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Reitoria (Gabinete/Secretaria)

Prédio da Reitoria, no campus-sede da UFJF (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Setores da Unidade
Gabinete da Reitoria
Secretaria-Geral da Reitoria
Comissão de Ética.

Site
Gabinete da Reitoria: ufjf.br/ufjf/sobre/organizacao/reitoria/ (abre em nova janela)
Secretaria-Geral: https://www2.ufjf.br/consu/ (abre em nova janela)
Comissão de Ética: https://www2.ufjf.br/comissaodeetica/ (abre em nova janela)

E-mails
Gabinete da Reitoria: secretaria.reitoria@ufjf.br e gabinete.reitoria@ufjf.br
Secretaria-Geral: secretariageral.reitoria@ufjf.br
Comissão de Ética: comissao.etica@ufjf.br

Telefones
Gabinete: (32) 2102-3903 e (32) 2102-3974
Secretaria-Geral: (32) 2102-3904 e (32) 2102-3909
Comissão de Ética: (32) 2102-3939

Endereço
Universidade Federal de Juiz de Fora – Reitoria – Rua José Lourenço Kelmer s/n, Campus Universitário, Bairro São Pedro, Juiz de Fora/MG – CEP 36036-330

Horário de Funcionamento
Gabinete da Reitoria: Segunda a sexta, das 7h às 19h
Secretaria-Geral: Segunda a sexta, das 7h30 às 19h30
Comissão de Ética: Atendimento presencial nas segundas e terças-feiras, das 8h às 14h, e por telefone e e-mail nos demais dias úteis.

Serviços prestados pela unidade
Gabinete da Reitoria: O Gabinete da Reitoria é responsável por dar suporte às ações administrativas do(a) reitor(a) e do(a) vice-reitor(a). É responsável pelo controle de toda documentação que tramita no Gabinete, tais como ofícios, processos, portarias e outros documentos, e agendamento das reuniões, além de prestar atendimento a toda comunidade universitária (Docentes, Técnico-administrativos em Educação e Discentes) e comunidade externa à UFJF, realizando os encaminhamentos devidos e/ou efetuando o pronto atendimento às demandas apresentadas.

Secretaria-Geral: A Secretaria-Geral da Reitoria tem, dentre suas funções, assessorar a Reitoria em todas as questões do funcionamento e desenvolvimento da gestão universitária, zelando pela concretização das finalidades da UFJF, enquanto órgão de apoio à execução das rotinas administrativas institucionais. Também é responsável pela preparação e organização das reuniões ordinárias, extraordinárias e sessões solenes do Conselho Superior, bem como de todas as atividades relacionadas às suas atividades e funções.

Comissão de Ética: Tem as funções de orientação e aconselhamento sobre a ética profissional do servidor no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, e apuração, mediante denúncia ou de ofício, de condutas em desacordo com as normas éticas.

Público ao qual se destina
Comunidade Acadêmica (Docentes, TAEs, Alunos e Terceirizados) e Comunidade Externa.

Formas de acesso ao(s) serviço(s) da unidade
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.

Formas de comunicação da unidade com o público solicitante de serviço(s)
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.

Requisitos e documentos necessários para acessar os serviços da unidade
Gabinete da Reitoria: Variam conforme o serviço solicitado.

Secretaria-Geral: Variam de acordo com a natureza da demanda. Em geral, para atendimento ao público interno e externo, através do envio de e-mail ou ofício. Para a solicitação de deliberação do Conselho Superior da UFJF, é necessária a abertura de processo por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) da Universidade.

Comissão de Ética: Tratando-se de denúncia ou representação, são necessários:
(a) a descrição da conduta
(b) indicação da autoria, caso seja possível
(c) apresentação dos elementos de prova ou indicação de onde podem ser encontrados.

Principais etapas para o processamento dos serviços
Gabinete da Reitoria: Recebimento da demanda; Análise; Encaminhamento aos setores competentes e ou resposta à demanda apresentada.

Secretaria-Geral: Solicitação (abertura da demanda), verificação, atendimento (prestação), que pode ser realizado diretamente ou mediante encaminhamento para a instância adequada, e resposta.

Comissão de Ética: Recebimento da denúncia ou representação pela Comissão; submissão da denúncia ou representação à apreciação da Comissão, em reunião ordinária, para análise de sua admissibilidade e sorteio do relator; instrução processual (colheita de provas); análise e deliberação da Comissão.

Previsão do prazo máximo para a prestação dos serviços
Conforme a demanda.

Prioridade para o atendimento do público
Gabinete da Reitoria: Há um fluxo contínuo de demandas, as quais são, via de regra, atendidas à medida em que são recebidas pelo Gabinete. Contudo, há demandas urgentes que recebem atenção prioritária.

Secretaria-Geral: Inexistindo prazos limites ou urgência nas demandas, o atendimento é feito por ordem de chegada, ressalvados casos em que houver possibilidade de agendamento, asseguradas as prioridades legais.

Comissão de Ética: Não há prioridades pré-estabelecidas, mas a Comissão, constatando a necessidade, pode priorizar casos mais graves e delicados, inclusive por meio da realização de reuniões extraordinárias.

Previsão do tempo de espera para o atendimento
Gabinete da Reitoria e Secretaria-Geral: Conforme a demanda.

Comissão de Ética: Não há um prazo pré-estabelecido por qualquer normativa. O tempo de espera depende, diretamente, da complexidade da demanda. Além disso, a Comissão realiza uma reunião ordinária por mês, de modo que a data em que o usuário protocolar sua demanda, inevitavelmente, também influenciará no prazo de atendimento.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
Gabinete da Reitoria: Sugestões e reclamações podem ser encaminhadas à Central de Atendimentos, à Ouvidoria e/ou ao próprio Gabinete.

Secretaria-Geral: Através de e-mail, telefone, pessoalmente ou dos Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc).

Comissão de Ética: Podem ser utilizados os mesmos canais de contato para a prestação dos serviços pela Comissão: e-mail, SEI, telefone e protocolo no Fala-BR.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone, Pessoalmente.

Sinalização visual no local de atendimento presencial (Ex: placas indicativas, cartazes, etc)
Sim.

Mecanismos de acessibilidade para pessoas com deficiência
Parcial. A unidade possui acessibilidade para cadeirantes, por exemplo, mas não consegue, ainda, contemplar uma gama maior de deficiências, como visual e auditiva.

Condições de limpeza e conforto da unidade
Boas.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Gabinete da Reitoria: Telefone, e-mail ou pessoalmente.

Secretaria-Geral e Comissão de Ética: Telefone e/ou pessoalmente.

Outras informações
Gabinete da Reitoria: Os atendimentos presenciais a serem realizados pelo(a) reitor(a) e/ou vice-reitor(a) devem ser solicitados (e-mail, telefone ou pessoalmente) com antecedência de, no mínimo, cinco dias, a fim de organização da agenda.

Secretaria-Geral: A Secretaria-Geral da Reitoria está em constante análise e aprimoramento de suas funções de modo a garantir um maior alcance nos resultados.