54 Informativo – Eventos

6 – Curso de Especialização de Recursos Hídricos

7 – Doutorado Bioinformática UFMG

1 – 30º Congresso Brasileiro de Espeleologia

O 30º Congresso Brasileiro de Espeleologia (30º CBE) se realizará entre os dias 09 e 12 de julho de 2009, na cidade de Montes Claros, norte do estado de Minas Gerais, tendo este ano o seguinte tema: “A Difusão da Ciência Espeleológica: alcançando o reconhecimento global pelas ações locais”. O evento nesta edição conta com a organização do Espeleogrupo Peter Lund (EPL) e do Grupo Universitário de Estudos Científicos e Espeleológicos (GRUCAV), além do apoio dos grupos de espeleologia da região. Para maiores informações, acesse o site oficial do evento: www.sbe.com.br/30cbe.asp .

2 – VI Congresso de Meio Ambiente da AUGM

O Brasil irá sediar este ano o VI Congresso de Meio Ambiente da AUGM, tendo sido definida a Universidade Federal de São Carlos para este encargo. O evento irá acontecer de 05 a 09 de outubro de 2009 em São Carlos. A Associação de Universidades Grupo de Montevidéu – AUGM foi fundada em Montevidéu em nove de agosto de 1991, tendo por objetivos contribuir para o fortalecimento e consolidação de uma massa crítica de recursos humanos de alto nível. O congresso terá como atividades principais cinco palestras, quatro mesas-redondas, três sessões de apresentação de trabalhos  cinco sessões principais de apresentação de trabalhos na forma oral. Terão descontos as inscrições feitas até o dia 31 de agosto de 2009. O prazo para envio de trabalhos vai até o dia 30 de junho de 2009. Maiores informações pelo site: www.ambiente-augm.ufscar.br .

3 – I Simpósio em Genética e Evolução da UFRJ

No ano em que um dos trabalhos mais notáveis da Biologia completa 150 anos (Teoria da Evolução), ocorrerá o I Simpósio em Genética e Evolução da UFRJ. O evento será realizado de 05 a 08 de outubro de 2009, no Auditório do CETEM (Centro de Tecnologia Mineral), que fica na Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Terão descontos especiais as inscrições feitas até o dia 31 de julho. Maiores informações no site oficial do evento: www.evolufrj.org .

4 – 4º Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais

O CNPq, a Univali e a UFMT (com o apoio do Ministério da Saúde) irão promover, de 31 de agosto a 1º de setembro de 2009, o 4º Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais. O evento irá ser realizado em Cuiabá (MT), no Hotel Fazenda Mato Grosso. Terão descontos as inscrições feitas até o dia 30 de julho. A data limite para o envio de trabalhos vai até o dia 20 de julho. Maiores informações pelo telefone (65) 3615-8862 e pelo site www.ivsimposiodeplantas.com.br .

5 – XXVII Encontro Anual de Etologia e I Simpósio Latino-Americano de Etologia

A Sociedade de Brasileira de Etologia realizará o XXVII Encontro Anual de Etologia (XXVII EAE), de 12 a 15 de novembro de 2009, na cidade de Bonito, Mato Grosso do Sul. O tema central do evento este ano será “Evolução e Comportamento Animal”. O Encontro contará com palestras, mesas-redondas e minicursos. O evento pela primeira vez assume âmbito internacional com a primeira edição do Simpósio Latino-Americano de Etologia. Terão descontos as inscrições feitas até 15 de setembro. Maiores informações no site oficial do Encontro: www.xxviieae.com.br .

6 – Curso de Especialização de Recursos Hídricos

O Instituto de Ciências Biológicas da UFMG está com as inscrições abertas para o curso de especialização em gerenciamento municipal de recursos hídricos. As inscrições devem ser feitas presencialmente nos postos da FUNDEP (UFMG – Campus Pampulha e Conservatório UFMG) ou via correio até o dia 03 de julho de 2009. A seleção dos alunos será feita entre os dias 07 a 09 de julho e 14 a 16 de julho. As aulas serão ministradas nos meses de agosto a dezembro de 2009. Maiores informações pelo link: http://migre.me/2LVl .

7 – Doutorado Bioinformática UFMG

Até o dia 17 de julho de 2009, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao Doutorado em Bioinformática da UFMG. Serão oferecidas 08 vagas para ingresso no 2º semestre de 2009. As inscrições serão feitas online através do site www.pgbioinfo.icb.ufmg.br e os documentos deverão ser enviados pelo serviço de correios, via SEDEX, com data limite de postagem até 10 de julho de 2009, ou entregues, até o último dia da inscrição, na Secretaria do Programa, situada no Bloco K, quarto andar, sala 163, do prédio do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, no Campus da Pampulha, Av. Presidente Antônio Carlos, 6627, CEP 31270-901 – Belo Horizonte/MG, de 2a a 6a feira, exceto em feriados, no horário de 9h às 12h e de 14h às 17h. Maiores informações pelo telefone (31) 3409-2554, pelo e-mail bioinfo@icb.ufmg.br e pelo link: http://migre.me/2qg5 .