Fechar menu lateral

Informativo 465 – Seminários; Professor Visitante; Bolsas e Código da Ciência

1 – Seminário Código Florestal Brasileiro e Responsabilidade Territorial e Urbana

2 – Seminário As Energias e o Meio Ambiente

3 – Fiocruz Seleção Pública de Professor Visitante

4 – Bolsas Butantan para recém-formados

5 – Proposta de Código da Ciência tem Repercussão Internacional

 

1 – Seminário Código Florestal Brasileiro e Responsabilidade Territorial e Urbana

 

O Seminário Código Florestal Brasileiro e Responsabilidade Territorial e Urbana irá acontecer nos dias 28 e 29 de novembro de 2011, em Belo Horizonte (MG). O evento será de 8 às 18 horas e acontecerá na Av. Álvares Cabral, 1.600, 1º Subsolo, Santo Agostinho. O Seminário é uma promoção do Crea Minas e é organizado pela CPMA – Comissão Permanente de meio Ambiente e pelo GTSU – Grupo de Trabalho Sustentabilidade Urbana. As inscrições podem ser feitas pelo link: http://migre.me/6bxtg . Mais informações: http://migre.me/6bxuu .

 

 

2 – Seminário As Energias e o Meio Ambiente

Nos dias 28 e 29 de novembro (segunda e terça-feira), acontecerá em Belo Horizonte (MG), o Seminário As Energias e o Meio Ambiente. O evento é uma promoção da organização Ponto da Terra e será realizado no Auditório Fiemg – Edifício Robson Braga de Andrade 4º andar (Av. do Contorno, nº 4456 – Funcionários). A programação do Seminário é formada por palestras. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail pontoterra@pontoterra.org.br . Mais informações: www.pontoterra.org.br .

 

3 – Fiocruz Seleção Pública de Professor Visitante

 

A FIOCRUZ abriu as inscrições para seleção de pesquisadores visitantes para as suas unidades localizadas nos campi de Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Brasília (DF), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA). Existem duas modalidades de bolsas: Pós-Doutorado Junior (R$3.676,46 mensais) e Pesquisador Visitante Sênio (R$6.845,8 mensais). As bolsas terão duração de 02 anos, prorrogáveis por um período máximo de 01 ano. As vagas disponíveis são para as seguintes áreas do conhecimento: Biofísica Molecular; Biologia molecular; Biologia Molecular e Celular; Bioquímica; Citologia e Biologia Celular;  Controle Populacional de Animais; Entomologia e Malacologia de Parasitas e Vetores; Farmacologia;  Genética Animal; Genética Molecular e de Microorganismo; Imunologia; Imunologia Aplicada; Microbiologia;  Microbiologia Aplicada; Parasitologia; Protozoologia de Parasitos;  Protozoologia Parasitária Humana;  Epidemiologia; Doenças infecciosas e parasitárias.
A inscrição e a proposta individual serão encaminhadas à VPPLR exclusivamente via Internet, por intermédio de formulário eletrônico, disponível no endereço  http://www.pv.fiocruz.br, até 27 de novembro de 2011. Mais informações: http://migre.me/67qJ9 .

 

4 – Bolsas Butantan para recém-formados

Entre 1º e 09 de dezembro, o Instituto Butantan estará com inscrições abertas ao interessados em participar do Programa de Aprimoramento Profissional (PAP). A seleção será aberta a profissionais formados entre 2009 e 2011. Ao todo são 16 programas, distribuídos em cinco grandes áreas: Pesquisa em Ciências da Saúde, Desenvolvimento Tecnológico para Produção e Controle de Imunobiológicos e Biofármacos, Biotecnologia em Saúde, Educação em Saúde, Museologia e Divulgação e Biotérios. Cada programa terá duração prevista de um a dois anos (dependendo da carreira), com carga horária de 40 horas semanais. Não foi divulgado o valor da bolsa. O número de vagas é limitado e as inscrições são gratuitas. Mais informações: http://migre.me/6api0, neuap@butantan.gov.br ou (11) 3726-7222 ramal 2222.

 

5 – Proposta de Código da Ciência tem Repercussão Internacional

A revista de renome internacional Nature Medicine publicou recentemente uma matéria sobre o Código da Ciência, proposta de lei encaminhada ao Congresso Nacional Brasileiro, pelo presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Mario Neto Borges, que também preside a FAPEMIG, e o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), Odenildo Sena. O documento foi elaborado por um grupo formado por juristas, representantes de cinco Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, dentre elas a FAPEMIG, e uma Secretaria de Ciência e Tecnologia. A expectativa é que o novo Código simplifique e agilize os procedimentos relacionados ao financiamento de pesquisas científicas no Brasil, sem deixar de observar o controle das contas públicas, e atentando para as necessidades da Ciência e Tecnologia. Para ler a matéria publicada na Nature Medicine, clique no link http://migre.me/6awcr . A revista também apresentou um especial sobre a ciência brasileira: http://migre.me/6awcL .