
O CDC/JF é composto pela Biblioteca Central e por mais 13 bibliotecas setoriais, localizadas nas unidades acadêmicas do campus de Juiz de Fora, no Colégio de Aplicação João XXIII e no Mamm (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)
Site
https://www2.ufjf.br/biblioteca/ (abre em nova janela)
E-mail
biblioteca.central@ufjf.br
Telefone
(32) 2102-3767
Endereço
Universidade Federal de Juiz de Fora – CDC-Bibliotecas – Rua José Lourenço Kelmer s/n, Campus Universitário – Bairro São Pedro – Juiz de Fora – MG – CEP: 36036-900 (Considerando as 18 unidades de bibliotecas, os endereços variam dentro do Campus).
Horário de Funcionamento
Biblioteca Central: De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h
Biblioteca da Faculdade de Economia: De segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
Biblioteca da Faculdade de Educação: De segunda a sexta-feira, das 9h às 21h
Biblioteca da Faculdade de Direito: De segunda a sexta-feira, das 7h às 21:45h
Biblioteca da Faculdade de Medicina: De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Biblioteca de Farmácia e Odontologia: De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Biblioteca do Instituto de Artes e Design: De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
Biblioteca do Instituto de Ciências Biológicas: De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Biblioteca do Instituto de Ciências Exatas: De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
Biblioteca do Instituto de Ciências Humanas: De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
Biblioteca da Faculdade Serviço Social: De segunda a sexta-feira: das 9h às 21h
Biblioteca da Faculdade de Letras: De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
Biblioteca doColégio de Aplicação João XXIII: De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Biblioteca do Mamm: De terça a sexta-feira, das 9h às 18h
Serviços prestados pela unidade
O Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) é responsável pelo gerenciamento das bibliotecas nos campi Juiz de Fora e Governador Valadares, além das bibliotecas externas ao campus. O setor centraliza e coordena os serviços e produtos informacionais das bibliotecas da UFJF, tendo como finalidade reunir, organizar e difundir a informação documental necessária ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. São alguns dos serviços prestados:
– Empréstimo de Obras
– Auxílio à Normatização de Trabalhos Acadêmicos
– Treinamentos e Orientações
– Elaboração de Fichas Catalográficas
– Atividades relacionadas ao Repositório Institucional
– Visitas Guiadas
– Apoio Administrativo direcionado a outros setores institucionais

O setor tem como finalidade reunir, organizar e difundir a informação documental necessária ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)
Público ao qual se destina
Comunidade Acadêmica (Docentes, TAEs, Alunos e Terceirizados) e Comunidade Externa.
Formas de acesso ao(s) serviço(s) da unidade
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.
Formas de comunicação da unidade com o público solicitante de serviço(s)
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.
Requisitos e documentos necessários para acessar os serviços da unidade
Cadastro junto ao sistema de gerenciamento de bibliotecas Pergamum.
Principais etapas para o processamento dos serviços
A equipe de atendimento aos usuários das bibliotecas busca oferecer atendimento no momento da demanda presencial. Demandas de serviços ou etapas de serviços enviados via SEI e e-mail, comumente são retornados com até 72 horas, salvo casos em que a demanda é mais elaborada, como nos casos de aquisição.
Previsão do prazo máximo para a prestação dos serviços
Cinco dias.
Prioridade para o atendimento do público
Atendimento presencial é prioritário.
Previsão do tempo de espera para o atendimento
No local, normalmente não há espera.

A Biblioteca Central conta ainda com um infocentro e outros serviços que vão além do empréstimo de livros, como auxílio à normatização de trabalhos acadêmicos, treinamentos e orientações, entre outros (Foto: Carolina de Paula/UFJF)
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
Por e-mail.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação
Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), e-mail, telefone, pessoalmente.
Sinalização visual no local de atendimento presencial (Ex: placas indicativas, cartazes, etc)
Sim.
Mecanismos de acessibilidade para pessoas com deficiência
Parcial. Elevador.
Condições de limpeza e conforto da unidade
Boas.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Contato via e-mail ou telefone, ou atendimento presencial.
Outras informações
As bibliotecas, além de universitárias, são públicas, permitindo dessa forma que toda a comunidade, interna ou externa, possa frequentar os espaços e consultar as obras. Entretanto, alguns serviços são direcionados apenas à comunidade acadêmica, como, por exemplo, empréstimo domiciliar de obras, auxílio à normalização de trabalhos acadêmicos, treinamentos e orientações, elaboração de fichas catalográficas e acesso às bases de dados.