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Faculdade de Enfermagem (Facenf)

A Faculdade de Enfermagem (Facenf) oferece o curso de Bacharelado em Enfermagem e Pós-Graduação Lato Sensu na modalidade de Residência, em parceria com o Hospital Universitário/Ebserh, em três especialidades (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

Setores da Unidade
Direção: direcao.enfermagem@ufjf.br
Coordenação da Graduação: coord.enfermagem@ufjf.br
Coordenação da Pós-Graduação: ppg.enfermagem@ufjf.br
Laboratórios: laboratorios.enfermagem@ufjf.br
Departamento de Enfermagem Básica
Departamento de Enfermagem Aplicada
Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública
Secretaria: secretaria.enfermagem@ufjf.br

Sites
www2.ufjf.br/enfermagem (abre em nova janela)
www2.ufjf.br/pgenfermagem (abre em nova janela)

Instagram
www.instagram.com/facenf.ufjf (abre em nova janela)

Telefone
(32) 2102-3821

Endereço
Universidade Federal de Juiz de Fora – Centro de Ciências da Saúde/Faculdade de Enfermagem – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – Juiz de Fora/MG – CEP: 36.036-900

Horário de Funcionamento
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

Serviços prestados pela unidade
A Faculdade de Enfermagem (Facenf) oferece o curso de Bacharelado em Enfermagem. Anualmente são admitidos 80 alunos de graduação em Enfermagem diurno integral, sendo que 40 ingressam no primeiro semestre e os demais no segundo semestre.

Por meio dos Laboratórios de Habilidades e Tecnologias (Lahtes), a Facenf promove o suporte necessário ao processo de ensino-aprendizagem teórico-prático aos docentes e discentes, proporcionando um espaço adequado para a realização de atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão, visando o desenvolvimento de competências técnico-científicas e socioeducativas.

Em 2024, inaugurou o Laboratório de Biotecnologia e Pesquisa Experimental (LaBiPEx), primeiro dedicado à pesquisa na Faculdade de Enfermagem, e desenvolvido para atender à crescente demanda por experimentação científica na área e para integrar práticas experimentais e inovações tecnológicas às intervenções assistenciais.

Os estudantes têm a oportunidade, durante o curso, de participar de variados projetos de extensão, pesquisa e treinamento profissional.

Em consonância com os princípios norteadores da UFJF, a Faculdade de Enfermagem forma profissionais qualificados, capacitados a atuarem de acordo com os princípios do SUS. A unidade conta com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu na modalidade mestrado acadêmico desde 2010, e contará com a modalidade Doutorado Acadêmico a partir de 2025, tendo como público-alvo profissionais com diploma emitido por instituições oficiais, reconhecidas pelo MEC.

Além disso, a unidade possui curso de Pós-Graduação Lato Sensu na modalidade de Residência, em parceria com o Hospital Universitário/Ebserh, sendo três especialidades: Multiprofissional em Saúde do Adulto com ênfase em doenças crônico-degenerativas, Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar e Multiprofissional em Saúde da Família.

A Faculdade ainda possui diversos projetos de extensão que atendem a população com condições de saúde específicas, como diabetes e hanseníase, e a população em geral.

Público ao qual se destina
Comunidade Acadêmica (Docentes, TAEs, Alunos e Terceirizados) e Comunidade Externa.

Formas de acesso ao(s) serviço(s) da unidade
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.

Formas de comunicação da unidade com o público solicitante de serviço(s)
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.

Requisitos e documentos necessários para acessar os serviços da unidade
Dependendo do tipo de solicitação, há a necessidade de preenchimento de formulário de identificação do solicitante e a descrição do serviço solicitado. Em outros casos, as solicitações são feitas por e-mail ou presencialmente, dispensando maiores formalidades.

Principais etapas para o processamento dos serviços
A depender do tipo de serviço solicitado. As demandas internas podem ser feitas pelo SEI ou Siga, assim como por e-mail, telefone e presencialmente, e as demandas externas, por e-mail, telefone e presencialmente.

Previsão do prazo máximo para a prestação dos serviços
Dada a variedade das demandas e do público atingido, pode variar, conforme o serviço solicitado. Os prazos preestabelecidos são conforme legislação interna da UFJF e legislação federal, que são observados no atendimento de determinados serviços.

Prioridade para o atendimento do público
Ordem de apresentação das solicitações, com priorização das demandas emergenciais, seja do público interno ou externo.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Normalmente, o atendimento é realizado de forma imediata, salvo em situações excepcionais, como acontece em período de férias, e ajuste de matrícula no âmbito das coordenações de curso. O tempo médio de espera por atendimento varia em torno de 20 minutos.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
Os públicos interno e externo podem se dirigir ao setores internos da Faculdade de Enfermagem, preferencialmente na secretaria da Instituição, que encaminha as reclamações e sugestões ao setor responsável (direção da Faculdade, coordenação de disciplina, coordenação de curso, chefias de departamento, entre outros).

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação
E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.

Sinalização visual no local de atendimento presencial (Ex: placas indicativas, cartazes, etc)
Sim.

Mecanismos de acessibilidade para pessoas com deficiência
Sim. A unidade conta com sistema de acompanhamento de alunos que necessita de suporte adicional. Além disso, o espaço físico da Faculdade de Enfermagem conta com elevador central para acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Condições de limpeza e conforto da unidade
Boas.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Os usuários podem ser atendidos por telefone ou presencialmente.