Informativo 205 – Cursos (Consultoria e Legislação Ambiental), FAPEMIG e Prêmios

1 – Curso de Capacitação em Consultoria Ambiental

2 – Curso de Legislação Ambiental Conforme Padrão Normativo ISO 14001:2004

3 – Edital Fapemig – Programa de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia

4 – 24ª edição do Prêmio Jovem Cientista

5 – Prêmio ANA 2010

1 – Curso de Capacitação em Consultoria Ambiental

A GS Educacional irá realizar o curso de Capacitação em Consultoria Ambiental. As aulas começarão em Belo Horizonte no dia 17 de abril de 2010, aos sábados, quinzenalmente, de 8h às 12 h e 13h às 17h. Biólogos registrados no CRBio-04 terão desconto no curso. Maiores informações pelo e-mail contato@gseducacionalbh.com.br, pelo telefone (31) 3327-7779 e pelo site www.gseducacionalbh.com.br.

2 – Curso de Legislação Ambiental Conforme Padrão Normativo ISO 14001:2004

A INBRAFORP LTDA é uma empresa de treinamento, auditoria e consultoria dedicada a prover soluções integradas na Implementação de Sistemas de Gestão Ambiental de acordo com a ISO 14001, Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional. A empresa está com as inscrições abertas para o curso de Legislação Ambiental e Conforme Padrão Normativo ISO 14001:2004. Este treinamento tem por principal objetivo, prover conhecimentos aos participantes sobre a Legislação Ambiental Brasileira e sua aplicação nas atividades, produtos ou serviços de sua organização. As aulas acontecerão em março de 2010 e terão duração de 16 horas. O curso poderá ser feito em três cidades mineiras: Ituiutaba, Uberlândia e Patos de Minas. Maiores informações: www.inbraforp.com.br/Todososcursos.php .

A Fapemig lançou no início deste ano o edital do Programa de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia. A proposta é financiar projetos que tenham como objetivo democratizar o acesso às informações sobre ciência e produção do conhecimento, assim como suas implicações no dia-a-dia dos cidadãos. Entre as linhas apoiadas estão a estruturação de museus, centros e parques de ciência, a realização de exposições itinerantes, produção de material educativo e de conteúdo para rádio e televisão. As propostas receberão, ao todo, R$1 milhão e devem ser encaminhadas até o dia 26 de abril. Para visualizar o edital, clique no link: http://migre.me/ivsq.

4 – 24ª edição do Prêmio Jovem Cientista

Estão abertas até 30 de junho de 2010 as inscrições para a 24ª edição do Prêmio Jovem Cientista. Este ano o tema será “Energia e meio ambiente – soluções para o meio ambiente”. O prêmio é uma parceria entre o CNPq, o Grupo Gerdau, a Fundação Roberto Marinho e a Eletrobrás. São premiados os três primeiros colocados nas categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio, e seus respectivos orientadores. Os três primeiros colocados receberão R$20 mil, R$15 mil e R$10 mil, respectivamente. Os estudantes do ensino superior receberão R$ 10 mil, R$ 8,5 mil e R$ 7 mil, enquanto os vencedores do ensino médio ganham computadores e impressora. Mais informações: www.jovemcientista.cnpq.br

5 – Prêmio ANA 2010

O Prêmio da Agência Nacional das Águas – ANA 2010 tem o objetivo de reconhecer iniciativas de sete categorias – governo, empresas, organizações não governamentais, pesquisa e inovação tecnológica, organismos de bacia, ensino e imprensa – que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do país. As ações também devem estimular o combate à poluição e ao desperdício e apontar caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 31 de maio de 2010. Maiores informações pelo site www.ana.gov.br/premio ou pelo telefone (61) 2109-5412.