
A Procult é o órgão administrativo central que responde por toda a dinâmica de eventos e demandas no âmbito da cultura da UFJF. Além de espaços de museus, teatros e galerias de arte, a Pró-Reitoria é responsável pelos chamados corpos estáveis, como a Orquestra Sinfônica Pró-Música (Foto: Fernando Itaborahy)
Setores da Unidade
Secretaria da Procult
Órgãos Executores
Centro Cultural Pró-Música (abre em nova janela)
Centro de Conservação da Memória (Cecom) (abre em nova janela)
Cine-Theatro Central (abre em nova janela)
Forum da Cultura (abre em nova janela)
Galerias da Casa-Sede do Jardim Botânico (abre em nova janela)
Memorial da República Presidente Itamar Franco (abre em nova janela)
Museu da Moda Social (MMOS) (abre em nova janela)
Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (Maea) (abre em nova janela)
Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) (abre em nova janela)
Escola de Artes Pró-Música
Galeria Espaço Reitoria
Corpos Estáveis
Coral da UFJF
Coral Pró-Música (abre em nova janela)
Orquestra Sinfônica Pró-Música (abre em nova janela)
Site
https://www2.ufjf.br/procult/ (abre em nova janela)
E-mails
Secretaria da Procult: secretaria.procultura@ufjf.br
Centro Cultural Pró-Música: secretaria.promusica@ufjf.br
Centro de Conservação da Memória: cecomufjf@gmail.com
Cine-Theatro Central: cinetheatrocentral@ufjf.br
Coral da UFJF: coral@ufjf.br
Escola de Artes Pró-Música: secretaria.escoladeartespm@ufjf.br
Forum da Cultura: forumdacultura@ufjf.br
Memorial da República Presidente Itamar Franco: secretaria.memorial@ufjf.br
Museu de Arqueologia e Etnologia Americana: maea@ufjf.br
Museu de Arte Murilo Mendes: producaomamm@ufjf.br
Telefones
Gabinete: (32) 2102-3987
Secretaria da Procult: 2102-3964 (Administração) /(32) 2102-3965 (Produção)
Centro Cultural Pró-Música: 2102-6332 (Administração) / (32) 2102- 6333 (Secretaria)
Centro de Conservação da Memória: (32) 2102-6339
Cine-Theatro Central: 2102-6330 (Administração) /(32) 2102-6329 (Bilheteria)
Coral da UFJF: (32) 2102-6305
Escola de Artes Pró-Música: 2102-6313 (Administração) / (32) 2102-6389 (Secretaria)
Forum da Cultura: (32) 2102-6305
Memorial da República Presidente Itamar Franco: (32) 2102-3594
Museu da Moda Social: (32) 2102-6389
Museu de Arqueologia e Etnologia Americana: (32) 2102-6380
Museu de Arte Murilo Mendes: 2102-3582 (Recepção) / (32) 2102-3583 (Produção)
Endereço
Universidade Federal de Juiz de Fora – Pró-Reitoria de Cultura (Procult) – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário/Prédio da Reitoria – Bairro São Pedro – Juiz de Fora/MG – CEP: 36036-900 (Salas 1011 e 1012)
Horário de Funcionamento
Das 7h às 19h.

O Coral da UFJF também é vinculado à Procult, com apresentações já tradicionais nos eventos locais e também fora da cidade (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)
Serviços prestados pela unidade
A Procult é o órgão administrativo central que responde por toda a dinâmica de eventos e demandas no âmbito da cultura da UFJF. A unidade também auxilia na resolução de demandas diversas dos espaços a ela ligados, sendo estes Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), Memorial da República Presidente Itamar Franco, Cine-Theatro Central, Centro Cultural Pró-Música, Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (Maea), Forum da Cultura e Centro de Conservação da Memória (Cecom), além do Coral da UFJF, do Coral Pró-Música, da Orquestra Sinfônica do Pró-Música e do Museu da Moda Social (em construção).
Situada no coração da Reitoria, e ocupando as salas 111 e 112, a secretaria da Pró-Reitoria de Cultura funciona como uma espécie de “matriz informacional” da cultura na Universidade. Por este setor, tramitam demandas dos mais variados tipos, desde a liberação de requisições, viagens, protocolo de documentos, elaboração de ofícios e atestados, entre outros. O atendimento à solicitação dos usuários internos e externos é a função precípua do setor, pois a Procult concentra um considerável número de setores a ela vinculados, de modo que a atenção ao usuário é realizada diuturnamente, sempre em resposta a esclarecimentos, perguntas e informações diversas acerca dos setores que a constituem.
