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Centro de Conservação da Memória (Cecom)

O Cecom é um órgão suplementar da UFJF que busca promover, a partir de ações de caráter multidisciplinar, a preservação da memória social (Foto: Divulgação)

Site
https://www2.ufjf.br/cecom/ (abre em nova janela)

E-mail
cecom.procultura@ufjf.br

Telefone
(32) 2102-6339

Endereço
Centro de Conservação da Memória (Cecom) – Avenida Getúlio Vargas, 763, Centro, Juiz de Fora/MG – CEP: 36013-011

Horário de Funcionamento
De segunda a sexta, das 7h às 19h.

Serviços prestados pela unidade
O Cecom é um órgão suplementar da UFJF que busca promover, a partir de ações de caráter multidisciplinar, a preservação da memória social. Para isso oferece os seguintes serviços: Atendimento a pesquisadores; minicursos; organização de eventos; realização de exposições virtuais e presenciais; visitas mediadas; e serviços administrativos.

Público ao qual se destina
Comunidade Acadêmica (Docentes, TAEs, Alunos e Terceirizados) e Comunidade Externa.

Formas de acesso ao(s) serviço(s) da unidade
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.

Formas de comunicação da unidade com o público solicitante de serviço(s)
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.

Requisitos e documentos necessários para acessar os serviços da unidade
Agendamento através de preenchimento de formulário, solicitação feita por e-mail ou por telefone.

Principais etapas para o processamento dos serviços
Conservação e organização de acervos documentais
– Separação em séries do acervo Dormevilly Nóbrega
– Higienização
– Catalogação acervo D.A. da antiga Escola de Engenharia
– Digitalização acervo D.A. da antiga Escola de Engenharia.
– Reclassificação do acervo do DCE
– Digitalização do acervo do DCE

Exposição física
– Preparação do ambiente onde será realizada a exposição
– Curadoria e impressão do material para a exposição.
– Abertura da exposição e atendimento aos visitantes

Visita técnica e Atendimento a pesquisadores
– Agendamento
– Preparação de documentação e do espaço físico
– Atendimento aos visitantes

Minicursos
– Preparação dos materiais a serem utilizados
– Realização do minicurso
– Confecção e entrega de certificados

Previsão do prazo máximo para a prestação dos serviços
Varia conforme solicitação. O atendimento é realizado com o mínimo de prazo possível, sendo que a maioria das solicitações são atendidas de imediato.

Prioridade para o atendimento do público
Conforme prevê a Lei 10.048, de 8 de novembro de 2000; ou seja, pessoas com deficiência, pessoas com transtorno do espectro autista, pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com criança de colo, obesos, pessoas com mobilidade reduzida e doadores de sangue têm atendimento prioritário.

Previsão do tempo de espera para o atendimento
Imediato.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
As reclamações devem ser enviadas por e-mail. Elas são discutidas pelos funcionários e pelo diretor e enviada resposta via e-mail.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.

Sinalização visual no local de atendimento presencial (Ex: placas indicativas, cartazes, etc)
Não.

Mecanismos de acessibilidade para pessoas com deficiência
Parcial. Alocação dos documentos solicitados para consulta em local adequado conforme a necessidade específica do solicitante.  

Condições de limpeza e conforto da unidade
Boas.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Pessoalmente e telefone.