Informativo 423 – Programa Trainee Souza Cruz 2011; Bolsas e Cursos

2 – Bolsas no Reino Unido – Programa Chevening

3 – Bolsas de Doutorado nos EUA – Comissão Fulbright

4 – Bolsas de Doutorado no Canadá

5 – Jardim Botânico da FZB-BH oferece curso de Fitoterapia para Profissionais da Saúde

6 – Curso de Licenciamento Ambiental

1 – Programa Trainee Souza Cruz 2011

A Souza Cruz, em parceria com a Cia de Talentos, está selecionando candidatos para o Programa Technical Trainee da Souza Cruz 2011. Os candidatos devem ter conclusão da graduação em Ciências Biológicas até dezembro de 2010, inglês avançado, conhecimentos no Pacote Office e disponibilidade para viagens. As inscrições devem ser feitas até o dia 28 de março, pelo site www.ciadetalentos.com.br/souzacruz/ .

2 – Bolsas no Reino Unido – Programa Chevening

O Ministério das Relações Exteriores Britânico está com as inscrições abertas para o Programa Chevening, que oferece bolsas para cursos de pós-graduação (especialização ou mestrado) em mais de 130 universidades do Reino Unido. O prazo para as candidaturas vai até o dia 31 de março. Para concorrer a uma das bolsas, o candidato deve ser brasileiro, morar e trabalhar no Brasil, ter curso superior completo, pelo menos dois anos de experiência profissional e domínio da língua inglesa. Pede-se também que o candidato tenha se destacado na sua área de atuação e deseje estabelecer vínculos com o Reino Unido. O programa oferece auxílios de até 12 mil libras esterlinas. Algumas das áreas de estudo priorizadas na seleção dos candidatos são: “Mudança climática, desenvolvimento sustentável e energia” e “Ciências e inovação”. Mais informações: www.chevening.fco.gov.uk .

3 – Bolsas de Doutorado nos EUA – Comissão Fulbright

Até 30 de abril de 2011, a Comissão Fulbright receberá inscrições para bolsas de doutorado de um dos mais importantes programas do governo norte-americano, The International Fulbright Science and Technology Award for Outstanding Foreign Students. As bolsas são oferecidas a jovens formados ou com graduação prevista até agosto de 2012. Os projetos da área de Biologia poderão seguir alguns dos seguintes temas: Anatomia, Ecologia, Genética, Microbiologia, Parasitologia (lista completa em http://migre.me/3T6wm). Para se inscrever, os candidatos devem ter cidadania brasileira, proficiência na língua inglesa e excelente desempenho acadêmico. De acordo com a comissão, as três melhores candidaturas brasileiras concorrerão a uma das 40 bolsas oferecidas internacionalmente. Mais informações: www.fulbright.org.br/2010/content/view/13/77 .

4 – Bolsas de Doutorado no Canadá

Até 31 de março de 2011, pesquisadores brasileiros e canadenses podem se inscrever para o programa de apoio a pesquisas colaborativas financiadas em parceria pelo Brasil e pelo Canadá. Trata-se do Bolsas Canadá-Brasil – Projetos Conjuntos de Pesquisa. Destinado às instituições de nível superior, o programa tem como proposta estimular a colaboração entre equipes dos dois países. Serão financiados projetos de pesquisa conjuntos em áreas consideradas estratégicas, como governança democrática, geração de riqueza, segurança, ciência e tecnologia. Para inscrever o projeto, é necessário formar uma equipe de pesquisa com um professor coordenador e no máximo cinco doutorandos. Cada aluno receberá terá um auxílio de cerca de 8 mil dólares canadenses para a estadia de seis meses no Canadá. O professor coordenador do projeto poderá receber 3 mil dólares canadenses para fazer uma visita de dez dias ao país. A duração do pr ojeto é de até 24 meses, compreendidos entre setembro de 2011 e setembro de 2013. Mais informações: http://migre.me/3VN9I .

Estão abertas as inscrições para o curso “Fitoterapia para profissionais da saúde (abordando as espécies medicinais indicadas pelo SUS) ” que será realizado nos dias 25, 26 de março e 1° de abril de 2011 no CRBio04 (Av, Amazonas 298 – 15° Andar). No dia 02 de abril, as aulas serão ministradas no Jardim Botânico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (Av. Otacílio Negrão de Lima, 8000 – Pampulha). Nas sextas feiras, o horário será de 8h às 12h e 13h às 17h; nos sábados, de 8h as 12h. A carga horária de 25 horas/aula será distribuída numa sequência didática com atividades teóricas e práticas. O curso objetiva mostrar a importância da Botânica na Fitoterapia e prioriza a identificação das espé cies indicadas no SUS, os critérios de utilização desses vegetais e a relação das famílias botânicas com a produção de metabólitos secundários. Mais informações: http://migre.me/3SjB2 .

6 – Curso de Licenciamento Ambiental

O IDDE – Instituto para o Desenvolvimento Democrático (www.institutodemocratico.com.br) irá realizar o curso de Licenciamento Ambiental em Belo Horizonte (MG). As aulas serão realizadas nos dias 07, 08, 09, 14, 15, 16 de abril de 2011, quintas e sextas, das 19h às 22h30 e sábados, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30. O IDDE se localiza na Rua Espírito Santo, 1204, Centro. Mais informações: http://migre.me/3VNvP .