Juiz de Fora

O HU conta com duas unidades hospitalares e um Centro de Atenção Psicossocial, com atendimentos 100% pelo SUS, em diversas especialidades, algumas como referência, e funciona como centro de formação prática e de integração entre profissionais, estudantes, instituições e população. Na foto, a unidade Dom Orione (Foto: HU/Ebserh)
UFJF/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)
Juiz de Fora
Setores da Unidade
A estrutura organizacional pode ser conferida pelo link https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hu-ufjf/acesso-a-informacao/institucional (abre em nova janela), na aba “estrutura organizacional”.
E-mails
sup.hu-ufjf@ebserh.gov.br
Outros endereços de e-mails podem ser acessados em https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hu-ufjf/acesso-a-informacao/institucional (abre em nova janela), na aba “Quem é quem”.
Endereços e horário de funcionamento
https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hu-ufjf/acesso-a-informacao/institucional/endereco-e-horario-de-atendimento (abre em nova janela)
Serviços prestados pela unidade
Saúde
O HU-UFJF oferta mais de 60 serviços especializados nas mais diversas áreas assistenciais, dentre eles: neurocirurgias; cirurgias vasculares; transplantes; atenção a doenças autoimunes e contagiosas; saúde reprodutiva; saúde bucal; atenção psicossocial; atenção cardiovascular; endocrinologia; fisioterapia; hemoterapia; atenção a doença renal crônica; oftalmologia; oncologia; pneumologia; urologia; processo transexualizador; medicina nuclear; obstetrícia; ginecologia.
Ensino
Atende aos alunos dos cursos de graduação da UFJF, na área da saúde (Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social), com atividades práticas em ambulatórios, enfermarias, serviços assistenciais e laboratórios.
Na pós-graduação, são oferecidas, a cada ano, vagas e bolsas para novos residentes médicos, distribuídas em 29 especialidades, e para residentes uni e multiprofissionais e em áreas da saúde, consolidando a oferta de projetos de treinamento profissional.
Pesquisa
Atende a comunidade científica e pesquisadores através do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP/HU-UFJF). Credencia os pesquisadores, autorizando e fomentando o desenvolvimento de projetos de pesquisa através da construção de indicadores e do monitoramento das linhas de pesquisa e de seus resultados.
Disponibiliza bolsas a pesquisadores e discentes de graduação através do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), contemplando projetos de pesquisa.
Publica artigos científicos de pesquisas básicas e aplicadas na área das ciências da saúde através do HU Revista, periódico de acesso aberto. Assessora gestores no desenvolvimento de tecnologias de saúde através do Núcleo de Avaliação de Tecnologia em Saúde (Nats).
Extensão
Fomenta o desenvolvimento de projetos de extensão que contam com a participação de bolsistas e voluntários, primando pela articulação das ações institucionais com as necessidades da comunidade, no intuito de garantir a integração do conhecimento científico com a assistência aos cidadãos.
Inovação
Realiza atendimentos remotos a pacientes através da telemedicina e telessaúde, proporcionando o desenvolvimento e a implementação de projetos de pesquisa, educação, assistência clínica e diagnóstica.
Gestão
Compõe a rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), consolidando normas sobre políticas nacionais de saúde.

O hospital oferta mais de 60 serviços especializados nas mais diversas áreas assistenciais, dentre eles: neurocirurgias; cirurgias vasculares; transplantes; atenção a doenças autoimunes e contagiosas; saúde reprodutiva; saúde bucal; atenção psicossocial; atenção cardiovascular; endocrinologia; fisioterapia; hemoterapia; atenção a doença renal crônica; oftalmologia; oncologia; pneumologia; urologia; processo transexualizador; medicina nuclear; obstetrícia; e ginecologia (Foto: Comunicação HU-UFJF/Ebserh)
Público ao qual se destina
Comunidade Acadêmica (Docentes, TAEs, Alunos e Terceirizados) e Comunidade Externa.
Formas de acesso ao(s) serviço(s) da unidade
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.
Formas de comunicação da unidade com o público solicitante de serviço(s)
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.
