Informativo 331 – Dia do Biólogo; Eventos e Curso

1 – Campanha Dia do Biólogo

2 – 11º Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia

3 – XIII Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia (SBPP)

4 – XXII Semana Científica de Estudos Biológicos

5 – Cursos Ietec Meio Ambiente e Mineração

1 – Campanha Dia do Biólogo

Como parte das ações do Dia do Biólogo – 03 de setembro, foi enviado para os registrados do CRBio-04 um cartão comemorativo em relação a esta data especial. Também foram enviados cartazes do Dia do Biólogo para instituições públicas e privadas (ONGs, faculdades, empresas, órgãos governamentais etc). E como já é tradicional, a campanha também se valeu de busdoors. Já estão circulando ônibus nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Palmas e Goiânia que divulgam o Dia do Biólogo.

2 – 11º Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia

A Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia realizará, de 19 a 23 de setembro, o 11º Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia (Ecotox), em Bombinhas (SC). A ecotoxicologia é o ramo da toxicologia que estuda os efeitos tóxicos causados por poluentes naturais ou sintéticos sobre quaisquer constituintes dos ecossistemas, sejam animais, vegetais ou microrganismos. O evento será constituído de cursos técnicos e reuniões temáticas, palestras, apresentação de trabalhos e mesa-redonda. Mais informações: www.ecotox2010.com .

3 – XIII Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia (SBPP)

O XIII Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia – SBPP irá ser realizado em Salvador (BA), entre os dias 14 e 17 de novembro de 2010. São esperadas mostras do atual estado da arte em Paleobotânica e Palinologia em todas as suas subáreas e especialidades. Na Palinologia, estudos em Arqueologia, Palinotaxonomia, Melitopalinologia, Entomopalinologia e Palinologia Forense serão bem recebidos; igualmente, na Paleobotânica, estudos tafonômicos, reconstituições paleoambientais, paleogeográficas, paleoclimáticas e de caráter bieostratigráfico. Também, a interação de ambas, Palinologia e Paleobotânica, em trabalhos multidisciplinares ou que as aliem a outros tipos de organismos fósseis na avaliação dos depósitos sedimentares e no acompanhamento das alterações globais do clima. A submissão de resumos pode ser feita até o dia 12 de setembro de 2010. Mais informações: www.xiiisbpp.com.br .

4 – XXII Semana Científica de Estudos Biológicos

No período de 04 a 08 de outubro será realizada em Uberlândia (MG), a XXII Semana Científica de Estudos Biológicos – diferentes olhares sobre um mesmo mundo, do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia. O evento será importante para a divulgação e troca de conhecimentos relacionados as áreas de atuação dos Biólogos. A Semana tem o apoio do CRBio-04. Mais informações: www.sceb.ib.ufu.br .

5 – Cursos Ietec Meio Ambiente e Mineração

O Instituto de Educação Tecnológica (Ietec) está com inscrições abertas para quatro cursos voltados para as áreas de meio ambiente e mineração em setembro. São eles: Controle ambiental da mineração (08 a 10/09); Fechamento de mina (09 e 10/09); Gerenciamento de bancos de dados geológicos mineiros (15 a 17/09); Tratamento de esgotos e efluentes industriais (28 e 29/09). O Ietec fica na Rua Tomé de Souza 1.065, Savassi, Belo Horizonte. Mais informações: (31) 3116.1000, 3223-6251, www.ietec.com.br e cursos@ietec.com.br .