Fechar menu lateral

Nossa História

Em março de 2020, foi estabelecida uma parceria entre entes públicos, privados, academia e startup para auxiliar no desenvolvimento de um serviço de teleorientação aos casos suspeitos de COVID19. Da ação conjunta entre Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Grupo de Modelagem Computacional Aplicada da Universidade Federal de Juiz de Fora (GMCA/UFJF), Nvoip e Automaway, nasceram os sistemas “Busco Saúde”, um sistema de automonitoramento e teleorientação à população de casos suspeitos de contaminação por COVID-19, e “Gestão Conora”, um sistema para cadastro dos atendimentos do Busco Saúde e de todos os casos confirmados e suspeitos de COVID-19 levantados pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Prefeitura de Juiz de Fora.

Em seguida, o objetivo principal se tornou evitar a transmissão adicional da doença através da implantação de um sistema de monitoramento e rastreio de contactantes, sendo realizada a devida identificação, quarentena e monitoramento de todas as pessoas registradas no Gestão Corona. Em parceria com a Faculdade de Medicina da UFJF, as novas funcionalidades dos sistemas permitiram a ação de rastreamento e monitoramento de COVID19 em 24 Unidades Básicas de Saúde de JF e áreas descobertas, como parte do programa de estágio orientado dos alunos do curso de Medicina da UFJF.

No início de 2021, o Busco Saúde passou por mais uma evolução passando agora a incorporar o módulo de vacinação de COVID19. No módulo de vacinação é possível cadastrar vacinadores, vacináveis, unidades de vacinação, controle de estoque, monitoramento da campanha de vacinação e comunicação com o eSUS.

Diante de toda essa experiência adquirida, realizamos novas adaptações das plataformas computacionais do Busco Saúde para atender de forma personalizada a comunidade da Universidade Federal de Juiz de Fora. Através do uso dessa nova versão dos sistemas, os usuários são capazes de realizar a autonotificação e o automonitoramento de sintomas que possam estar relacionados com uma infecção por SARS-CoV-2, e serem acompanhados por profissionais treinados para as devidas orientações.

Nesse novo sistema, espera-se também realizar o acompanhamento epidemiológico dentro da UFJF, sendo capaz de prever possíveis avanços na infecção por COVID19 dentro da instituição e permitir que as instâncias gestoras possam tomar medidas intervencionistas para conter o espalhamento da doença.

Contatos

(32) 2102-6342

buscosaude.cat@ufjf.br

+553221026342

http://buscosaudeapp.ufjf.br/