Requisitos e documentos necessários para acessar os serviços da unidade
Ser aluno da UFJF matriculado em cursos de graduação da área da saúde vinculados ao HU- UFJF; ser residente dos programas de residência médica, uni e multiprofissional conveniados pela UFJF; ser usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) referenciado pelo Gestor Municipal de Saúde (Secretaria Municipal de Saúde).
Documentos necessários para os atendimentos assistenciais: Identidade (RG); documento de identificação com foto (para menores de idade também é aceita a certidão de nascimento); CPF; Cartão SUS; Telefones para contato; Comprovante de residência (contas de água, luz, telefone).
Principais etapas para o processamento dos serviços
Atendimentos Ambulatoriais
O ambulatório de especialidades possui 26 salas para atendimento multiprofissional que ficam localizadas no segundo andar, e 14 salas que ficam localizadas no primeiro andar do HU-UFJF, Unidade Dom Bosco. Para a primeira consulta, o agendamento é realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS), via Central de Marcação de Consultas da Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora, por meio do Sistema de Regulação (Sisreg). Os retornos são agendados no Setor de Retorno do Ambulatório, na Recepção Central do HU-UFJF, Unidade Dom Bosco, de acordo com a solicitação do profissional médico e a disponibilidade de vagas no momento da solicitação.
Exames Laboratoriais
O agendamento e a coleta de exames laboratoriais devem ser realizados na Unidade Ambulatorial, com exceção dos que são referenciados via Unidade Básica de Saúde (UBS). Para retirada do resultado impresso, o paciente deve levar o protocolo e procurar a recepção do laboratório entre 10h e 11h. O agendamento de exames ambulatoriais de pessoas que residem fora do município de Juiz de Fora é realizado pela Secretaria de Saúde do seu local de residência. O agendamento de exames ambulatoriais de pessoas que residem no município de Juiz de Fora é realizado pelo PAM Marechal.
Internações Clínicas
Para uma pessoa ser internada no HU-UFJF, é necessário que o hospital de origem realize solicitação de transferência no sistema estadual de regulação SUS Fácil; tal solicitação será regulada pelo Departamento de Regulação das Internações Hospitalares (Drih). A solicitação de vaga/leito, após regulada pela Drih, é avaliada pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR), composto por médicos, enfermeiros e funcionários administrativos. A internação por transferência de outra unidade hospitalar ocorre nos casos de pacientes que estão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou em outro hospital e são transferidos para o HU-UFJF. O pedido de transferência deve ser feito pelo Complexo Regulador. Após avaliação do pedido pelo NIR, havendo vaga disponível, o paciente é transferido.
Internações Cirúrgicas
Para a internação cirúrgica programada (eletiva), o paciente deve comparecer ao serviço de Internação do HU-UFJF no dia e horário marcado. As cirurgias eletivas são cirurgias agendadas previamente, com no mínimo 12 horas de antecedência, e são oriundas de atendimentos feitos no SUS. Os pacientes, na maioria, são os que se encontram na fila de espera administrada pelo Sisreg. Os procedimentos são realizados em pacientes com patologias diversas, e configuram também um vasto campo de ensino para os residentes dos programas de Residência Médica e em Área Profissional da Saúde.
Atendimentos Obstétricos
As pacientes são encaminhadas via Sistema de Regulação da Prefeitura (Sisreg), interconsultas do próprio HU e por demandas espontâneas. O atendimento no HU-UFJF é feito de maneira interprofissional, pela atuação conjunta de médicos obstetras e enfermagem obstétrica, nas salas de atendimentos do terceiro andar da unidade Dom Bosco, compartilhando espaço com o Hospital Dia. Tem-se também atenção multiprofissional pelos encaminhamentos principalmente para Endocrinologia, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Assistente Social, Pediatria e Odontologia. Acrescenta-se que este cenário é campo de prática para a Residência de Ginecologia e Obstetrícia e para os acadêmicos da UFJF. No momento da parturição, as pacientes são encaminhadas para as unidades hospitalares municipais, retornando para o acompanhamento puerperal no HU-UFJF após alta hospitalar.
Pós-Graduação
O processo seletivo para entrada dos residentes é realizado anualmente por meio do Exame Nacional de Residência (Enare). É um processo de seleção realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que tem como objetivo oferecer mais oportunidades de vagas de residências nas áreas médica, multi e uniprofissional. O residente recebe bolsa concedida pelo Ministério da Educação (MEC) ou pelo Ministério da Saúde (MS) para custear sua formação. Os programas têm duração de dois a três anos, dependendo da especialidade.
