Informativo 404 – Eventos; Curso; MBA; Projetos; Pós-graduação e Serra do Caraça

1 – III Congresso Brasileiro de Genética Forense

2 – 5º Simpósio Brasileiro de Oceanografia

3 – Curso de Estatística Aplicada Utilizando o R

4 – MBA em Gestão Ambiental

5 – Projetos para conservação da Mata Atlântica já podem ser encaminhados ao Funbio

6 – Pós-graduação UMA

7 – Abaixo-assinado em Defesa da Serra do Caraça

1 – III Congresso Brasileiro de Genética Forense

A cidade de Porto Alegre (RS) irá sediar, em 2011, o III Congresso Brasileiro de Genética Forense (IIICBGF). O evento ocorrerá de 11 a 13 de maio de 2011 na PUCRS, e terá como objetivo a integração de profissionais, pesquisadores e estudantes para difundir os avanços recentemente alcançados na área e para discutir os rumos desta ciência. O IIICBGF contará com painéis, conferências e mesas-redondas. O dia 10 de fevereiro é a data limite para envio de resumos. Mais informações: http://www.sbg.org.br/Eventos/IIICNGF/index.html .

2 – 5º Simpósio Brasileiro de Oceanografia

O 5º Simpósio Brasileiro de Oceanografia é organizado pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP) e será realizado de 17 a 20 de abril de 2011 em Santos, no litoral paulista. O objetivo do evento é reunir a comunidade científica para apresentar e discutir os resultados de trabalhos relacionados às diferentes áreas da oceanografia, com vistas à aplicação dos resultados na elaboração ou monitoramento de políticas públicas voltadas à região costeira e/ou oceânica. Com o tema “Oceanografia e Políticas Públicas”, a programação do evento será composta por palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos. Mais informações: http://www.vsbo.io.usp.br/index.php .

3 – Curso de Estatística Aplicada Utilizando o R

A ABG Consultoria Estatística irá promover o curso Estatística Aplicada Utilizando o R. O objetivo é o de apresentar ferramentas estatísticas e sua aplicação ao software R a fim de capacitar pesquisadores tanto para melhor desenvolver seu experimento, quanto para retirar conclusões sobre suas hipóteses com eficiência. O curso será ministrado em Belo Horizonte na sede da empresa (Avenida Raja Gabáglia, 1492 – Sala 302 – Bairro Gutierrez – Belo Horizonte/MG). As aulas irão ser realizadas entre os dias 14 e 25 de fevereiro de 2011, de de segunda a sexta-feira de 18h às 22h. Biólogos registrados no CRBio-04 possuem 10% de desconto no curso. Mais informações: http://migre.me/13rtv .

4 – MBA em Gestão Ambiental

A Newton Paiva (www.newtonpaiva.br) está com as inscrições abertas para o MBA em Gestão Ambiental. As aulas acontecerão semanalmente, às sextas-feiras, das 19h às 22h40 e aos sábados, das 8h às 11h40. O curso será realizado no Campus Carlos Luz (Av. Presidente Carlos Luz, 220, 650 e 800 – Caiçara, Belo Horizonte – MG). Mais informações: http://migre.me/3AH93 .

Até o dia 18 de fevereiro deste ano, projetos de conservação da Mata Atlântica podem ser encaminhados ao Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). Poderão apresentar propostas associações ou outras instituições sem fins lucrativos que possuam em seus estatutos objetivos voltados para conservação da biodiversidade ou do meio ambiente. Os projetos poderão contemplar parcerias com prefeituras municipais, órgãos de meio ambiente estaduais ou municipais, ONGs, comitês de bacia hidrográfica e associações municipais. As propostas deverão contemplar um dos quatro temas a seguir: criação ou ampliação de unidades de conservação públicas municipais e/ou estaduais; elaboração de planos municipais de conservação e recuperação da Mata Atlântica; regularização ambiental de imóveis rurais e, por fim, viabilização de projetos de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). A chamada disponibilizará um montante máxi mo de R$ 4,3 milhões e tem financiamento do Fundo de Conservação da Mata Atlântica (na sigla em Inglês, AFCoF). Mais informações: www.funbio.org.br .

6 – Pós-graduação UMA

O Centro Universitário UNA está com as inscrições abertas para a pós-graduação. Alguns cursos de interesse dos Biólogos são: Oncologia Clínica; Biotecnologia; Biologia Molecular Aplicada ao Diagnóstico e à Pesquisa; Análises Clínicas; Planejamento e Gestão de Bacias Hidrográficas; Educação Ambiental: Gestão e Projeto; Análise Ambiental; Clima e Meio Ambiente. As aulas serão ministradas em Belo Horizonte (MG), no Campus Aimorés e no Campus Guajajaras. Os cursos terão início a partir do dia 14 de março de 2011. Mais informações: www.una.br .

7 – Abaixo-assinado em Defesa da Serra do Caraça

Tendo em vista as notórias agressões em detrimento da Serra do Caraça e de seu entorno, principalmente por atividades mineradoras, foi criado um manifesto para que sejam protegidas todas as riquezas naturais (fauna, flora, recursos hídricos, paisagens notáveis etc.) e culturais (bens históricos, arqueológicos, espeleológicos, paleontológicos, tradições etc.) da Serra do Caraça. A iniciativa tem o apoio e orientação do Ministério Público. Para ter acesso ao abaixo-assinado, clique no link: http://migre.me/3DGn7 .