
O CBR desenvolve pesquisas clínicas e pré-clínicas nas áreas de saúde reprodutiva, imunologia da reprodução, ensaios toxicológicos e farmacológicos, ortodontia, doenças metabólicas, nefropatias, pneumologia, biologia da reprodução e ciências de animais de laboratório, entre outras atividades (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)
Site
www2.ufjf.br/cbr (abre em nova janela)
E-mail
direcao.cbr@ufjf.br
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Telefone
(32) 2102-3251
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Endereço
Universidade Federal de Juiz de Fora – Centro de Biologia da Reprodução (CBR) – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – Bairro São Pedro – Juiz de Fora/MG – CEP: 36.036-900.
Horário de Funcionamento
De segunda a sexta, das 7h às 19h.
Serviços prestados pela unidade
O CBR é um centro de pesquisa multiusuário e multidisciplinar destinado a pesquisas experimentais com modelo animal.
Desenvolve pesquisas clínicas e pré-clínicas nas áreas de saúde reprodutiva, imunologia da reprodução, ensaios toxicológicos e farmacológicos, psicofarmacologia, ortodontia, doenças metabólicas, nefropatias, pneumologia, biologia da reprodução e ciências de animais de laboratório, além de atuar na formação de recursos humanos para desenvolverem atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de ciência de animais de laboratório.
Por meio de sua estrutura física, composta das instalações dos biotérios e laboratórios multiusuários e interdisciplinares, contribui para o desenvolvimento científico da comunidade acadêmica, bem como opera em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa. Assim, o complexo estrutural de suas instalações permite abranger pesquisas nas diferentes linhas da área da Saúde e Ciências Biológicas.
Faz parte da Rede Nacional de Biotérios de Produção Animais para Fins Científicos, Didáticos e Tecnológicos – Rebiotério/CNPq.
Público ao qual se destina
Comunidade Acadêmica (Docentes, TAEs, Alunos e Terceirizados).

Por meio de sua estrutura física, composta das instalações dos biotérios e laboratórios multiusuários e interdisciplinares, o CBR contribui para o desenvolvimento científico da comunidade acadêmica, bem como opera em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa (Foto: Alexandre Dornelas)
Formas de acesso ao(s) serviço(s) da unidade
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.
Formas de comunicação da unidade com o público solicitante de serviço(s)
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.
Requisitos e documentos necessários para acessar os serviços da unidade
Varia de acordo com a natureza do serviço acessado e deve ser previamente agendado por telefone ou email.
Principais etapas para o processamento dos serviços
Após a solicitação do serviço, serão traçadas as etapas para atendimento e execução.
Previsão do prazo máximo para a prestação dos serviços
Os prazos mínimo e máximo para atendimento dependem do tipo e especificidade da prestação de serviço demandada.
Prioridade para o atendimento do público
Dependente da especificidade da prestação de serviço demandada, respeitando-se a ordem da solicitação.
Previsão do tempo de espera para o atendimento
Depende da especificidade da prestação de serviço demandada, respeitando-se a ordem da solicitação.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
Toda e qualquer sugestão e ou reclamação deve ser devidamente registrada e identificada na secretaria administrativa.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação
Sistemas internos on-line (SEI, Siga, outros).
Sinalização visual no local de atendimento presencial (Ex: placas indicativas, cartazes, etc)
Sim.
Mecanismos de acessibilidade para pessoas com deficiência
Sim. Edificação térrea contendo as condições necessárias para a acessibilidade.
Condições de limpeza e conforto da unidade
Boas.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Diante da indisponibilidade do sistema informatizado, o atendimento será presencial.