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Jardim Botânico

O Jardim é um espaço público de preservação e conservação da sociobiodiversidade e oferece diversas atrações ao público, como trilhas, lago com deck, ações de educação ambiental, exposições artísticas na Casa Sede e Laboratório Casa Sustentável, entre outras (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

Site
https://www.ufjf.br/jardimbotanico (abre em nova janela)

E-mail
jardimbotânico@ufjf.br

Telefone
(32) 3224-6725

Endereço
Jardim Botânico – UFJF – Rua Coronel Almeida Novaes s/n, Bairro Santa Terezinha, Juiz de Fora/MG. CEP: 36045-500.

Horário de Funcionamento
De terça a domingo, das 8h às 17h, com última entrada de visitantes às 16h. Fechado às segundas e feriados.

Serviços prestados pela unidade
O Jardim é um espaço público de preservação e conservação da sociobiodiversidade. Oferece diversas possibilidades de visita, entre trilhas, ações de educação ambiental, lago com deck, exposições artísticas na Casa Sede e Laboratório Casa Sustentável. Neste espaço, são desenvolvidos projetos que visam à educação ambiental, além de atividades de ensino e pesquisa.

Público ao qual se destina
Comunidade Acadêmica (Docentes, TAEs, Alunos e Terceirizados) e Comunidade Externa.

Formas de acesso ao(s) serviço(s) da unidade
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.

Formas de comunicação da unidade com o público solicitante de serviço(s)
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.

Além de disponibilizar estrutura para ensino, pesquisa e extensão, o Jardim Botânico conta com o serviço de visitas guiadas para escolas e público externo (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Requisitos e documentos necessários para acessar os serviços da unidade
Para acessar os serviços voltados ao público acadêmico, o requerente deve preencher formulário eletrônico e apresentar, quando necessário, algum documento que comprove o serviço demandado.

A visitação do público externo composto por escolas está condicionada ao preenchimento de formulário eletrônico, o qual enviará uma notificação ao e-mail cadastrado contendo todas as informações de visita. No dia agendado, o responsável pelo grupo visitante deve apresentar esta notificação impressa e assinada pelo responsável pela Escola ou Instituição.

Para a visitação do público externo espontâneo, não é necessário preencher formulário eletrônico, apenas comparecer na portaria do Jardim Botânico com documento de identificação. Esta modalidade de visitação está condicionada à capacidade de suporte de cem pessoas em estado de visitação.

Todos os requisitos e documentos necessários para se acessar os serviços do Jardim Botânico estão completamente descritos em normativas publicadas pela sua direção. Todas as regras de conduta e visitação também estão disponíveis no site do Jardim Botânico (abre em nova janela).

Principais etapas para o processamento dos serviços
Variam conforme cada serviço.

Previsão do prazo máximo para a prestação dos serviços
Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso, mas o objetivo é atender, sempre que possível, ao limite indicado em cada pedido.

Prioridade para o atendimento do público
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

Previsão do tempo de espera para o atendimento
Atendimento presencial previamente agendado.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
Livro de sugestões localizado na portaria do Jardim Botânico, e-mail, telefone e redes sociais.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.

O conforto é proporcionado por locais de descanso, como bancos e extenso gramado e complementado pela paisagem, que proporciona extremo conforto aos cinco sentidos (Foto: Alice Coelho/UFJF)

Sinalização visual no local de atendimento presencial (Ex: placas indicativas, cartazes, etc)
Sim.

Mecanismos de acessibilidade para pessoas com deficiência
Parcial. O Jardim Botânico é uma área natural, e como tal oferece percursos com níveis de dificuldades que variam ao longo do percurso, podendo apresentar caminhadas leves e trilhas que demandam aptidão e vigor físico. Para os visitantes que apresentam dificuldades de locomoção, o Jardim Botânico oferece transporte em carrinho elétrico e cadeira de rodas. O ambiente possui equipe especializada em limpeza, que mantém as edificações e sanitários de uso público sempre com muito asseio. O conforto é proporcionado por locais de descanso, como bancos e extenso gramado e complementado pela paisagem, que proporciona extremo conforto aos cinco sentidos.

Condições de limpeza e conforto da unidade
Boas.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Pessoalmente ou por telefone.

Outras informações
O Jardim Botânico oferece diferentes serviços à comunidade acadêmica e ao público externo à universidade, todos associados à conservação da sociobiodiversidade e Educação Ambiental. Para a comunidade acadêmica, o Jardim Botânico oferece espaço e estrutura para ensino, pesquisa e extensão. Para o público externo, oferece um conjunto de ações de Educação Ambiental, como visitações, cursos e palestras.