Informativo 429 – Ancestral; Ornitologia e IPOG

2 – Curso de Ornitologia

3 – Pós-graduação IPOG na área Ambiental

1 – Descoberto ancestral distante do crocodilo

Pesquisadores da USP e da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS) anunciaram a descoberta de fósseis de um parente dos crocodilos que viveu há 240 milhões de anos.
A novidade científica foi descrita em artigo do doutorando em Biologia da USP de Ribeirão Preto, Marco Aurélio Gallo de França, bolsista da Fapesp, seu orientador Max Cardoso Langer e o paleontólogo Jorge Ferigolo, da FZB/RS, publicado pela revista alemã Naturwissenschaften.

O material foi encontrado no município de Dona Francisca pelos paleontólogos Jorge Ferigolo, Ana Maria Ribeiro e Ricardo Negri, do Museu de Ciências Naturais da FZB. O grupo removeu um bloco de rocha de meia tonelada no qual estavam crânios de predadores do Triássico. Os fósseis ficaram depositados no museu e, em 2007, passaram a ser estudados por Franço, Langer e Ferigolo. As conclusões começaram a ser publicadas agora e indicam a descoberta de uma nova espécie, com 2,5 metros de comprimento, pertencente ao grupo de répteis rauisuchia.

Hábitos diferentes – Mas a maior novidade está nos hábitos do animal, mais complexos que os do grupo dos arcossauros, da mesma era. “Pensava-se que os raiusuchia eram do topo da cadeia alimentar e viviam sozinhos. A descoberta de que uma das espécies vivia em conjunto quebra esse paradigma”, avalia França.

Os fósseis indicam que o réptil tinha atividades grupais como, possivelmente, a caça. Dos restos de 10 indivíduos encontrados, nove estavam sobrepostos. “Isso indica
comportamento social; eles estavam próximos antes de morrer”, diz o doutorando.
O nome dado ao réptil, Decuriasuchus quartacolonia, considera suas características. Decúria se refere à unidade do exército romano constituída por 10 soldados; suchus é um termo grego para um deus egípcio com cabeça de crocodilo; e Quarta Colônia é a região do estado onde estavam os fósseis. Como o material contém partes amontoadas, os pesquisadores descartam a montagem de um esqueleto para exibição.
(O Estado de São Paulo)

2 – Curso de Ornitologia

O Instituto Sul Mineiro de Estudos e Conservação da Natureza (ISMECN) irá promover o Curso de Ornitologia – Da Teoria ao Campo. As aulas serão realizadas nos dias 03 e 04 de setembro de 2011, na RPPN Fazenda Lagoa, no município de Monte Belo, sul de Minas Gerais. A cidade fica a cerca de 30 km de Alfenas. Terão descontos as inscrições feitas até o dia 15 de maio. Mais informações: www.ismecn.blogspot.com .

3 – Pós-graduação IPOG na área Ambiental

O IPOG (www.ipog.edu.br) está com as inscrições abertas para pós-graduações na área ambiental: MBA Construção Sustentável (início dia 22 de julho); MBA Engenharia Sanitária e Ambiental (início dia 26 de agosto); MBA Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental (início dia 28 de outubro). Biólogos registrados no CRBio04 possuem desconto nos cursos. As aulas serão realizadas em Goiânia (GO). Caso haja procura de alunos de outros estados interessados pelos cursos, o IPOG poderá formar turmas em Mi nas Gerais, Distrito Federal e Tocantis. Mais informações: http://migre.me/46gTy .