Informativo 223 – Prêmios, neurociências, Série Minas Recicla e site de humor na ciência

1 – Programa “Para Mulheres na Ciência”

2 – Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia 2010

3 – Mestrado trinacional em neurociências

4 – Série Diálogos Minas Recicla – Panorama dos Resíduos da Construção e Demolição

5 – Site Humor na Ciência

1 – Programa “Para Mulheres na Ciência”

Estão abertas as inscrições para o Programa “Para Mulheres na Ciência”, promovido pela L’Oréal Brasil, pela Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC). Trata-se de uma premiação voltada a jovens pesquisadoras brasileiras que tenham completado o doutorado entre 2004 e 2010. As candidatas vão disputar sete bolsas-auxílio, cada uma no valor equivalente a US$ 20 mil e destinadas a quatro áreas do conhecimento: ciências biomédicas, biológicas e da saúde (quatro bolsas), ciências matemáticas, ciências físicas e ciências químicas. As inscrições vão até o dia 08 de maio de 2010 e podem ser feitas no site: http://loreal.abc.org.br .

2 – Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia 2010

A Fapemig e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais lançaram o edital de chamada de trabalhos do Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia”, para pesquisadores e instituições de Minas Gerais, que tenham se distinguido na condução de estudos e pesquisas básicas que contribuíram para o avanço da ciência e que, preferencialmente, apresentam potencial para subsidiar o desenvolvimento tecnológico. As inscrições poderão ser feitas até o dia 02 de junho de 2010, das 8h30 às 17h, à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes-MG) – Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia” – Av. José Cândido da Silveira, 2000 – Horto, Belo Horizonte (MG). As inscrições efetuadas via correios serão aceitas até o dia 04 de junho de 2010. Maiores informações pelo site www.simi.org.br .

3 – Mestrado trinacional em neurociências

A Universidade Louis Pasteur – Strasbourg 1 (França), a Universidade de Basileia (Suíça) e a Universidade Albert Ludwig – Freiburg (Alemanha) abriram 25 vagas para um mestrado conjunto em neurociências. As inscrições poderão ser feitas até o dia 1º de setembro de 2010. O programa, ministrado em inglês, é aberto a estudantes de todas as nacionalidades e tem duração de dois anos. Os organizadores recomendam qu e os candidatos não europeus enviem sua inscrição antes do dia 15 de julho, a fim de garantir tempo hábil para o recebimento dos formulários para liberação de vistos. Atualizado regularmente, o programa combina áreas de excelência das três instituições, como neurociência celular e integrativa, neurogenômica e neurociência computacional. Podem se candidatar estudantes com diploma de graduação em Ciências Biológicas, Medicina, Ciências Farmacêuticas e Psicologia. Maiores informações pelo site http://neuromaster.u-strasbg.fr e pelo e-mail nexon@neurochem.u-strasbg.fr .

O Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) realizará, no dia 25 de março, a 13ª edição da série – Diálogos Minas Recicla, com o tema – Panorama dos Resíduos da Construção e Demolição. O objetivo do evento é apresentar e discutir processos inovadores que buscam solucionar os impactos dos resíduos da construção e demolição. O CMRR se encontra na Rua Belém, 40, esquina com Avenida dos Andradas, bairro Esplanada, na região Leste de Belo Horizonte. O evento é gratuito e podem se inscrever pesquisadores, ONG’s, estudantes, ambientalistas, gestores municipais, catadores de recicláveis, educadores ambientais e demais interessados no assunto. Maiores informações pelo telefone (31) 3465-1211, pelo email dialogos@cmrr.mg.gov.br e pelo site www.cmrr.mg.gov.br .

5 – Site Humor na Ciência

O químico Luis Roberto Brudna Hölzle acha ciência uma coisa engraçada. Com pós-doutorado em eletroquímica pela Universidade de Paris 11, o professor e pesquisador da Universidade Federal do Pampa (RS) coleta “piadas científicas” desde 1999 e é pai do site Humor na Ciência, com cerca de 1.500 visitas por dia.

O site possui um link destinado apenas a piadas relacionadas a Biologia: Você soube que um biólogo teve gêmeos?Ele batizou um e manteve o outro para controle; Biólogo não deixa herança, deixa pool gênico.

Para acessar o Humor na Ciência, acesse: www.humornaciencia.com.br .