presencial e por telefone e posterior lançamento no Sistema informatizado.
Outras informações
Atenta ao bem-estar de todos os usuários, a Progepe desenvolveu várias cartilhas e cursos, e sempre busca compartilhar orientações e informações importantes em seus canais oficiais de comunicação, tanto sobre assuntos relacionados à comunidade acadêmica, como saúde, segurança do trabalho e carreira, quanto assuntos de interesse da comunidade externa.
Cabe salientar que, para uma comunicação e atendimento eficientes com os usuários dos serviços, é importante que o público interno (como TAEs, docentes, residentes, terceirizados e discentes) sempre busque informações de seu interesse, como seus direitos e deveres, legislação pertinente à carreira, contratos firmados e os dados cadastrais nos sistemas Siga e SouGov, nos casos que couber (este último, específico para demandas na CAP e Cossbe).
E, por último, destaque-se a importância de sempre manter atualizados os meios de contato (e-mails e telefones), o que se estende, claro, ao público externo que demanda serviços desta Pró-Reitoria (como aposentados, pensionistas, candidatos de concursos e de processos seletivos).