Fechar menu lateral

Informativo 500 – Ser vivo mais rápido do mundo; Professor César Ades e ENADE

1 – Micro-organismo unicelular é o ser vivo mais rápido do mundo

2 – Morre o professor César Ades

3 – Diário Oficial publica mudanças nas regras do Enade

 

1 – Micro-organismo unicelular é o ser vivo mais rápido do mundo

Cientistas da Universidade Regensburg, na Alemanha, descobriram que o ser vivo proporcionalmente mais rápido do mundo é a arqueia, um tipo de micro-organismo unicelular capaz de percorrer em um segundo uma distância 500 vezes superior ao seu tamanho.
O guepardo, que pode alcançar a velocidade de até 110 km/h, é considerado o animal mais rápido do planeta, mas em relação ao seu tamanho, o ser vivo mais veloz é, com uma medida de apenas 0,0001 milímetro, afirmaram os biólogos.

As arqueias mais rápidas são capazes de percorrer uma distância de até 500 bps (sigla em inglês de “bodies per second”, ou “corpos por segundo”). Segundo estes cálculos, para superar estes micro-organismos unicelulares, o guepardo teria que ter uma velocidade de mais de 3.000 km/h, já que seus 110 km/h correspondem somente a cerca de 15 bps.

A exorbitante velocidade não é o único fato excepcional sobre as arqueias, mas também seu exótico habitat, afirmam os cientistas. Os micro-organismos se encontram principalmente próximos de emissões vulcânicas, ou seja, fontes de até 400ºC no leito oceânico.

As arqueias dependem precisamente da velocidade para poder se manter de forma permanente nas águas a uma temperatura de cerca de 100ºC. Se fossem mais lentas, poderiam ser arremessadas pelo jato de água das emissões até a superfície do oceano, com temperaturas mortais de apenas 2ºC.

Os cientistas fizeram outro surpreendente descobrimento. As arqueias não se caracterizam apenas por sua inigualável velocidade, mas também por variar seu movimento. Eles são aptas a se movimentar tanto em linha reta como em ziguezague.

Para o professor Reinhard Wirth, do departamento da Universidade de Regensburg que estuda as arqueias, esta capacidade de variar a forma de deslocamento permite a estes velozes micro-organismos detectar as condições de água ideais. (Folha de São Paulo com Agência EFE)

 

2 – Morre o professor César Ades

Cientistas lamentam a perda do entusiasta da investigação científica.
Faleceu ontem (14), aos 69 anos, o professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), César Ades. Considerado um dos maiores especialistas brasileiros em comportamento animal, Ades morreu em decorrência de traumatismos ocasionados por um atropelamento na última quinta-feira (8), na Avenida Paulista, onde foi atingido por um carro na esquina da Rua Peixoto Gomide. Cientistas lamentam o falecimento trágico e prematuro do pesquisador que participou de várias comissões de programas científicos realizados nas reuniões anuais da SBPC, entidade da qual também era sócio.

Velado na Biblioteca do Instituto de Psicologia da USP desde às 6 horas de hoje (15), ele será sepultado no Cemitério Israelita do Embu (Estrada Keiichi Matsumoto, 21, Embu das Artes) às 15 horas.

A vice-presidente da SBPC, Dora Fix Ventura, coordenadora do Instituto de Psicologia, se emociona ao falar de Ades, a quem chama de seu amigo, desde 1968. Para ela, a ciência “chora muitíssimo” a perda dele. “É uma perda prematura, ele poderia ficar conosco por mais décadas, trazendo conhecimento e alegria”, disse Dora, ontem (14), depois de ouvir palestras de especialistas na Semana Nacional do Cérebro, evento internacional realizado pela primeira vez no Instituto de Psicologia da USP.

Dora define Ades como um entusiasta da investigação científica. “Ele era cheio de ideias, muito criativo, encantava a plateia em suas aulas. Fazia tudo com muito entusiasmo e com satisfação”, disse Dora, para emendar: “Ele deixa um vazio científico muito grande, um vazio como professor, porque ele era adorado pelos alunos; e um vazio junto aos colegas de departamento, pois era uma pessoa de se fazer somar e não de dividir”.

Dedicação ao conhecimento – Em nota divulgada à imprensa, a direção do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, onde Ades foi diretor, destaca o papel do psicólogo como uma personalidade “de grande importância” no meio acadêmico nacional, por sua estatura científica na área de psicologia experimental, alta competência e dinamismo como professor, além de suas atividades bem-sucedidas na gestão universitária.

“Suas gestões à frente do Instituto de Psicologia, em dois mandatos, e, posteriormente, do Instituto de Estudos Avançados, foram marcadas por uma grande dedicação, eficiência, comprometimento e visão de futuro”, sublinha a direção do IEA.

