
A Faculdade de Economia oferece cursos de graduação e de pós-graduação – Mestrado e Doutorado -, além de projetos de extensão, pesquisas e publicações (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)
Setores da Unidade
Direção, Coordenação de Graduação e Coordenação de Pós-Graduação; Secretaria.
Site
https://www2.ufjf.br/economia/ (abre em nova janela)
E-mails
secretaria.eco@ufjf.edu.br / secretariapos.economia@ufjf.br
Telefones
Secretaria de Graduação: (32) 2102-3541
Secretaria de Pós-Graduação: (32) 2102-3554
Endereço
Universidade Federal de Juiz de Fora – Faculdade de Economia – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – Bairro São Pedro – Juiz de Fora/MG – CEP: 36.036-330.
Horário de Funcionamento
De segunda a sexta, das 7h às 22h.
Serviços prestados pela unidade
A Faculdade de Economia oferece graduação em Economia, com dois cursos presenciais, um diurno e outro noturno. Ainda conta com o Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), com cursos de mestrado e doutorado. Em decorrência da excelência no ensino de graduação e pós graduação, tem a possibilidade de oferecer à comunidade em geral seminários, eventos e cursos de curta duração. Derivando, também, do ensino de pós-graduação, tem-se a pesquisa na unidade acadêmica. As dissertações e teses, artigos acadêmicos dos docentes e discentes apresentados em congressos e publicados em periódicos acadêmicos, são os serviços de divulgação do conhecimento gerado.
Com relação à extensão, a Faculdade de Economia desenvolve projetos de consultoria avançada em vários setores, como planejamento e previsão de mercado, análise de segmentação e definição de perfis de clientes, diagnóstico e planejamento financeiro, estudos de viabilidade técnica, econômica, comercial e de impacto ambiental e social, gestão na área da saúde, dentre vários outros. Neste contexto, a Conjuntura e Mercados Consultoria Júnior(CMC Jr.) divulga, entre outros trabalhos, o Indicador de Atividade Econômica Municipal (Iaem). Além deste, o Laboratório de Estudos Econômicos (Econs) presta serviço de acesso a informações especializadas e diagnósticos à comunidade em geral.
Público ao qual se destina
Comunidade Acadêmica (Docentes, TAEs, Alunos e Terceirizados) e Comunidade Externa.
Formas de acesso ao(s) serviço(s) da unidade
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.
Formas de comunicação da unidade com o público solicitante de serviço(s)
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.
Requisitos e documentos necessários para acessar os serviços da unidade
– Para o público não acadêmico, a princípio não é necessária a apresentação de documentos; basta a pessoa se identificar e descrever sua solicitação.
– Para o público acadêmico, a documentação pode variar de acordo com o serviço acessado.
Principais etapas para o processamento dos serviços
Como o serviço prestado diz respeito à educação, em cursos de graduação e pós-graduação, bem como seus complementos (seminários, eventos, cursos de curta duração e afins), além dos serviços de extensão e pesquisa, as etapas de processamento dos serviços são contínuas dentro de um planejamento geral do calendário acadêmico da UFJF.
Previsão do prazo máximo para a prestação dos serviços
Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso.
Prioridade para o atendimento do público
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.
Previsão do tempo de espera para o atendimento
Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso. Entretanto, a primeira resposta ao encaminhamento da demanda é de até cinco dias úteis.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
As solicitações são analisadas pela secretaria e encaminhadas, quando for o caso, para as instâncias competentes dentro da estrutura da Unidade (coordenações de cursos de graduação e pós-graduação, chefias de departamentos e direção).
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.
Sinalização visual no local de atendimento presencial (Ex: placas indicativas, cartazes, etc)
Sim.
Mecanismos de acessibilidade para pessoas com deficiência
Sim. A Unidade conta com rampa de acesso e elevadores, além de salas de aulas e banheiros adaptados para pessoas com deficiência.
Condições de limpeza e conforto da unidade
Boas.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
O atendimento poderá ser feito via telefone ou presencial.