Informativo 397 – Pós-graduação; Cursos IMEC; IETEC; NCISA-IMAM e Portal BHLScieLO

1 – Pós-graduação com projeto pedagógico da Faculdade Oswaldo Cruz

2 – Pós-graduação à Distância UFPR

3 – Pós-graduação IEC PUC Minas

4 – Cursos IMEC

5 – Ietec: agenda de cursos nas áreas de Mineração e Meio Ambiente

6 – NCISA-IMAM – Complementação de carga horária

7 – Portal BHL ScieLO – Biodiversidade Brasileira

1 – Pós-graduação com projeto pedagógico da Faculdade Oswaldo Cruz

A Avanço Educação (www.avanconet.net), em parceria com a Faculdade Oswaldo Cruz (www.oswaldocruz.br/pos), irá realizar as seguintes pós-graduações em Belo Horizonte (MG): Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental; Ciências Forenses; Ciências Toxicológicas. As aulas começarão no dia 04 de fevereiro de 2011 e serão uma vez ao mês, dividido em quatro turnos: sexta (noite), sábado (manhã e tarde) e domingo (manhã). A Avanço Educação oferece 10% de desconto para os inscritos no CRBio-04 em to das as mensalidades + 5% se fizer o pagamento todo dia primeiro do mês. Mais informações: www.oswaldocruz.br/pos/CFS/curso_fora_sede.asp .

2 – Pós-graduação à Distância UFPR

A UFPR está com as inscrições abertas para dois cursos de pós-graduação à distância (www.negociosambientais.ufpr.br): Economia e Meio Ambiente com Ênfase em Negócios Ambientais; Mudanças Climáticas, Projetos Sustentáveis e Mercado de Carbono (www.mudancasclimaticas.ufpr.br). As aulas começarão no dia 24 de março de 2011. Biólogos registrados do CRBio04 terão 2 0% de desconto no curso. Mais informações pelo telefone (41) 3350-5787 e pelos e-mails negociosambientais@ufpr.br e mudancasclimaticas@ufpr.br.

3 – Pós-graduação IEC PUC Minas

O Instituto de Educação Continuada (IEC) PUC Minas está com inscrições abertas para as ofertas de pós-graduação lato sensu referentes ao 1° semestre de 2011. O processo deve ser feito, pela internet, até 14 de fevereiro de 2011. Os seguintes cursos são de interesse dos Biólogos: Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos (Colégio Sagrado Coração de Jesus); Gestão Ambiental Empresarial (Contagem); Gestão Ambiental Integrada (Divinópolis); Gestão da Qualidade Integrada ao Meio Ambiente (Betim ); Gestão de Projetos Ambientais (Colégio Sagrado Coração de Jesus); Manejo de Animais Silvestres (Coração Eucarístico). Com o intuito de possibilitar que interessados conheçam melhor as temáticas que irão conduzir os cursos de pós-graduação, o IEC oferece, ao longo do períod o de inscrição, apresentações com as coordenações dos cursos. Mais informações: www.iec.pucminas.br .

4 – Cursos IMEC

O IMEC – Instituto Mineiro de Engenharia Civil está com as inscrições abertas para os cursos de Gestão Ambiental e Agenda Ambiental na Administração Pública. As aulas serão realizadas em fevereiro de 2011, no CREA-MG (Av. Alvares Cabral, 1.600. Bairro Sto Agostinho. BH/MG). Terão descontos as inscrições feitas até o dia 12 de janeiro de 2011. Mais informações: www.imecmg.org.br .

5 – Ietec: agenda de cursos nas áreas de Mineração e Meio Ambiente

Confira a agenda de cursos nas áreas de Meio Ambiente e Mineração do Instituto de Educação Tecnológica (Ietec). Inscrições realizadas com antecedência têm descontos: Legislação mineral e meio ambiente (19/01 e 20/01), Gestão de recursos hídricos (07/02 e 08/02), Planejamento da produção mineral (22/02 a 24/02), Avaliação econômica de projetos de mineração (14/03 a 16/03), Gerenciamento de riscos e acidentes ambientais (17/3 e 18/3), Administração de resíduos sólidos industriais (22/03 e 23/03), Amostragem e controle de qualidade em mineração (23/03 a 25/03) e Licenciamento ambiental 29/03 a 31/03). O Ietec fica na rua Tomé de Souza, 1065, Savassi, Belo Horizonte. Mais informações pelos telefones (31) 3116-1000 e 3223-6251, pelo site www.ietec.com.br e pelo e-mail cursos@ietec.com.br.

6 – NCISA-IMAM – Complementação de carga horária

A INCISA-IMAM está disponibilizando, para egressos de outras instituições de ensino, oferta de obtenção de novo Título ou complementação de carga horária para atender à nova Resolução CFBio nº 213 (http://migre.me/361Q4) quanto à carga horária de conteúdos Biológicos. As inscrições devem ser feitas até o dia 28 de janeiro de 2011. Mais informações: http://migre.me/3qk5e .

7 – Portal BHL ScieLO – Biodiversidade Brasileira

O conhecimento produzido no Brasil sobre a sua biodiversidade ganhará mais visibilidade. O motivo é o Portal BHL ScieLO, que disponibiliza com acesso livre milhares de obras, artigos, mapas e documentos históricos sobre a biodiversidade brasileira. O serviço é parte do projeto “Digitalização e publicação on-line de uma coleção de obras essenciais em biodiversidade das bibliotecas brasileiras”, conduzido pelo programa SciELO, biblioteca eletrônica virtual de revistas científicas mantida pela FAPESP em convênio com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme). Para acessar o BHL ScieLO, clique no link: http://biodiversidade.scielo.br .