Fechar menu lateral

Informativo 121 – Pterossauro, bolsas, curso, blog e download

1 – Novo pterossauro homenageia Darwin

2 – Conselho Europeu de Pesquisa lança chamada para bolsas

3 – Curso de Administração de Resíduos Sólidos Industriais

4 – Blog Flora Original

5 – Download de Cartilhas de Educação Ambiental

 

1 – Novo pterossauro homenageia Darwin

Espécie foi identificada por cientistas chineses e britânicos
Uma espécie até então desconhecida de pterossauro, identificada por um grupo de cientistas da China e do Reino Unido, mostra como uma forma controversa de evolução pode ter estimulado a origem de grandes grupos de animais. Répteis voadores dominaram os céus na era dos dinossauros, a Mesozóica, entre cerca de 220 milhões e 65 milhões de anos atrás. Conhecidos como pterossauros, costumam ser divididos em dois grupos diferentes: o primeiro, mais primitivo e com caudas longas, e o segundo, mais avançado, com caudas menores e que atingiu tamanhos gigantescos. Os dois grupos são separados por uma grande lacuna evolucionária, que agora ganha seu primeiro personagem, denominado Darwinopterus, em homenagem aos 200 anos do nascimento do naturalista inglês Charles Darwin e aos 150 anos da publicação de sua principal obra, A origem das espécies, que apresentou a Teoria da Evolução. Mais de 20 esqueletos fossilizados da espécie, alguns deles completos, foram encontrados no início do ano no nordeste da China. Descobertos em rochas de cerca de 160 milhões de anos, estão próximos da fronteira entre o Jurássico Médio e o Superior e são pelo menos 10 milhões de anos mais velhos do que a primeira ave conhecida, o Archaeopteryx. 
A descrição do Darwinopterus será publicada esta semana primeiramente no site da revista Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, em artigo assinado por cientistas da Universidade de Leicester, no Reino Unido, e do Instituto Geológico de Pequim, na China. Lacunas no registro fóssil são comuns. Uma pequena proporção de todos os animais e plantas que viveram foi fossilizada e, desses, apenas uma minúscula parte foi descoberta. Consequentemente, a compreensão, tanto da história de grupos particulares como de seus processos evolucionários, é ainda muito controversa.
Segundo o novo estudo, a mandíbula alongada, as fileiras de dentes pontiagudos e o pescoço flexível indicam que a espécie descoberta teria sido predadora. Entre as criaturas que caçou estariam outros pterossauros, pequenos mamíferos planadores e dinossauros pequenos e plumados que haviam começado a voar e posteriormente evoluiriam em aves. “O Darwinopterus é uma grande surpresa. Sempre esperamos que quem ocuparia a lacuna dos pterossauros teria características intermediárias, como uma cauda nem longa nem curta, mas o estranho sobre a nova espécie é que ela tem cabeça e pescoço como os dos pterossauros mais avançados, enquanto o restante do esqueleto, incluindo uma cauda muito alongada, é idêntico ao das formas mais primitivas”, disse David Unwin, da Universidade de Leicester, um dos autores do estudo.
“Ao que parece, a seleção natural agiu na mudança de grupos de características inteiros e não, como seria de esperar, em detalhes isolados, como a forma do bico ou dos dentes. Isso apóia a idéia controversa de uma forma modular e relativamente rápida de evolução”, aponta Unwin. O artigo de David Unwin e outros poderá ser lido em breve por assinantes da Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences em http://rspb.royalsocietypublishing.org
(Agência Fapesp, 14/10)

 

2 – Conselho Europeu de Pesquisa lança chamada para bolsas

 

O Conselho Europeu de Pesquisa (ERC, na sigla em inglês) lançou chamada de propostas para seus dois programas de bolsas em todos os campos de pesquisa: Jovens Pesquisadores Independentes (ERC Starting Grants) e Pesquisadores Avançados (ERC Advanced Grants). As bolsas para Jovens Pesquisadores Independentes terão teto de 1,5 milhão de euros, para um período de cinco anos. As inscrições estarão abertas até o dia 18 de novembro de 2009 para ciências da vida. As bolsas para Pesquisadores Avançados disponibilizarão um total de até 2,5 milhões de euros, durante cinco anos. As inscrições estarão abertas até 17 de março de 2010 para ciências da vida. O objetivo das bolsas para Jovens Pesquisadores Independentes é fornecer efetivo suporte para as carreiras independentes de pesquisadores: de altíssimo nível; de qualquer nacionalidade; estabelecidos em um estado-membro da UE ou país associado, ou pretendendo nele realizar sua atividade de pesquisa; e que estejam formando ou consolidando sua própria equipe ou, em certas áreas, seu programa independente de pesquisa. Incentivar e apoiar projetos inovadores de pesquisadores experientes, conduzindo-os para os estados-membros da UE e países associados é o objetivo das bolsas para Pesquisadores Avançados. Mais informações: http://erc.europa.eu  . (Fonte: Agência FAPESP)

 

3 – Curso de Administração de Resíduos Sólidos Industriais

Acontece no Ietec em Belo Horizonte, nos dias 29 e 30 de outubro de 2009, o curso Administração de Resíduos Sólidos Industriais que irá tratar das informações essenciais para a gestão dos resíduos industriais. O curso tem também como objetivo desenvolver junto com os participantes uma estratégia de Gestão Ambiental. As aulas acontecem das 08h30 às 17h30. Mais informações no site www.ietec.com.br/hp2/site/ietec/cursos/detalhes/218 , pelo e-mail cursos@ietec.com.br  ou pelos telefones 31.3223.6251 e 31.3116.1000. O Ietec está localizado na rua Tomé de Souza, 1065 – Funcionários.

 

4 – Blog Flora Original

 

O blog Flora Original possui uma lista de livros disponíveis gratuitamente na rede com conteúdos relevantes para quem atua ou tem interesse em atuar na área de Meio Ambiente. Com temas como Conservação da Biodiversidade, Bioma Mata Atlântica, Desenvolvimento Sustentável, Políticas Públicas Ambientais e muito mais. Acesse www.floraoriginal.blogspot.com  e confira!

 

5 – Download de Cartilhas de Educação Ambiental

Para subsidiar as ações de Educação Ambiental, a Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Pernambuco produz material de apoio didático e informativo, como folders, livretos, cartazes e cartilhas. Dessa forma, uma série de temas e material de pesquisa – dos mais variados – é oferecida para que sirvam de instrumento de Educação Ambiental. A série de publicações do personagem Joca (sobre meio ambiente, água, ar, lixo, etc) estão disponibilizadas gratuitamente para download.  Para ter acesso as Cartilhas de Educação Ambiental, clique no link: http://migre.me/7oKW .