Cabe à Procult também a gestão e análise de projetos diversos, inclusive os de captação de recursos, com a participação de seus órgãos executores, corpos estáveis e outras pró-reitorias da UFJF, no que diz respeito ao planejamento de propostas que excedem o orçamento oficial previsto. Da mesma forma, lhe cabe a busca de parcerias em comunhão com a missão de fazer fluir ampla e democraticamente os bens culturais materiais e imateriais sob sua administração.
Público ao qual se destina
Comunidade Acadêmica (Docentes, TAEs, Alunos e Terceirizados) e Comunidade Externa.
Formas de acesso ao(s) serviço(s) da unidade
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc).
Formas de comunicação da unidade com o público solicitante de serviço(s)
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.
Requisitos e documentos necessários para acessar os serviços da unidade
O acesso pode se dar através de formalização de demanda via e-mail institucional do setor, pelas redes sociais da Procult, através de ofício via SEI, por carta física endereçada à responsável pelo
setor (pró-reitor de Cultura ou secretários diretos) ou por agendamento pessoalmente no local de funcionamento, via telefone ou e-mail.
Os serviços oferecidos concentram-se em formalização de demandas para solicitação de uso dos espaços culturais geridos pela Pró-Reitoria de Cultura, de uso do espaço de exposições da Reitoria, solicitação de apoio a projetos culturais nas suas diversas manifestações intrínsecos à UFJF ou externos à comunidade acadêmica (estes propícios à comunidade em geral), ou com transporte e diárias para participação em eventos (estes exclusivamente voltados a TAEs, docentes e estudantes da UFJF).
Principais etapas para o processamento dos serviços
1) Formalização de demanda via e-mail institucional, por meio de ofício via SEI, por carta física endereçada à responsável pelo setor (pró-reitor de Cultura ou secretários diretos) ou por agendamento pessoalmente no local de funcionamento, via telefone ou e-mail.
2) Acolhimento da demanda pela secretaria da Procult através dos funcionários que atuam no setor.
3) Encaminhamento da demanda ao pró-reitor de Cultura para avaliação.
4) Retorno aos interessados quanto à resposta por parte da responsável pelo setor quanto à demanda apresentada. Em caso de resposta positiva, agendamento de encontro presencial caso este seja viável e/ou necessário.
Previsão do prazo máximo para a prestação dos serviços
O prazo para retorno às demandas apresentadas não ultrapassam 48 horas úteis; porém a concretização pode demandar um prazo maior, a depender dos trâmites envolvidos e do grau de complexidade da demanda, tendo em vista que muitas vezes depende-se de resposta e/ou aprovação de outros setores da instituição.
Prioridade para o atendimento do público
Demandas urgentes voltadas ao Poder Judiciário ou a órgãos do Executivo, além de questões e respostas cujos prazos prevejam retorno imediato para cumprimento e retorno.

A Galeria Espaço Reitoria sedia exposições e eventos de arte, dando à sede da administração da Universidade um toque de leveza e reflexão (Foto: Maria Otávia Rezende/UFJF)
Previsão do tempo de espera para o atendimento
O prazo para atendimento às demandas apresentadas não ultrapassa 48 horas úteis, porém a concretização pode demandar um prazo maior a depender dos trâmites envolvidos e do grau de complexidade da demanda, tendo em vista que muitas vezes depende-se de resposta e/ou aprovação de outros setores da instituição.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
O acesso pode se dar através de formalização de demanda via e-mail institucional do setor; pelas redes sociais da Procult, através de ofício via SEI; por carta física endereçada à responsável pelo
setor (pró-reitor de Cultura ou secretários diretos); ou por agendamento pessoalmente no local de funcionamento, via telefone ou e-mail.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação
Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), e-mail, telefone, pessoalmente.
Sinalização visual no local de atendimento presencial (Ex: placas indicativas, cartazes, etc)
Sim.
Mecanismos de acessibilidade para pessoas com deficiência
Sim. Condições adequadas dentro do princípio da razoabilidade, tendo em vista que o setor se encontra localizado dentro do campus da Reitoria da UFJF, que oferece condições de acessibilidade e conforto ao público usuário, consulente e transeunte.
Condições de limpeza e conforto da unidade
Boas.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
O acesso pode se dar através de formalização de demanda via e-mail institucional do setor, por carta física, telefone ou por agendamento pessoalmente no local de funcionamento, diariamente aberto das 7h às 19h.