1 – Plataforma Táxeus – Listas de espécies
2 – Game online incentiva preservação do meio ambiente
3 – Campanha Veta Dilma
1 – Plataforma Táxeus – Listas de espécies
Em maio de 2011 foi lançada a plataforma Táxeus, criada para suprir uma importante lacuna no campo dos estudos ecológicos: o gerenciamento de listas de espécies. A ideia surgiu em Belo Horizonte, quando integrantes da ONG Ecoavis – Ecologia e Observação de Aves (www.ecoavis.org.br) se viam com dificuldades em organizar e manter atualizadas as listas de espécies dos locais que visitavam. A Táxeus é uma plataforma colaborativa online que permite a leigos e especialistas o cadastramento, manutenção e localização de listas de espécies de forma prática e rápida. Através de um simples cadastro no site o usuário poderá dar início a um verdadeiro acervo de listas de espécies, que podem ser disponibilizadas privada ou publicamente, além de ter a possibilidade de consultar diversas outras compilações pré-existentes de outros usuários. Mais informações: www.taxeus.com.br .
2 – Game online incentiva preservação do meio ambiente
O Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da Fapesp – e o Instituto Nacional de Ciências dos Materiais em Nanotecnologia, lançaram na Internet, em parceria com a empresa Aptor Games, jogo educativo sobre sustentabilidade. No game online Half na Floresta, o personagem Half percorre áreas verdes a fim de cumprir objetivos que giram em torno de ações para a preservação do meio ambiente. Cada uma das jogadas aborda uma questão diferente sobre a temática da conservação ambiental. No mesmo site onde está hospedado Half na Floresta também estão disponíveis o Jogo da Dengue e o game Sustentabilidade – Aprenda a reciclar o lixo. Todos os jogos são recomendados para crianças acima de quatro anos, e podem ser acessados gratuitamente no portal Ludo Jogos Educativos: www.ludoeducajogos.com.br .
3 – Campanha Veta Dilma
Durante a campanha eleitoral de 2010, Dilma prometeu que vetaria qualquer mudança na legislação ambiental que anistiasse desmatadores e incentivasse novos desmatamentos. Na época, o projeto de lei que modifica o Código Florestal Brasileiro estava tramitando na Câmara dos Deputados, onde foi aprovado em julho de 2011. Dilma foi eleita, e agora, cabe aos seus eleitores certificarem-se de que esta importante promessa de campanha será cumprida. Para ajudar Dilma a não se esquecer de sua promessa, o Greenpeace está organizando a campanha nacional Veta Dilma, onde todos os brasileiros são convidados a enviarem mensagem para a presidente, lembrando da importância de se cumprir promessas eleitorais, e dando apoio para que ela use seu poder de veto e barre modificações na lei que irão comprometer as florestas do Brasil. Participe você também desta iniciativa e ajude a proteger as florestas brasileiras: http://migre.me/74YEX .