1 – 19ª Reunião dos Jardins Botânicos Brasileiros
2 – III Ciclo de Palestras
3 – Curso Aspectos da vegetação do Cerrado, orientação e técnicas científicas de campo
4 – DNA Interactive
5 – Panamazônia
1 – 19ª Reunião dos Jardins Botânicos Brasileiros
A 19ª Reunião dos Jardins Botânicos Brasileiros será realizada em Brasília (DF), no período de 05 a 09 de julho de 2010. A reunião fará parte do I Fórum de Biodiversidade das Américas (http://biodiversidadedasamericas.blogspot.com/), que está sendo organizado pelo Jardim Botânico de Brasília. Informações sobre o evento podem ser solicitadas pelo seguinte email: mcosta@jbrj.gov.br .
2 – III Ciclo de Palestras
A Faculdade Anhanguera de Brasília irá promover o III Ciclo de Palestras – A Atuação do Biólogo, que possui o seguinte tema: “Biodiversidade e Preservação”. Participarão biólogos de várias instituições: Fundação Jardim Zoológico de Brasília, Jardim Botânico de Brasília, Ministério do Meio Ambiente, WWF Brasil e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. O evento será de 19 a 23 de julho de 2010, a partir de 18h30. Inscrições e mais informações no blog: http://amigosdecienciasbiologicas.blogspot.com/ .
3 – Curso Aspectos da vegetação do Cerrado, orientação e técnicas científicas de campo
O Centro de Estudos Terra Brazilis/CETB irá promover o curso Aspectos da vegetação do Cerrado, orientação e técnicas científicas de campo. As aulas serão ministradas nos dias 14 e 15 de agosto de 2010, de 08 às 17h, em Uberlândia (MG). Durante o curso, serão apresentadas as características de várias espécies vegetais do Cerrado em conjunto com técnicas de escaladas em árvores e orientação com uso de bússola, GPS e leitura de mapas no campo. Mais informações: www.ceterrabrazilis.blogspot.com e comunicacaocetb@gmail.com .
4 – DNA Interactive
O site DNA Interactive (em inglês) apresenta histórico de pesquisas na área da genética, explicações sobre a codificação do DNA e dados sobre o Projeto Genoma. Para visualizar o site, acesse: www.dnai.org .
5 – Panamazônia
O Panamazônia, projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que mapeia os biomas Floresta e Cerrado no Estado de Mato Grosso, acaba de apresentar seus primeiros resultados, revelando a evolução da ocupação das terras em São José do Xingu, Colniza, Água Boa e Reserva do Cabaçal. O projeto tem o objetivo de classificar as condições dos biomas em fragmentos florestais, desflorestamento e rebrotas, entre outras categorias. O mapeamento está sendo estendido para todos os municípios mato-grossenses, a fim de gerar informações que possam ser utilizadas pelos gestores locais. Mais informações: www.dsr.inpe.br/panamazon .