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Forum da Cultura

O Forum da Cultura disponibiliza e promove diversas atrações culturais, como o Museu de Cultura Popular, a Pinacoteca, a Coleção Presépio, arquivos de obras raras de música erudita e galeria de arte, além de espetáculos teatrais (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Setores
Direção
Coral da UFJF
Museu de Cultura Popular
Galeria de Arte
Secretaria

Site
ufjf.br/forumdacultura (abre em nova janela)

E-mails
forumdacultura@ufjf.br
coral@ufjf.br

Telefones
(32) 2102-6306
(32) 2102-6305

Endereço
Rua Santo Antônio, 1112 – Centro, Juiz de Fora/MG – CEP: 36015-001

Horário de Funcionamento
Segunda a sexta: Das 10h às 19h.

Serviços prestados pela unidade
Inaugurado em 1972, o espaço disponibiliza e promove diversas atrações culturais.

O Museu de Cultura Popular da UFJF, com mais de três mil peças em acervo, oferece exposições mensais com estatuárias, peças de crenças religiosas e cerâmicas, brinquedos populares, entre outras peças de culturas nacionais e estrangeiras.

A Pinacoteca, iniciada nos anos 90, contempla obras de artistas juiz-foranos e mineiros em exposição permanente. Dentre os mais conhecidos, estão Dnar Rocha e Carlos Bracher, além de pinturas figurativas de Lages das Neves e abstrações de Amaury de Battisti.

O Forum da Cultura é também a casa do grupo de teatro Divulgação, reconhecido como bem imaterial de Juiz de Fora (Foto: Jesualdo Castro/UFJF)

A Coleção Presépio, que nasceu através do professor Antônio Weitzel, em 1988, é exposta tradicionalmente nos finais de ano e tem sido ampliada com doações. Com destaque para presépios vindos da Angola e da Itália, o acervo reúne mais de cem unidades.

O espaço guarda ainda obras raras da música erudita, desde composições medievais a compositores contemporâneos, com a intenção de serem disponibilizadas aos visitantes no futuro. Dentre os discos de destaque, está o “Panis Angelicus”, na voz de Benjamino Gigli. Pelo casarão também é possível se deparar com uma vitrola à manivela de 1904 e um gramofone da mesma época.

Uma das salas do prédio também preserva a memória da UFJF, com telas que retratam os antigos prédios da Universidade e relembram a época em que o Forum abrigou o primeiro gabinete da reitoria.

O Forum ainda conta com a Galeria de Arte, um espaço aberto para exposição de artistas locais e de âmbito nacional, e oferece cursos e oficinas, além de ser a casa do Grupo de Teatro Divulgação e do Coral da UFJF.

Além disso, o Forum da Cultura realiza eventos como lançamentos de livros, CDs e concertos variados.

Público ao qual se destina
Comunidade Acadêmica (Docentes, TAEs, Alunos e Terceirizados) e Comunidade Externa.

Formas de acesso ao(s) serviço(s) da unidade
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.

Formas de comunicação da unidade com o público solicitante de serviço(s)
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.

Requisitos e documentos necessários para acessar os serviços da unidade
O Forum da Cultura é um espaço aberto ao público, com entrada gratuita.

Coleção Presépio, do Museu de Cultura Popular, reúne hoje mais de cem peças, incluindo presépios vindos de Angola e da Itália (Foto: Divulgação)

Principais etapas para o processamento dos serviços
As visitas podem ser feitas sem agendamento ou pré-agendadas, normalmente quando são grupos grandes e/ou oriundos de outras cidades. O contato pode ser feito presencialmente na secretaria, por e-mail, telefone ou redes sociais.

Previsão do prazo máximo para a prestação dos serviços
Não se aplica.

Prioridade para o atendimento do público
Pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo têm atendimento prioritário.

Previsão do tempo de espera para o atendimento
O atendimento é feito na hora de chegada do visitante.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
Telefone, e-mail, redes sociais, ou presencialmente.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.

Sinalização visual no local de atendimento presencial (Ex: placas indicativas, cartazes, etc)
Sim.

Mecanismos de acessibilidade para pessoas com deficiência
Não. Não há mecanismos.

Condições de limpeza e conforto da unidade
Boas.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
O contato é feito por telefone e as pessoas são recebidas pessoalmente para visitas e para assistir aos espetáculos.