
O Cecom é um órgão suplementar da UFJF que busca promover, a partir de ações de caráter multidisciplinar, a preservação da memória social (Foto: Divulgação)
Site
https://www2.ufjf.br/cecom/ (abre em nova janela)
E-mail
cecom.procultura@ufjf.br
Telefone
(32) 2102-6339
Endereço
Centro de Conservação da Memória (Cecom) – Avenida Getúlio Vargas, 763, Centro, Juiz de Fora/MG – CEP: 36013-011
Horário de Funcionamento
De segunda a sexta, das 7h às 19h.
Serviços prestados pela unidade
O Cecom é um órgão suplementar da UFJF que busca promover, a partir de ações de caráter multidisciplinar, a preservação da memória social. Para isso oferece os seguintes serviços: Atendimento a pesquisadores; minicursos; organização de eventos; realização de exposições virtuais e presenciais; visitas mediadas; e serviços administrativos.
Público ao qual se destina
Comunidade Acadêmica (Docentes, TAEs, Alunos e Terceirizados) e Comunidade Externa.
Formas de acesso ao(s) serviço(s) da unidade
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.
Formas de comunicação da unidade com o público solicitante de serviço(s)
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente, Redes Sociais.
Requisitos e documentos necessários para acessar os serviços da unidade
Agendamento através de preenchimento de formulário, solicitação feita por e-mail ou por telefone.
Principais etapas para o processamento dos serviços
Conservação e organização de acervos documentais
– Separação em séries do acervo Dormevilly Nóbrega
– Higienização
– Catalogação acervo D.A. da antiga Escola de Engenharia
– Digitalização acervo D.A. da antiga Escola de Engenharia.
– Reclassificação do acervo do DCE
– Digitalização do acervo do DCE
Exposição física
– Preparação do ambiente onde será realizada a exposição
– Curadoria e impressão do material para a exposição.
– Abertura da exposição e atendimento aos visitantes
Visita técnica e Atendimento a pesquisadores
– Agendamento
– Preparação de documentação e do espaço físico
– Atendimento aos visitantes
Minicursos
– Preparação dos materiais a serem utilizados
– Realização do minicurso
– Confecção e entrega de certificados
Previsão do prazo máximo para a prestação dos serviços
Varia conforme solicitação. O atendimento é realizado com o mínimo de prazo possível, sendo que a maioria das solicitações são atendidas de imediato.
Prioridade para o atendimento do público
Conforme prevê a Lei 10.048, de 8 de novembro de 2000; ou seja, pessoas com deficiência, pessoas com transtorno do espectro autista, pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com criança de colo, obesos, pessoas com mobilidade reduzida e doadores de sangue têm atendimento prioritário.
Previsão do tempo de espera para o atendimento
Imediato.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
As reclamações devem ser enviadas por e-mail. Elas são discutidas pelos funcionários e pelo diretor e enviada resposta via e-mail.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone ou Whatsapp, Pessoalmente.
Sinalização visual no local de atendimento presencial (Ex: placas indicativas, cartazes, etc)
Não.
Mecanismos de acessibilidade para pessoas com deficiência
Parcial. Alocação dos documentos solicitados para consulta em local adequado conforme a necessidade específica do solicitante.
Condições de limpeza e conforto da unidade
Boas.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Pessoalmente e telefone.