Fechar menu lateral

Cine-Theatro Central

O Cine-Theatro Central é um marco da arquitetura eclética e espaço de grande versatilidade de atividades, incluindo, em sua trajetória, cinema, música, teatro, dança, congressos, solenidades e palestras (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Setores da Unidade
Secretaria: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Visita guiada: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Sábados, das 9h às 12h.
Galeria Angelo Bigi: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Sábados, das 9h às 12h.
Eventos: ocorrem em horários variados. A programação pode ser visualizada nas redes sociais do teatro (@cinetheatrocentral) e no site www.theatrocentral.com.br (abre em nova janela).

Site
https://www.theatrocentral.com.br/(abre em nova janela)

E-mail
cinetheatrocentral@ufjf.br

Telefones
Secretaria: 2102-6330.
Bilheteria (eventualmente usada pelas produções que ocupam o espaço): 2102-6329.

Endereço
Praça João Pessoa, S/N – Centro, Juiz de Fora/MG, CEP: 36010-150.

Horário de Funcionamento
A recepção do Cine-Theatro Central está aberta ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, bem como aos sábados, das 9h às 12h.

Desde sua inauguração, o espaço é a mais importante casa de espetáculos de Juiz de Fora, oferece visitas guiadas, sedia espetáculos e projetos culturais em geral (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Serviços prestados pela unidade
Fundado em 1929, o Cine-Theatro Central encontra-se na lista dos dez teatros mais belos do país. Conhecido como o coração da cidade, não tem essa alcunha por acaso. Sua história se funde com a de Juiz de Fora. Construído em um período de efervescência cultural e econômica, o Cine-Theatro Central se estabeleceu no centro da cidade, transformando-se em um marco da arquitetura eclética e espaço de grande versatilidade de atividades, incluindo, em sua trajetória, cinema, música, teatro, dança, congressos, solenidades e palestras.

Seus três andares – plateia, balcão nobre, camarotes e galeria – podem recepcionar um público de até 1.751 pessoas. Adquirido pela Universidade Federal de Juiz de Fora nem 1994, o Cine-Theatro Central foi tombado, naquele mesmo ano, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além de palco para as mais diversas apresentações, recebe visitantes ao longo de todo ano. A eles, é conferida uma experiência enriquecedora através de visitas guiadas gratuitas.

No final de março de 2024, houve a abertura da Galeria Angelo Bigi, onde estão expostas obras do pintor italiano responsável pela ornamentação do teatro. O espaço está incluído no roteiro de visitação. Informações acerca da estrutura, da história, da programação, das visitas guiadas e dos editais e procedimentos para ocupação do teatro podem ser acessadas no site www.theatrocentral.com.br (abre em nova janela).

Público ao qual se destina
Comunidade Acadêmica (Docentes, TAEs, Alunos e Terceirizados) e Comunidade Externa.

Formas de acesso ao(s) serviço(s) da unidade
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.

Formas de comunicação da unidade com o público solicitante de serviço(s)
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.

As cerimônias de Colação de Grau de cursos da UFJF e de outras instituições no Cine-Theatro Central já são tradição em Juiz de Fora (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Requisitos e documentos necessários para acessar os serviços da unidade
Shows, palestras, formaturas e afins: A ocupação do teatro é realizada via editais de chamada pública. A documentação necessária e as condições estão neles previstos. Os editais são divulgados no site e redes sociais do teatro, da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), DOU (Diário Oficial da União), jornal de grande circulação da região, etc.

Visitas gratuitas: Para visitas espontâneas, não é necessário agendamento; visitas guiadas podem ser marcadas através do e-mail cinetheatrocentral@ufjf.br ou pelo telefone 2102-6330.

Eventos institucionais da UFJF: Preenchimento de formulário.

Público de eventos: O público dos espetáculos precisa apresentar convite/ingresso e documentação pessoal, conforme o caso. O Cine-Theatro Central não realiza venda de ingressos, sendo tal determinado pelas produções que ocupam o teatro.

Principais etapas para o processamento dos serviços
No que concerne à ocupação do teatro para eventos, as etapas são descritas nos editais. O Conselho Diretor do Cine-Theatro Central avalia as demandas e o resultado é divulgado no site.

Em relação ao agendamento de visitas, estas ocorrem de terça a sexta-feira, das 9h às 12h (último horário de entrada às 11h20) e das 14h às 17h (último horário de entrada às 16h20), bem como aos sábados, das 9h às 12h (último horário de entrada às 11h20). A visitação dura em torno de 40 minutos e o roteiro pode ser adaptado aos diferentes grupos.

Previsão do prazo máximo para a prestação dos serviços
Sobre a ocupação do Cine-Theatro Central, a previsão máxima é de um mês, em razão das reuniões do Conselho.

Prioridade para o atendimento do público:
Para visitas agendadas e, no caso de visitação espontânea, por ordem de chegada.

Pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo têm atendimento prioritário.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
– Solicitação de visita guiada: até 24 horas.
– Demandas por e-mail: média de 24 horas.
– Solicitações que demandem avaliação do Conselho: 30 dias.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

O espaço também tem sido palco dos principais shows recebidos pela cidade (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
– Recebimento via telefone, email, redes sociais e presencialmente.
– Avaliação interna e consulta às instâncias cabíveis da UFJF, se couber.
– Providências e correções, se couberem.
– Resposta ao interpelador por meio de documento oficial, telefone ou e-mail.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.

Sinalização visual no local de atendimento presencial (Ex: placas indicativas, cartazes, etc)
Sim.

Mecanismos de acessibilidade para pessoas com deficiência
Parcial. O Cine-Theatro Central possui acesso a cadeirantes na plateia e cadeiras para obesos.

Condições de limpeza e conforto da unidade
Boas.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Via telefone ou pessoalmente.

Outras informações
No site www.theatrocentral@ufjf.br, estão descritas informações sobre a história do teatro, editais de ocupação, minuta de termo de ocupação onerosa, formulário de solicitação de pauta, valores de aluguel, programação, projetos de incentivo à cultura, notícias sobre eventos e outros assuntos.