Informativo 371 – Curso preparatório; Eventos; Mini-curso Recuperação de Áreas Degradadas; Pós-graduação e Blog Olhar na Natureza

1 – Curso Preparatório para cargo de Professor de Biologia do Concurso Público da Prefeitura de BH

2 – Dia Darwin “Origens

3 – 2º Seminário Estratégias para Conservação de Peixes em MG

4 – Mini-curso Recuperação de Áreas Degradadas – 2ª Turma

5 – Curso Agenda Ambiental na Administração Pública

6 – Pós-graduação com projeto pedagógico da Faculdade Oswaldo Cruz

7 – Blog Olhar na Natureza

Conhecido inicialmente como Curso BMW, o Pleno Preparatório (www.soupleno.com.br) reúne uma trajetória de quase 21 anos de aprovação em concursos públicos. A empresa irá realizar um curso preparatório específico para o cargo de Professor de Biologia do concurso da Prefeitura de Belo Horizonte (http://migre.me/1L9yy). As aulas acontecerão de 17 de novembro de 2010 a 09 de fevereiro de 2011, toda quarta-feira (2 turmas: manhã e noite). O Pleno fica localizado no mesmo prédio da sede do CRBio04 (Avenida Amazonas, 298, 11º andar, Centro). Mais informações: www.soupleno.com.br/site/cursos .

2 – Dia Darwin “Origens

O Dia Darwin é um simpósio anual que acontece no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB-UFMG). Este ano, o simpósio terá o tema  “Origens” e também contará com palestras de jornalistas e educadores dedicados à divulgação e ensino de Evolução no Brasil. O evento acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro de 2010 e será realizado nos períodos da manhã e tarde. Terão descontos as inscrições feitas até o dia 05 de novembro de 2010. Mais informações: www.evolucaoemfoco.com.br .

3 – 2º Seminário Estratégias para Conservação de Peixes em MG

O 2º Seminário Estratégias para Conservação de Peixes em Minas Gerais reunirá, em Belo Horizonte, pesquisadores, ambientalistas e analistas ambientais de diversas empresas e órgãos ambientais para discutir a biodiversidade de peixes nas bacias hidrográficas do estado e estratégias de manejo e conservação que podem ser utilizadas para protegê-la. O seminário é resultado de uma parceria entre a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Sectes, o Instituto Estadual de Florestas – IEF e a Fundação Biodiversitas. O evento acontece nos dias 17 e 18 de novembro de 2010. Mais informações: www.biodiversitas.org.br/seminariopeixes .

4 – Mini-curso Recuperação de Áreas Degradadas – 2ª Turma

No dia 20 de novembro de 2010 (sábado), de 8h às 18h, irá ser realizado em Belo Horizonte (MG) a 2ª Turma do mini-curso de Recuperação de Áreas Degradadas. A aula acontecerá no Auditório do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária (Av. dos Andradas, 1.220 – Centro). O mini-curso é organizado pela Universidade Federal de Viçosa e será ministrado pelo Dr. Walter Antônio Pereira Abrahão. Mais informações: http://migre.me/1QHTN .

5 – Curso Agenda Ambiental na Administração Pública

O Instituto Mineiro de Engenharia Civil irá promover em Belo Horizonte o curso Agenda Ambiental na Administração Pública. O objetivo é oferecer aos participantes conhecimentos práticos e teóricos sobre a inserção de critérios socioambientais em ações administrativas e operacionais na administração Pública, instituindo a certificação Responsabilidade Socioambiental e o Marketing ecológico em órgãos públicos. A palestrante do curso é a Bióloga Maria Cristina da Silva, registrada do CRBio04. As aulas acontecerão no CREA-MG (Av. Alvares Cabral, 1.600 – B. Santo Agostinho), entre os dias 22 a 25 de novembro de 2010. Terão descontos as inscrições feitas até o dia 10 de novembro de 2010. Mais informações: http://imec.editnet.com.br/2/index.asp?c=260 .

6 – Pós-graduação com projeto pedagógico da Faculdade Oswaldo Cruz

A Avanço Educação (www.avanconet.net), em parceria com a Faculdade Oswaldo Cruz (www.oswaldocruz.br/pos), irá realizar as seguintes pós-graduações em Belo Horizonte (MG):  Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental; Ciências Forenses; Ciências Toxicológicas. As aulas começarão no dia 04 de fevereiro de 2011 e serão uma vez ao mês, dividido em quatro turnos: sexta (noite), sábado (manhã e tarde) e domingo (manhã). A Avanço Educação oferece 10% de desconto para os inscritos no CRBio-04 em todas as mensalidades + 5% se fizer o pagamento todo dia primeiro do mês. Mais informações: www.oswaldocruz.br/pos/CFS/curso_fora_sede.asp.

7 – Blog Olhar na Natureza

O blog Olhar na Natureza foi criado recentemente (junho de 2010) pelo Biólogo registrado no CRBio-04, Eduardo Fernando da Cunha. O foco do veículo eletrônico é o bioma cerrado. Para acessar o blog, clique no link: http://olharnatureza.blogspot.com/ .