Informativo 130 – Eventos, cursos e blog Biologia Animada

1 – I Seminário de Educação Ambiental do Sub-comitê da Bacia Hidrográfica

2 – Seminário Saberes Ecológicos Tradicionais: cultura, biodiversidade e poder popular

3 – Simpósio de Genética e Qualidade de Vida

4 – Curso de Licenciamento Ambiental Estadual

5 – Curso Órgãos Sensoriais

6 – Curso Comportamento Animal: métodos e princípios

7 – Blog  Biologia Animada

1 – I Seminário de Educação Ambiental do Sub-comitê da Bacia Hidrográfica

O I Seminário de Educação Ambiental do Sub-comitê da Bacia Hidrográfica irá ser realizado dia 17 de novembro de 2009, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos, à rua Belém, 40, Bairro Esplanada, Belo Horizonte das 8h30 às 17h30. O objetivo deste seminário é integrar as ações de Educação Ambiental que estão sendo desenvolvidas pelos vários segmentos sociais desta bacia, visando otimizar os recursos e potencializar os ganhos. O produto será um documento com o registro de todas as empresas, escolas, instituições públicas e privadas, sociedade civil e suas respectivas atividades, formando uma rede de parceiros em prol da educação ambiental. A inscrição poderá ser realizada até o dia 30 de outubro de 2009 pelo endereço eletrônico www.scbharrudas.wordpress.com ou pessoalmente mediante agendamento com Rodrigo Lemos no telefone (031) 3409-9719.

O Seminário Saberes Ecológicos Tradicionais: cultura, biodiversidade e poder popular ocorrerá nos dias 11 e 12 de novembro, no campus da UFMG em Belo Horizonte. O evento contará com palestras e debates. As inscrições poderão ser feitas via e-mail até o dia 03 de novembro. Inscrições presenciais poderão ser feitas entre os dias 04 e 06 de novembro. O CRBio-04 apóia o evento. Maiores informações através do blog www.saberesecologicos.blogspot.com .

3 – Simpósio de Genética e Qualidade de Vida

O Programa de Mestrado em Genética da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com o apoio da Sociedade Brasileira de Genética – Regional de Goiás e Fundação Aroeira, organiza o “Simpósio de Genética e Qualidade de Vida”. O evento apresentará uma programação científica especial, com a presença de palestrantes das mais diversas áreas da genética atual e de renomadas instituições do país. O simpósio será realizado no período de 05 a 07 de novembro de 2009, em Goiânia-GO, no auditório da Área IV da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Maiores informações pelo link: http://migre.me/9qjo .

4 – Curso de Licenciamento Ambiental Estadual

De 03 a 06 de novembro de 2009, das 18h às 21h, irá ser realizado em Belo Horizonte o curso de Licenciamento Ambiental Estadual. As aulas serão ministradas pela Bióloga Suzana Mascarenhas na Rua São Paulo 824, 14º andar, Centro. O curso tem o objetivo de capacitar profissionais para atuar com licenciamento ambiental. Maiores informações pelo e-mail contato@gseducacionalbh.com.br  e pelo site www.gseducacionalbh.com.br .

5 – Curso Órgãos Sensoriais

Irá acontecer em Belo Horizonte, no dia 22 de novembro (domingo), o curso Órgãos Sensoriais. As aulas serão ministradas no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (Rua da Bahia, 2020) de 9h às 12h e de 13h às 16h. Maiores informações pelo site: www.biogalapagos.com.br.

6 – Curso Comportamento Animal: métodos e princípios

A Cativo Bem-estar animal irá realizar no dia 07 de novembro (sábado) o curso Comportamento Animal: métodos e princípios. As aulas serão ministradas de 08h às 12h e de  13h às 17h, pela Bióloga Joanna Angélica van de Schepop na UNA – Campus Guajajaras (Rua Guajajaras, 175, Centro – Belo Horizonte). Maiores informações pelo site www.cativobemestaranimal.com.br.

e-mail:jo@cativobemestaranimal.com.br  e pelo telefone (31) 9785-6012.

7 – Blog  Biologia Animada

O blog Biologia Animada foi criado por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UnB (bolsistas do Projeto PIBID-Biologia), que desenvolvem programas de ensino com professores e alunos do Ensino Médio em escolas do Distrito Federal, sob coordenação de professores do Núcelo de Educação Científica do IB/UnB. O veículo eletrônico foca no uso didático do cinema e da literatura como complemento ao ensino da biologia nas escolas. Para acessar o Biologia Animada, clique no link: http://biologiaanimada.blogspot.com/ .