Informativo 150 – Eventos e Mestrado

1 – I Simpósio Dia Darwin

2 – II Fórum da Rede Socioambiental APA Sul RMBH e a II Oficina Internacional de Indicadores de Sustentabilidade

3 – Palestra e Mini-curso com o Prof. Genebaldo Freire Dias

4 – Mestrado em Biotecnologia da UFOP

1 – I Simpósio Dia Darwin

O lançamento da primeira edição do livro mais famoso do naturalista britânico Charles Darwin, “A Origem das Espécies”, completou 150 anos nesta terça-feira, dia 24. O Grupo de Estudos em Evolução do ICB-UFMG está organizando um simpósio em homenagem a esta data e aos 200 anos de nascimento de Charles Darwin. O evento, chamado Dia Darwin, acontecerá nos dias 09 e 10 de dezembro em um dos auditórios do ICB-UFMG e contará com a participação de professores da UFMG e convidados de outras faculdades e outras Universidades Federais do Brasil. As inscrições serão realizadas até o dia 08 de dezembro ou até atingir o limite de 250 vagas. O evento contará com palestras e mesas-redondas. Maiores informações no blog: http://diadarwin.blogspot.com/.

A PUC Minas, por meio do Núcleo Meio Ambiente e Urbanismo (Proex) e do curso de Ciências Biológicas, e os parceiros institucionais da Rede Socioambiental APA Sul RMBH promovem o II Fórum da Rede Socioambiental APA Sul RMBH e a II Oficina Internacional de Indicadores de Sustentabilidade, nos dias 02 a 04 de dezembro, das 8h às 18h, na PUC Minas no Coração Eucarístico (av. Dom José Gaspar, 500). Palestras, painéis, exposições, mesas-redondas e grupos de trabalhos terão como objetivo consolidar uma iniciativa capaz de contribuir com processos de gestão compartilhada de territórios e práticas de conservação ambiental. No evento, será lançada a Rede Socioambiental em Regiões Mínero-metalúrgicas. Além disso, serão debatidos ações e projetos desenvolvidos na Área de Proteção Ambiental Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (APA Sul RMBH). Inscrições e informações: www.pucminas.br/proex (Item: II Fórum Socioambiental da APA Sul – RMBH).

3 – Palestra e Mini-curso com o Prof. Genebaldo Freire Dias

Genebaldo Freire é doutor em ecologia pela Universidade de Brasília (UNB) e diretor do programa de mestrado e doutorado em Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade Católica de Brasília (UCB), onde também coordena o Projeto de Educação Ambiental. Ele irá realizar uma palestra e um mini-curso em Belo Horizonte, no Auditório do IBAMA (Av. Contorno 8121 – Cidade Jardim). A palestra “Uma Simulação sobre a Sustentabilidade Humana” irá ser realizada no dia 04 de dezembro (sexta-feira), das 19h30 às 21h30. O mini-curso “Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental” irá ser ministrado no dia 05 de dezembro (sábado), das 8h às 12h e das 14h às 18h. As inscrições deverão ser feitas até o dia 28 de novembro. Vagas limitadas. Maiores informações pelos telefones (31) 3463-3168 e 9992-9502 e pelo e-mail ekologikacursos@yahoo.com.br .

4 – Mestrado em Biotecnologia da UFOP

O Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de Ouro Preto está com as inscrições abertas para o Mestrado em Biotecnologia. O curso possui duas áreas de concentração: Biotecnologia aplicada a processos e ao tratamento de doenças (10 vagas); Genômica e Proteômica (04 vagas). O mestrado é de horário integral sendo de dedicação exclusiva para estudantes bolsistas. As inscrições vão até o dia 07 de dezembro de 2009. Maiores informações pelo site: www.nupeb.ufop.br/biotec/ .