Informativo 268 – Eventos; Pós-graduação em Gestão Ambiental e Click Árvore

8 – Curso Mastoecologia: conservação e métodos de pesquisa com mamíferos

9 – Click Árvore

1 – 61º Congresso Nacional de Botânica

O 61º Congresso Nacional de Botânica (61CNBot) irá ser realizado de 05 a 10 de setembro de 2010, em Manaus (AM). O tema principal do evento este ano será “Diversidade Vegetal Brasileira: Conhecimento, Conservação e Uso”. O 61CNBot contará com palestras, simpósios, mesas-redondas, oficinas e mini-cursos. Terão descontos as inscrições feitas até o dia 15 de junho de 2010. Maiores informações: www.61cnbot.com.br .

2 – 2º Congresso de Genética do Centro-Oeste

O 2º Congresso de Genética do Centro-Oeste irá acontecer na cidade de Goiânia (GO), de 1º a 03 de julho de 2010, no Centro de Eventos da UFG. O Congresso contatá com mini-cursos, palestras e mesas redondas. Maiores informações: www.classeeventos.com.br/CGCO2010/index.html .

3 – Fórum Ambiental

No âmbito do XII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – FICA (www.fica.art.br), será realizado nos dias 10, 11 e 12 de junho (de 09h às 12h), o fórum ambiental “Mudanças Ambientais Globais: Tendências, Cenários e Impactos”. O evento será formado por mesas-redondas e acontecerá na cidade de Goiás. Maiores informações pelo link: http://migre.me/KuqR .

4 – Seminário sobre Recuperação Ambiental

A Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (SOBRADE) agendou para o período de 18 a 22 de outubro de 2010, na cidade de Guarapari, Estado do Espírito Santo, o VIII Simpósio Nacional sobre Recuperação de Áreas Degradadas. Pretende-se avaliar o estado da arte da reabilitação e restauração de biomas, bem como promover discussões que permitam avançar no desenvolvimento de modelos, úteis para as atividades impactantes da atividade de mineração, agricultura, pecuária, florestal, industrial, urbanização, além da construção de estradas e barragens. Terão descontos as inscrições feitas até o dia 03 de setembro. Maiores informações: www.sobrade.com.br .

5 – 3º Workshop QFe 2050

O 3º Workshop QFe 2050 será realizado nos dias 08, 09 e 10 de junho de 2010 no Centro de Artes e Convenções da UFOP – Ouro Preto (MG). O programa se desenvolve através de discussões envolvendo temas como o papel das redes de conhecimento, consequências do marco regulatório na atividade mineira, reflexões e instrumentos que favoreçam a ocupação e as atividades econômicas no Quadrilátero Ferrífero de modo sustentável social, econômica e ambientalmente. A terceira edição do Workshop  terá como tema central a Visão de Futuro para o Quadrilátero Ferrífero, e tem em sua programação conferencistas, palestrantes e debatedores que representam os setores industriais, sociais e científicos. Maiores informações pelo site: http://geoparkqf.org/3workshop-qfe2050/ .

6 – Palestra O Mito do Bom Selvagem

No dia 10 de junho de 2010 (quinta-feira), das 19h às 21h, irá ser realizada em Belo Horizonte a palestra ‘O Mito do Bom Selvagem’. O evento acontecerá no Auditório do CREA-MG (Avenida Álvares Cabral ,1600 – andar 1S – Santo Agostinho). O palestrante será o Biólogo e professor da UFRJ Fernando Fernandez. As inscrições devem ser feitas através do e-mail eventos@amda.org.br . Maiores informações pelo telefone (31) 3291 0661 e pelo link http://migre.me/HZJ6 .

7 – Pós-graduação em Gestão Ambiental

O IPECON – Ensino e Consultoria, em parceria com a PUC Goiás, está com as inscrições abertas para a pós-graduação em Gestão Ambiental. O curso tem como objetivo geral fornecer aos participantes condições para o desenvolvimento de instrumentos que permitam buscar agilidade e inovações nas atividades de planejamento e gestão ambiental. As aulas serão quinzenais (sexta-feira, das 19 às 23 horas e sábado, das 8 às 12 e das 13 às 18 horas). A inscrição e matrícula poderão ser feitas até o dia até 13 de agosto de 2010. As aulas começarão no dia 20 de agosto. Maiores informações: www.ipecon.com.br .

8 – Curso Mastoecologia: conservação e métodos de pesquisa com mamíferos

O Instituto Sul Mineiro de Estudos e Conservação da Natureza (www.ismecn.org.br), em parceria com o Projeto Pró-Morcegos, está organizando o curso “Mastoecologia: conservação e métodos de pesquisa com mamíferos”. As aulas serão realizadas nos dias 04 e 05 de setembro de 2010, nas instalações da RPPN Fazenda Lagoa, na cidade de Monte Belo, sul de Minas Gerais e será ministrado pelo pesquisador Roberto L.M. Novaes (coordenador do Projeto Pró-Morcegos-UFRRJ). O curso será formado por aulas teóricas e práticas de pesquisa. Maiores informações pelo e-mail rafaelslaurindo@gmail.com e pelo blog http://promamiferos.blogspot.com/ .

9 – Click Árvore

O site Click Árvore, parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica, o Instituto Ambiental Vidágua e o Grupo Abril, faz um programa de reflorestamento com espécies nativas da Mata Atlântica pela Internet. Cada clique corresponde ao plantio de uma árvore, custeado por empresas patrocinadoras. Para visualizar o site, acesse www.clickarvore.com.br .