1- Cursos Ietec curta-duração
2 – Pós-graduação em Engenharia Ambiental Integrada
3 – Curso de Biologia Marinha
4 – Apremavi
5 – Centro de Estudos Ambientais
1- Cursos Ietec curta-duração
O Instituto de Educação Tecnológica de Belo Horizonte está com inscrições abertas para diversos cursos na área ambiental para o mês de julho. São eles: Avaliação de impactos ambientais (13 e 14), Licenciamento ambiental para obras de saneamento (13 e 14), Implantação e gerenciamento de aterros sanitários (15 e 16), Bombeamento de polpas (21 a 23), Avaliação e classificação e certificação de recursos e reservas minerais (26 e 27) e Análise de riscos em atividades e processos industriais (27 e 28). Mais informações pelos telefones (31) 3223-6251 e 3116-1000, ou pelo site www.ietec.com.br .
2 – Pós-graduação em Engenharia Ambiental Integrada
Estão abertas as inscrições para a pós-graduação em Engenharia Ambiental Integrada do Ietec. As aulas serão realizadas entre 06 de agosto e 18 de dezembro de 2010, às sextas-feiras (das 18h30 às 21h50) e aos sábados (das 8h às 13h). O objetivo do curso é preparar o profissional para atuar na gestão dos processos produtivos associados às tecnologias limpas, na administração sustentável da produção e na prevenção da poluição causada por produtos e processos, desde a obtenção da matéria-prima até o descarte do produto, é o objetivo do curso. A pós-graduação é direcionada a profissionais vinculados ao setor industrial e a áreas correlatas, que atuam ou que venham atuar na área ambiental. Mais informações: www.ietec.com.br .
3 – Curso de Biologia Marinha
A INCISA|IMAM (www.incisaimam.com.br) prorrogou até o dia o dia 30 de julho de 2010 as inscrições para o curso de Biologia Marinha. As aulas serão ministradas em Aracruz (ES). A saída de Belo Horizonte será no dia 20 de agosto e o retorno no dia 22 do mesmo mês. Maiores informações: http://migre.me/Q7xb .
4 – Apremavi
A Apremavi (www.apremavi.org.br/mobilizacao), ONG catarinense, dedica uma seção em seu site exclusivamente para o ciberativismo. Chamada “Protesto Verde”, a página traz dicas de como fazer uma denúncia ambiental e um formulário para preenchimento e envio. Outra forma de ativismo virtual da Apremavi é o abaixo-assinado virtual em prol da criação da Unidade de Conservação “Corredor do Pelotas”.
5 – Centro de Estudos Ambientais
No Rio Grande do Sul, o Centro de Estudos Ambientais (http://centrodeestudosambientais.wordpress.com) é uma ONG que está na linha de frente de várias mobilizações virtuais. O blog da organização, que já conta com mais de 100 mil acessos, trata de diversos assuntos, entre eles o Projeto de Lei 154/2009, que propõe alterações ao Código Estadual do Meio Ambiente (Lei n. 11520/00) e a outras leis estaduais.