Site
https://www2.ufjf.br/cdara/ (abre em nova janela)
E-mails
cdara@ufjf.br
coordenacao.cdara@ufjf.br
Telefone
(32) 2102-3733
Endereço
Coordenação de Registros Acadêmicos (Cdara) – Avenida Presidente Costa e Silva 1518 – Bairro São Pedro – Juiz de Fora/MG – CEP: 36.036-330.
Horário de Funcionamento
De segunda a sexta, das 7h às 19h.
Serviços prestados pela unidade
É o setor administrativo da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) onde se concentram todos os registros acadêmicos dos alunos e ex-alunos da graduação e da pós-graduação da UFJF, presencial e à distância, bem como a guarda e o armazenamento dos documentos físicos e digitais, além da proposição de minutas de calendários acadêmicos e de regramento de procedimentos administrativos. Compreendem-se como serviços da Cdara:
– Matrícula
– Análise de Reserva de Vagas
– Cadastro (graduação e pós-graduação)
– Análise de Currículo
– Expedição de Diplomas
– Registro de Diplomas
– Expedição de documentos acadêmicos da graduação e da pós-graduação
– Revalidação de diplomas de graduação (Revalidação tradicional e Revalida)
– Análise dos Processos Administrativos de Homologação de Dissertações e Teses
– Arquivo e Guarda de Documentos Acadêmicos
– Registros Gerais
Público ao qual se destina
Comunidade Acadêmica (Docentes, TAEs, Alunos e Terceirizados) e Comunidade Externa.
Formas de acesso ao(s) serviço(s) da unidade
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.
Formas de comunicação da unidade com o público solicitante de serviço(s)
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.
Requisitos e documentos necessários para acessar os serviços da unidade
Os serviços devem ser solicitados através dos canais citados. É indispensável a indicação da forma de contato, para que a Cdara faça os encaminhamentos para o endereço correto do usuário. Se se tratar de documentos de terceiros, é obrigatória a entrega de uma procuração com poderes específicos para obtenção dos serviços e/ou documentos solicitados.
Principais etapas para o processamento dos serviços
Após o recebimento dos requerimentos, a equipe das gerências da Cdara prestam atendimento, conforme a pertinência do tema.
Previsão do prazo máximo para a prestação dos serviços
Os prazos para atendimento e as tarifas de serviços são específicos para cada serviço ou documento solicitado, de acordo com a Portaria 14/2018-Proplan (abre em nova janela).
Prioridade para o atendimento do público
O atendimento segue, via de regra, ordem cronológica dos pedidos, observados os prazos de calendários acadêmicos e editais. Em casos específicos, e comprovada a justificativa, a Cdara pode priorizar o atendimento, dentro de suas possibilidades.
Previsão do tempo de espera para o atendimento
Os prazos para atendimento e as tarifas de serviços são específicos para cada serviço ou documento solicitado, de acordo com a Portaria 14/2018-Proplan (abre em nova janela).
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
Por e-mail.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação
Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), e-mail, telefone, pessoalmente.
Sinalização visual no local de atendimento presencial (Ex: placas indicativas, cartazes, etc)
Sim.
Mecanismos de acessibilidade para pessoas com deficiência
Parcial. Elevador.
Condições de limpeza e conforto da unidade
Boas.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Contato via e-mail ou telefone.
Outras informações
A Cdara realiza os registros da revalidação de títulos de graduação e do reconhecimento de títulos da pós-graduação emitidos por instituições estrangeiras, serviços relacionados ao gerenciamento das Plataformas Revalida e Carolina Bori.