
A DRI oferece serviços relacionados ao intercâmbio acadêmico docente, discente e TAE, a parcerias externas e à reciprocidade de mobilidade internacional (Foto: Jade Uchoas/UFJF)
Setores da Unidade
Direção
Secretaria Executiva
Incoming e Outgoing – PIIGRAD
Programas Especiais (PEI) e Chamadas de Intercâmbio
Idiomas sem Fronteiras
PEC-G
Site
https://www2.ufjf.br/internationaloffice/ (abre em nova janela)
E-mails
Secretaria Executiva e Incoming: internationaloffice@ufjf.edu.br
Outgoing – PIIGRAD, Programas Especiais (PEI) e chamadas de intercâmbio: intercambio.dri@ufjf.br
Idiomas sem Fronteiras: isf@ufjf.br
PEC-G : pec.dri@ufjf.br
Telefones
Secretaria Executiva, Incoming e Outgoing – PIIGRAD, Programas Especiais (PEI) e chamadas de intercâmbio: (32) 2102-3947
Idiomas sem Fronteiras e PEC-G : (32) 2102-6929
Endereço
Universidade Federal de Juiz de Fora –Diretoria de Relações Internacionais (DRI) – Rua José Lourenço Kelmer s/n, Campus Universitário – Bairro São Pedro, Juiz de Fora/MG – CEP 36036-330 (Referência: Centro de Vivência da UFJF, na entrada do estacionamento da Reitoria).
Horário de Funcionamento
De segunda a sexta, das 7h às 19h.
Serviços prestados pela unidade
A DRI presta assessoria sobre internacionalização à comunidade acadêmica da UFJF e conduz o processo de internacionalização da instituição.
– Os convênios internacionais são conduzidos pela equipe de Acordos.
– Os processos de intercâmbio internacional de entrada e de saída são administrados pelas equipes de Incoming e Outgoing respectivamente.
– A equipe da Rede Idioma sem Fronteiras gerencia a política linguística da UFJF para fins de internacionalização, via oferecimento de cursos de idiomas e, em algumas ocasiões, oportunidades de testes de proficiência.
– A equipe do Programa Estudante-Convênio de Graduação e Pós-graduação (PEC-G e PEC-PG) dá assistência administrativa aos estudantes que pertencem a estes programas.
– Através da certificação de documentos acadêmicos, visa prestar conferências de documentos traduzidos em inglês ou espanhol apresentados pelo requerente.

A Diretoria também recebe alunos de programas de intercâmbio com instituições estrangeiras, prestando todo tipo de apoio para sua experiência e adaptação na UFJF (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)
Público ao qual se destina
Comunidade Acadêmica (Docentes, TAEs, Alunos e Terceirizados) e Comunidade Externa.
Formas de acesso ao(s) serviço(s) da unidade
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.
Formas de comunicação da unidade com o público solicitante de serviço(s)
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.
Requisitos e documentos necessários para acessar os serviços da unidade
Estabelecimento de Acordos (Convênios), demandas de mobilidade incoming ou outgoing, de cursos do IsF e do PEC-G: o solicitante deve entrar em contato por e-mail ou outro modo, informando nome completo, identificando-se (com número de matrícula, Siape ou outro meio de identificação) e relatando detalhes do pedido.
Principais etapas para o processamento dos serviços
Acordos (convênios): contato inicial; tratativas com a instituição parceira e demais interessados; assinatura do acordo.
Mobilidade incoming: contato inicial; tratativas administrativas para realização do intercâmbio; realização do intercâmbio.
Mobilidade outgoing: inscrição em processo de seleção; nomeação pela DRI; candidatura dos interessados; realização do intercâmbio; conclusão do intercâmbio.
Certificação de documentos: apresentação da demanda via e-mail (internationaloffice@ufjf.br) ou outra forma de atendimento; tratativas para atendimento da demanda; conclusão do atendimento.
Cursos do IsF: inscrição no curso de interesse; realização do curso; conclusão do curso.
PEC-G: apresentação da demanda via e-mail ou outra forma de atendimento; tratativas para atendimento da demanda; conclusão do atendimento.
Previsão do prazo máximo para a prestação dos serviços
O estabelecimento de acordos é definido pelas partes interessadas. Os prazos de mobilidade têm prazos específicos previstos dentro das chamadas ou editais correspondentes. Os serviços de certificação têm 20 dias úteis como prazo

Estudantes coreanos intercambistas recebidos pela Diretoria de Relações Internacionais (Foto: Carolina de Paula/UFJF)
Prioridade para o atendimento do público
As prioridades de atendimento são as previstas em atos normativos. Além disso, os atendimentos agendados têm prioridade sobre não agendados.
Previsão do tempo de espera para o atendimento
Para quaisquer serviços oferecidos pela DRI: Para atendimento presencial, telefônico ou por whatsapp, dentro do horário do setor, o atendimento é geralmente imediato, desde que não haja outro solicitante sendo atendido. Atendimento por e-mail: resposta ou encaminhamento da demanda em, no máximo, um dia útil.
Observação: no ato do atendimento, a equipe está à disposição para informar sobre o prazo para a realização do serviço solicitado.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
Sugestões e reclamações podem ser enviadas para internationaloffice@ufjf.br.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação
Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), e-mail, telefone e divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade.
Sinalização visual no local de atendimento presencial (Ex: placas indicativas, cartazes, etc)
Sim.
Mecanismos de acessibilidade para pessoas com deficiência
Sim. Acesso sem escadas, portas amplas, ambiente limpo, iluminado e confortável, com sofás, cadeiras, mesa para reuniões em seu Lounge.
Observação: os banheiros são externos (no andar inferior, em frente ao estacionamento).
Condições de limpeza e conforto da unidade
Boas.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Atendimento presencial, dentro do horário de funcionamento do setor.
Outras informações
Para mais informações consultar a página da Diretoria de Relações Internacionais: https://www2.ufjf.br/internationaloffice (abre em nova janela)