Atendimento ao Pesquisador
Realizado, de forma presencial, pela Unidade de Gestão da Pesquisa (Ugpesq), das 8h às 17h, na unidade Dom Bosco, no segundo andar do bloco B (sala 294). Além disso, a Ugpesq disponibiliza consultoria on-line a respeito de temas correlatos, que proporciona, além do esclarecimento de dúvidas e compartilhamento de informações, comodidade ao pesquisador. O pesquisador também tem disponível capacitação para submissão de projetos no sistema Rede Pesquisa, promovido anualmente pela unidade. O HU-UFJF, como um hospital de ensino, possui o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), constituído e em permanente funcionamento desde 2008. Atualmente, a secretaria do CEP/HU-UFJF funciona das 8h às 12h, na unidade Santa Catarina, em sala da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP).

Além de oferecer serviços aos usuários do SUS, o HU incentiva a comunidade científica, com disponibilização de bolsas para pesquisadores, publicação de artigos em sua revista de ciência e assessoramento de gestores com vistas a desenvolver tecnologias de saúde, entre outras ações. Na foto, a unidade Santa Catarina (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)
Previsão do prazo máximo para a prestação dos serviços
Atendimentos ambulatoriais e realização de exames laboratoriais: 30 minutos.
Prioridade para o atendimento do público
Atendimentos ambulatoriais e realização de exames laboratoriais: pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos têm atendimento prioritário (Lei nº 10.048/2000). Além destes, pacientes oncológicos, transplantados e portadores de deficiência física ou mental também devem ter prioridade.
Previsão do tempo de espera para o atendimento
Atendimentos Ambulatoriais: O horário de chegada para o atendimento corresponde ao horário do agendamento da consulta. O tempo de espera pode variar de acordo om número de pacientes da agenda.
Exames Laboratoriais: entre o horário de chegada, a realização do cadastro e a coleta, o paciente espera, no máximo, 30 minutos. A exceção é no caso de alguns exames que necessitam mais de uma coleta, com intervalos entre uma e outra.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
Via Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (FalaBR), cujas manifestações são tratadas pela Ouvidoria Interna da Rede Ebserh, vinculada ao HU-UFJF, e direcionadas às áreas demandadas.
O acesso à plataforma está disponível no sítio eletrônico do HU-UFJF: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hu-ufjf/acesso-a-informacao/servico-de-informacao-ao-cidadao/link-para-a-plataforma-integrada-de-ouvidoria-e-acesso-a-informacao-fala-br (abre em nova janela).
Caso o link não funcione, basta acessar https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hu-ufjf/ (abre em nova janela) e então buscar o módulo “acesso à informação”. Em seguida, “serviço de informação ao cidadão” e, depois, o link para a plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação
Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), e-mail, telefone, pessoalmente.
Sinalização visual no local de atendimento presencial (Ex: placas indicativas, cartazes, etc)
Sim.
Mecanismos de acessibilidade para pessoas com deficiência
Sim. Rampas, elevadores e mobiliários especiais.
Condições de limpeza e conforto da unidade
Satisfatórias.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
O sistema de gestão hospitalar (AGHU) é acionado através do acesso ao backup da base de dados via Administração Central da Ebserh. O Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (SETISD) do HU-UFJF possui plano operacional no caso de indisponibilidade do sistema, o qual, por questões de segurança, está disponível apenas para os técnicos de TIC. Também são utilizadas fichas/guias físicas para a realização e manutenção dos atendimentos e procedimentos assistenciais.
Outras informações
O HU-UFJF é um hospital 100% SUS que atende a mais de 200 municípios referenciados, realizando anualmente: 210 mil consultas; 360 mil exames laboratoriais; 12 mil cirurgias; e 5.500 internações. Atende a toda população direcionada pelo Gestor Municipal de Saúde. O HU-UFJF também atende anualmente mil alunos de nove cursos de graduação da UFJF na área da saúde; 300 residentes nas áreas médica, uni e multiprofissionais; e 80 pesquisadores.