
A Faculdade de Letras oferece aos seus alunos um percurso acadêmico completo: graduação e pós-graduação stricto sensu, com dois programas de mestrado e doutorado: um em Linguística e outro em Estudos Literários; além de um Programa de Mestrado Profissional em Letras (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)
Setores da Unidade
Direção
Coordenação do Curso de Licenciatura Integral
Coordenação do Curso de Licenciatura Noturno
Coordenação do Curso de Bacharelado
Coordenação do Curso de Letras-Libras.
Secretaria Geral
Secretaria dos PPGs
Site
https://www2.ufjf.br/fale/ (abre em nova janela)
E-mails
Direção: direcao.letras@ufjf.br
Secretaria: secretaria.letras@ufjf.br
Telefones
(32) 2102-3150 /3153
Endereço
Universidade Federal de Juiz de Fora – Faculdade de Letras – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário, Bairro São Pedro – Juiz de Fora/MG – CEP: 36.036-900.
Horário de Funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 7h às 23h, podendo haver redução do horário de funcionamento durante os recessos acadêmicos.
Serviços prestados pela unidade
A Faculdade de Letras oferece aos seus alunos um percurso acadêmico completo: graduação e pós-graduação stricto sensu (dois programas de mestrado e doutorado: um em Linguística e outro em Estudos Literários; além de um Programa de Mestrado Profissional em Letras). Conta com corpo docente formado, em sua quase totalidade, por profissionais com título de doutorado, que desenvolvem também projetos de pesquisa e extensão.
Público ao qual se destina
Comunidade Acadêmica (Docentes, TAEs, Alunos e Terceirizados) e Comunidade Externa.
Formas de acesso ao(s) serviço(s) da unidade
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.
Formas de comunicação da unidade com o público solicitante de serviço(s)
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.
Requisitos e documentos necessários para acessar os serviços da unidade
– Para os cursos de graduação, a Faculdade de Letras oferece vagas nos editais do Pism e Sisu.
– Para os cursos de pós-graduação, as vagas são ofertadas em editais específicos de cada programa.
– Atividades extensionistas exigem documentação solicitada nos editais.
Principais etapas para o processamento dos serviços
Os serviços de atendimento da secretaria e das coordenações de curso são feitos basicamente mediante agendamento. Para informações, a secretaria está à disposição durante o horário de funcionamento.
Previsão do prazo máximo para a prestação dos serviços
O prazo para o atendimento vai depender da demanda. Entretanto, a primeira resposta ao encaminhamento da solicitação é de cinco dias úteis.
Prioridade para o atendimento do público
Ordem de chegada da demanda e as prioridades previstas em lei.
Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Variável de acordo com a demanda.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
Os setores responsáveis acompanham diariamente as demandas e dão o devido encaminhamento.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.
Sinalização visual no local de atendimento presencial (Ex: placas indicativas, cartazes, etc)
Sim.
Mecanismos de acessibilidade para pessoas com deficiência
Parcial. Cartazes de sinalização em Libras, banheiros adaptados, rampas de acesso.
Condições de limpeza e conforto da unidade
Boas.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Trabalhadores da Secretaria são preparados para esta eventualidade.