A direção do IEA acrescenta: “O Instituto de Psicologia, o Instituto de Estudos Avançados e a Universidade de São Paulo perdem, assim, um brilhante ex-aluno, professor, cientista e gestor, cuja ausência será muito sentida nas salas de aula, nos laboratórios, nas reuniões da Universidade, nos congressos brasileiros e internacionais e, talvez mais importante, nas nossas vidas, já que o César (como todos o chamavam) sempre tinha um sorriso e palavras agradáveis para todos, dos mais humildes aos mais graduados, dos mais próximos amigos (que eram muitos) aos que não conhecia”.

Perfil – As principais linhas de pesquisa do psicólogo estavam relacionadas com etologia e comportamento animal. Nascido no Cairo, Egito, em 18 de janeiro de 1943, Ades veio para o Brasil aos 15 anos. Graduou-se em psicologia em 1965 no Instituto de Psicologia da USP, onde se tornou professor titular do Departamento de Psicologia Experimental em 1994.

Ades foi também diretor do Instituto de Psicologia da USP de 2000 a 2004 e vice-diretor de 1998 a 2000. Em 2004 ingressou no Conselho Deliberativo do IEA. Nesse mesmo órgão, ele foi nomeado pela então reitora Suely Vilela, no final de 2007, diretor do Instituto para mandato de fevereiro de 2008 a janeiro deste ano. Ades participou ainda do Conselho Deliberativo do Hospital Universitário da USP e do Conselho Curador da Fuvest.

Era editor da “Revista de Etologia”, membro do conselho editorial das revistas “Behavior and Philosophy” e “Acta Ethologica”. O psicólogo também integrava o International Council of Ethologists, a International Society of Comparative Psychology e a Sociedade Brasileira de Etologia, da qual foi fundador e vice-diretor de 2008 a 2010.
(Viviane Monteiro – Jornal da Ciência)

 

3 – Diário Oficial publica mudanças nas regras do Enade

As mudanças no Enade foram anunciadas pelo ministro Aloizio Mercadante ontem (14) e já começam a valer neste ano.
O Diário Oficial da União publica na edição de hoje (15) a portaria com as mudanças nas regras do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), anunciadas pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O exame, que era aplicado apenas a estudantes que estão concluindo o curso superior, avaliará também alunos do penúltimo semestre de graduação.

Serão avaliados pelo Enade este ano alunos dos cursos que conferem diploma de bacharel em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Também vão ser avaliados estudantes dos cursos que conferem diploma de tecnólogo em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais. A área de comunicação social poderá ser organizada em subgrupos que permitam a avaliação de componentes específicos do setor.

De acordo com a portaria, o Manual do Enade 2012 será divulgado até 1º de junho pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Ficam dispensados do Enade 2012 os estudantes dos cursos descritos acima que colarem grau até 31 de agosto deste ano. Ficam dispensados também os estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do Enade 2012, em órgão conveniado com a instituição de ensino superior (IES) de origem do aluno.

O Inep disponibilizará no endereço eletrônico http://enade.inep.gov.br, até 1º de junho, as instruções e os instrumentos necessários às IES para a inscrição dos estudantes habilitados ao Enade 2012. A inscrição poderá ser feita no período de 16 de julho a 17 de agosto.

A ausência de inscrição de alunos habilitados para participação no Enade 2012, nos termos e prazos estipulados, poderá levar à suspensão de processo seletivo para os cursos.

Mercadante – O ministro Aloizio Mercadante ressaltou que as mudanças nas regras do Enade já valerão para a edição deste ano. O Enade era aplicado somente aos alunos concluintes de cursos superiores, mas agora avaliará também os estudantes do penúltimo semestre da graduação.

“Isso resolve o problema que nós identificamos de postergar a formatura do aluno por um semestre, intencionalmente ou não, para poder eventualmente melhorar o desempenho no Enade. Nós queremos que todos eles façam a prova para que a gente tenha a verdadeira avaliação da instituição”, disse o ministro.

A decisão vem após a divulgação de denúncias encaminhadas ao Ministério da Educação (MEC) sobre uma possível manipulação da participação dos alunos no Enade por parte da Universidade Paulista (Unip). A faculdade supostamente reteria os “maus alunos” no penúltimo semestre para que eles não fossem inscritos no Enade. Assim, só os alunos mais preparados participariam da avaliação, elevando as notas dos cursos. O MEC solicitou que a instituição encaminhe todas as informações para que o caso seja investigado.

A Unip nega qualquer tipo de manobra ou irregularidade na inscrição dos alunos. De acordo com a direção da universidade, a melhoria dos resultados nas últimas edições do Enade é resultado das inovações implantadas pela instituição em seus cursos. (Agência Brasil)