68 Informativo – Eventos

8 – Curso Análise de Dados Espaciais em Macroecologia Ambiental

9 – Rede Brasileira de Jardins Botânicos

1 – XLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia

O XLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia será realizado no período de 03 a 07 de agosto de 2009, no Windsor Barra Hotel, situado na Avenida Sernambetiba, 2630, na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Fitopatologia – SBF (www.sbfito.com.br) e tem este ano o seguinte tema: “Fitopatologia: Ciência, Evolução e Perspectivas na era Biotecnológica”. Maiores informações no site oficial do evento: www.fito2009.com .

2 – VI Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel

O Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, promovido pela Universidade Federal de Lavras, irá acontecer de 24 a 28 de agosto de 2009 em Montes Claros (MG). O evento contará com apresentação de trabalhos científicos, palestras e oficinas. Terão descontos as inscrições feitas até o dia 31 de julho de 2009. Maiores informações no site oficial do congresso: http://oleo.ufla.br .

3 – III Simpósio de Neurociências da UFMG

Nos dias 18 e 19 de setembro de 2009 será realizado o III Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da Universidade Federal de Minas Gerais: Interdisciplinaridades nas Neurociências. Cada vez mais tem-se verificado a importância de uma formação multidisciplinar e o desenvolvimento de projetos de pesquisa integrados para atender os novos desafios que surgem no campo básico da neurobiologia e, também, nas áreas da neuropsicologia, psiquiatria e neurologia. Esse evento será vinculado à cursos pré-simpósios, em diferentes sub-áreas das neurociências, que serão oferecidos entre os dias 14 e 17 de setembro de 2009. O dia 10 de agosto de 2009 é a a data limite para submissão de resumos e também para as inscrições com desconto. Maiores informações pelo site oficial do evento: www.ufmg.br/3simposioneurociencias .

4 – XXX ENEB

Este ano acontecerá a 30° edição do Encontro Nacional dos Estudantes de Biologia no campus da Universidade Estadual de Londrina – PR, de 26 de julho à 1° de agosto. O ENEB acontece desde a década de 80 e é um importante espaço de organização e articulação do Movimento Estudantil da Biologia (MEBio). Este ano a temática central do Encontro será os transgênicos na alimentação. Maiores informações pelo site oficial do evento: www.enebio.org/eneb2009/index.php .

5 – XXI EBRA

O XXI Encontro Brasileiro de Malacologia irá ser realizado no Rio de Janeiro, de 19 a 24 de julho de 2009. O evento contará com mini-cursos, exposições, palestras e mesas redondas. Maiores informações no site:  www.sbma.uerj.br .

6 – 1ª Reunião Brasileira de Citogenética – RBC

A 1ª Reunião Brasileira de Citogenética (RBC) será realizada de 29 a 30 de setembro de 2009, imediatamente antes do 55º Congresso Brasileiro de Genética, no Centro de Convenções do Hotel Monte Real Resort, na cidade de Águas de Lindóia-SP, como um evento Satélite. A 1ª RBC contará com mesas redondas, conferências e um mini-curso. As inscrições com desconto vão até o dia 20 de julho, a mesma data limite para o envio de resumos. Maiores informações no site: www.sbg.org.br/55CBG/Citogenetica/index.html .

7 – Curso de Capacitação em Consultoria Ambiental

A GS Educacional (www.gseducacionalbh.com.br) está com as inscrições abertas para o curso de Capacitação em Consultoria Ambiental. As aulas serão ministradas na sede da empresa (Av. Contorno 6594, 17º andar – Lourdes, Belo Horizonte/MG), quinzenalmente aos sábados. O curso começará no dia 15 de agosto e durará 07 meses. Registrados no CRBio-04 possuem 3% de desconto no valor total do curso. Maiores informações através do link: www.gseducacionalbh.com.br/ambiental.html .

8 – Curso Análise de Dados Espaciais em Macroecologia Ambiental

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, está oferecendo o curso de análise de dados espaciais em macroecologia, no período de 27 a 31 de julho de 2009, com o objetivo de capacitar profissionais e estudantes no uso do programa SAM – Análise Espacial em Macroecologia, desenvolvido como um pacote de ferramentas estatísticas para análise espacial com aplicações em macroecologia, biogeografia e ecologia geográfica. As aulas serão ministradas em Brasília. As inscrições estão abertas até o dia 19 de julho de 2009. Maiores informações podem ser obtidas com Joaquim Dias Nogueira pelo telefone: (61) 3448-4783 ou pelo e-mail: catcurso@cenargen.embrapa.br . A ficha de inscrição e o edital do curso podem ser acessados na página da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, pelo endereço: www.cenargen.embrapa.br/cursos.html .

9 – Rede Brasileira de Jardins Botânicos

A Rede Brasileira de Jardins Botânicos é uma sociedade civil sem fins lucrativos, cujos principais objetivos são: promover a cooperação entre jardins botânicos e instituições congêneres; estimular o estudo da botânica e a conservação da biodiversidade; apoiar a criação e desenvolvimento de novos jardins botânicos. A Rede conta atualmente com 34 jardins botânicos, encontra-se aberta à filiação de novos membros e possui um site na internet, que conta com notícias, publicações e diversas informações. Para visualizar o site, clique no link: www.rbjb.org.br .